Walter Lantz - O Criador do Personagem Pica-Pau


 

 

Walter Lantz ou Walter Benjamin Lanza, nasceu no dia 27 de abril de 1899, em New Rochelle, Estados Unidos, filho de Francesco Paolo Lanza e Maria Gervasi, um casal de imigrantes italianos da cidade de Calitri, na Itália. Desde muito cedo o garoto Walter mostrava seus primeiros sinais de que seria um grande desenhista e em vista disso, seus pais resolveram matriculá-lo em aulas de desenhos aos doze anos de idade.

 

 

Mas apesar disso, seu primeiro emprego foi como mecânico, onde ele adorava colocar pelas paredes os seus desenhos, até que um dia um dos clientes da oficina, reparou e gostou dos desenhos de Walter na garagem. Conseguiu para ele um novo trabalho na New York American, enquanto estudava na New York City´s Art Studentes League, após o término de seu trabalho na empresa.

 

 

Aos poucos foi galgando cargos dentro da empresa e em pouco tempo já trabalhava atrás das câmeras no departamento de animação, o que fez com que pouco tempo depois ele arranjasse um emprego na John R. Bray Studios, em Nova Iorque, onde começou a trabalhar para a série “Colonel Heeza Liar”.

 

 

Já em 1924, Lantz já tinha um grande destaque como desenhista, dirigia, animava e também protagonizava a sua primeira série de desenhos animados chamado “Dinky Doodle”. Três anos depois se muda para Hollywood e vai trabalhar com o famoso diretor Frank Capra e com o escritor de comédias Mack Sennett.

 

 

Um ano depois, 1928, Lant foi contratado por Charles B. Mintz para a direção da série animada “Oswald the Lucky Rabbit” para a Universal Pictures, mas no princípio deste mesmo ano, Mintz e seu George Winkler resolvem vender o personagem, o que irritou profundamente o presidente da Universal, Carl Laemmle e acaba despedindo todos da companhia. 

 

 

Lantz então passa a produzir a série por conta própria e resolve iniciar o seu trabalho em seu estúdio, com a ajuda do animador Bill Nolan para a criação das séries e em setembro de 1929, Lantz consegue finalmente fazer aquele que seria o seu primeiro desenho animado que foi chamado de “Race Riot”.

 

 

Assim, Lantz continuou a trabalhar como um produtor independente, mas também co-produzindo outros desenhos animados para a Universal Pictures, algumas delas com a marca Castle Films e por volta de 1940 passa a negociar sobre os direitos dos personagens criados por ele. Entre 1939 a 1949, Lantz realizou para a Universal um desenho animado que narrava as aventuras de Andy Panda.

 

 

Em 1940, Lantz se casa com Grace Stafford e na sua lua de mel, dizem que havia um pica-pau fazendo um tremendo barulho perfurando algumas madeiras do telhado e então ela sugeriu criar um personagem, infernal como aquele, para os seus desenhos. Verdade ou mentira, Lantz fez a aparição do Pica-Pau, fazendo um papel coadjuvante para as brincadeiras com Andy Pandy e apareceu pela primeira vez no episódio chamado “Knock Knock”, mas na época o personagem parecia não ter muito futuro.

 

 

Aos poucos o personagem foi ganhando mais destaque, mas o personagem só teve a sua grande chance em 1957, quando ele apareceu pela primeira vez conduzindo seu próprio espetáculo chamado “The Woody Woodpecker Show”. O personagem virou um tremendo de um sucesso, que Lantz chegou a receber uma indicação ao Oscar com a canção “The Woody Woodpecker Song”.

 

 

Walter Lantz continuou as produções dos desenhos animados até 1972, quando teve de fechar o estúdio, mesmo assim continuou trabalhando com seus personagens, principalmente o Pica-Pau. Em 1982, Lantz doou dezessete desses materiais ao Museu Nacional de História dos Estados Unidos, juntamente com um modelo esculpido em madeira que foi utilizado na estréia dos desenhos do Pica-Pau em 1941.

 

 

Além de Andy Panda e o Pica-Pau, Lantz criou outros desenhos que também se tornaram famosos como o Coelho Osvaldo, Picolino e o Inpetor Willoughby, entre outros. Walter Lantz morreu em 22 de março de 1994, em Burbank, Califórnia, Estados Unidos, de insuficiência cardíaca, aos 95 anos de idade.

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

http://en.wikipedia.org/wiki/Andy_Panda

http://es.wikipedia.org/wiki/Walter_Lantz

http://lantz.goldenagecartoons.com/profiles/woody/

http://www.toontracker.com/woody/woody/htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Woody_Woodpecker

http://www.toonopedia.com/woody.htm

 

Retornar/Artigos