Terrytoons - Estúdio de Animação


 

   

 

Terrytoons foi um estúdio de animação norte-americana fundada por Paul Terry, um grande cartunista, roteirista, diretor e produtor que trabalhou ativamente entre 1915 a 1960. Paul nasceu no dia 19 de fevereiro de 1887, em San Mateo, Califórnia e criado em San Francisco. Iniciou sua carreira em 1904, trabalhando como fotógrafo e desenhista para os jornais San Francisco Bulletin e San Francisco Call-Examiner. Pouco tempo depois se transferiu para a New York Press, um jornal de Nova Iorque.

 

 

Depois produziu várias curtas metragens em desenhos animados entre 1914 até 1920, quando criou juntamente como Amadee J. Van Beuren a produtora Fables Studios. Juntos produziram vários desenhos, inclusive as novas produções de "Farmer Al Falfa", até 1929, quando os dois se desentenderam e Paul Terry saiu da sociedade e fundou a sua própria produtora, a Terrytoons.

 

 

O estúdio Terrytoons começou modestamente e também ficou bastante conhecido como uma dos piores estúdios do mercado de animação devido à baixa qualidade de sua produção, agravada principalmente a inflexibilidade de Terry, que obrigava o estúdio a produzir cerca de um desenho animado por semana, independentemente da relação custo e qualidade dos mesmos.

 

   

 

Mas por outro lado, a Terrytoons foi aos poucos se adaptando as novas tendências e tecnologias, como a utilização do som por volta de 1930 e a utilização do Technicolor por volta de 1942. Apesar da má fama da Terrytoons chegou a ser indicada por três ocasiões ao Oscar como melhor curta metragem como: “All out for V” (1942), “My Boy, Johnny” (1944) e “Sidney´s Family Tree” em 1958.

 

 

Em 1955, Paul Terry vendeu a Terrytoons e os trabalhos para a CBS e a 20th Century Fox  que continuaram a distribuição dos trabalhos do estúdio. No ano seguinte ao da compra, a CBS baixou novas ordens à direção de Gene Deitch, que passou a trabalhar com orçamentos ainda menores. Seus trabalhos mais notáveis deste novo estúdio foram os segmentos animados de "Tom Terrific" que passaram a ser apresentador na televisão dentro do programa "Captain Kangaroo". Além disso, foram introduzidos novos personagens como "Sick Sick Sidney", "John Doormat" e "Clint Clobber".

 

 

Gene Deitch trouxe muita criatividade e vida a Terrytoons, mas neste novo estúdio nunca chegou a intergrar-se integralmente e tempo depois acabou sendo despedido em 1958 e Bill Weiss assumiu o controle do estúdio e passou a supervisionar as novas produções e outras que estavam na "prateleira" voltaram novamente a ser ativadas. Fora isso o estúdio começou a produzir a série "Deputy Dawg" para a televisão em 1960.

 

 

 

Na realidade a pessoa de maior talento dentro da Terrytoons na década de 60 foi o animador, diretor e produtor Ralph Bakshi, que chegou ao estúdio uma década antes. As produções sob os cuidados de Bakshi se estenderam até 1966, quando o estúdio começou a declinar e finalmente encerrou suas atividades em 1968. Os filmes que se seguiram foram re-estreadas nos cinemas através da 20th Century Fox.

 

 

Para a sorte do estúdio, as curtas metragens tiveram grande êxito na televisão, onde tiveram boas respostas em diversas ocasiões. Os desenhos animados da Terrytoons foram apresentados pelas redes de televisão durante quase três décadas, ou seja, entre 1950 a 1980, até que os seus direitos foram comprados pela USA Network em 1989 e desde então praticamente não foram mais vistos.

 

 

No final dos anos 70, a Filmation Studios licenciou os direitos para produzir a nova série de "Mighty Mouse" e em 1987, Ralph Bakshi produziu "The New Adventures of Mighty Mouse" que durou duas temporadas. Bakshi e John Kricfalusi animaram baseando-se no estilo dos desenhos de Jim Tyer, que foi um dos animadores originais da Terrytoons, com uma forma absolutamente louca e única de animar os personagens e que influências demasiadamente a série de Bakshi.

 

 

Em 2002, os personagens da Terrytoons regressaram novamente a televisão como parte de um anúncio publicitário e atualmente são produzidas novas longas metragens originais da Terrytoons através da Paramount e são apresentados pela televisão a cabo Nickelodeon.

 

Vídeo

 

 Fontes:

Este texto é uma livre releitura de artigos encontrados em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Terrytoons

http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Terry_(cartoonist)

http://es.wikipedia.org/wiki/Paul_Terry

http://es.wikipedia.org/wiki/Terrytoons

Fotos - Internet

 

Retornar/Artigos