Toei Animation Co. Ltd. - O maior estúdio de anime do planeta


 

 

 

A Toei Animation Co. Ltd. é um estúdio de animação japonesa, subsidiária da Toei Co., Ltd. que por muito tempo foi chamada pelos japoneses como Toei Doga ou Toei Doga Kabushiki-gaisha, até por volta de 1998. Inicialmente o estúdio não pertencia a grupo Toei e foi fundada em 1949 com o nome de Japan Animated Films e somente em 1956, ela foi comprada e incorporada ao grupo com o seu nome atual.

 

 

Com o passar dos anos, o estúdio se tornou um importante centro de produção, de inúmeras séries de televisão e filmes, adaptações de diversos mangás, de renomados autores, para os animes e que se tornaram famosos no mundo inteiro. Além da Toei Animation, o grupo Toei é acionista de uma rede de televisão a cabo chamada Animax, além de outros estúdios de animes famosos e empreendimentos de produção como a Sunrise, TMS Entertainment e Nihon Ad System Inc..

 

 

A Toei Animation também foi a responsável pela produção e adaptação de diversos trabalhos, de renomados artistas, das histórias em quadrinhos japonês (mangá), para o anime como os de Go Nagai, Akira Toriyama, Shotaro Ishimori, entre outros, além disso, ela é diretamente responsável pela popularização dos gêneros conhecidos como as "garotas mágicas" e os "Super Robot".

 

 

Entre seus trabalhos mais importantes constam as primeiras séries em anime de "Mahoutsukai Sally" e "Go Nagai´s Mazinger Z", que foram adaptados dos mangás para o anime e consideradas como os precursores do gênero "Super Robot".

 

 

Além das séries produzidas para o mercado interno japonês, a Toei Animation também realizou e realiza trabalhos de animações para diversas outras companhias. A partir dos anos oitenta a Toei Animation passou a realizar trabalhos de animação para conhecidos estúdios norte-americanos como a Marvel Productions, Sunbow Productions, Rankin/Bass, Hanna-Barbera e Murakami-Wolf/Swenson, Inc., entre muitos outros.

 

 

Entre as séries conhecidas produzidas pela Toei Animation estão: "Muppet Babies", "Teenage Mutant Ninja Turtles", "Adventures of the American Rabbit", "Dungeons & Dragons", "Defenders of the Earth", "My Little Pony", "Jem", "Transformers" e "G.I. Joe: A Real American Hero". Estas séries foram produzidas pela Toei Animation espalhadas pelo Japão, Coréia do Sul, Taiwan, Malásia e em outros países, devido ao custo de mão-de-obra serem mais baratos e compensadores.

 

 

As criações da Toei Animation tem recebido diversos prêmios internacionais, entre eles a Animage Anime Grand Prix com as obras "Galaxy Express" em 1981, "Saint Seya" em 1987 e "Sailor Moon" em 1992.

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

 http://www.toei-anim.co.jp/

http://www.toeiphil.com/

http://www.animax.co.jp/about/company.html

http://www.toei-anim.com/

 

Retornar/Artigos