tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Wendy Carlos - Walter Carlos - Músico - Parte 1


 

 

Wendy Carlos nasceu como Walter Carlos em Rhode Island, Estados Unidos, no dia 14 de novembro de 1939 e se tornou um dos primeiros compositores e musicista de música eletrônica nos Estados Unidos e também um dos primeiros a utilizar o sintetizador no mundo.

 

 

Sua educação musical começou aos seis anos de idade com o piano e também exibia talento para artes gráficas, assim como também na ciência. Era um garoto prodígio que rapidamente conseguiu uma bolsa de estudos na Westinghouse Science Fair.

 

 

Depois de fazer vários estudos em diversas músicas não convencionais e também estudar física na Universidade de Brown, ele ganhou um mestrado em composição musical na Universidade de Columbia. Lá estudou com músicos renomados como Otto Luening e Vladimir Ussachevsky no pioneiro centro de música eletrônica dos Estados Unidos.

 

 

Depois de ser formar arranjou emprego como engenheiro de gravação e foi nesta época que conheceu e tornou-se amigo pessoal de Robert Moog, o criador dos primeiros sintetizadores eletrônicos, e considerado como o “Pai do Sintetizador”. Os primeiros sintetizadores projetados por Robert Moog foram apresentados em 1962.

 

 

O primeiro comprador do novo instrumento foi Alvin Nikolais, um famoso coreógrafo e o segundo foi Eric Siday, um compositor de comerciais de televisão, mas foi graças a Wendy Carlos que Robert Moog pode aperfeiçoá-lo ainda melhor com o fornecimento de considerações sobre o produto, ocasionando um maior desenvolvimento para as novas versões dos sintetizadores Moog.

 

 

Por volta de 1966, conheceu Rachel Elkind e através de sua colaboração como produtora conseguiu gravar os seus primeiros álbuns. Mas, as primeiras músicas de Wendy foram gravadas num LP denominado “Eletronic Music” de 1965, onde foram incluídas duas composições dele. Um diálogo para Piano e dois Loudspeaker com Phillip Ramey e uma variação de piano e flauta com o flautista John Heiss.

 

 

Três anos mais tarde surgiu o primeiro LP “Switched-On Back” de 1968, que se converteu rapidamente como o álbum clássico mais vendido de todos os tempos e um dos primeiros a conseguir o disco de platina, um feito quase que inédito até então. Neste álbum Carlos demonstra claramente o que o sintetizar Moog é capaz de fazer. Foi um disco muito difícil de ser gravado devido à tecnologia da época, mas conseguiu inegavelmente um belo resultado.

 

 

Wendy Carlos desempenhou um papel fundamental para a popularização da música clássica realizada através dos novíssimos sintetizadores eletrônicos, que até então era relegada a apenas música experimental e “pop” e também promoveu um aumento significativo no interesse da música via eletrônica de maneira geral e divulgação do sintetizar Moog, em particular.

 

 

Pouco tempo depois em 1969, gravou uma seqüência adicional com o sintetizador com músicas barrocas, um álbum denominado “The Well Tempered Synthesizer”, composto por uma seleção de obras de Monteverdi, Domenico Scarlatt e Handel, assim como de Bach. Todas as músicas foram compostas através de sintetizador modular Moog e gravado em 8 trilhas Ampex usando vários recursos, isso bem antes do surgimento dos seqüenciadores MIDI, num processo exaustivo e trabalhoso.

 

 

Em 1972, gravou o álbum duplo “Sonic Seasonings”, com um lado dedicado a cada uma das quatro estações, e cada lado consistindo de uma única faixa longa. O disco não se tornou tão popular quanto as anteriores, mas foi de grande influência para diversos outros artistas para a criação da chamada música ambiente.

 

 

Neste mesmo ano, Wendy foi convidado para compor todas as músicas do filme “A Clockwork Orange” pelo diretor Stanley Kubrick. Apesar dele trabalhar durante a produção do filme, muita coisa não foi aproveitada, assim como a trilha sonora do filme também omitiu grande parte do trabalho de Carlos.

 

 

Ainda em 1972, Wendy se submeteu a operação de troca de sexo e se tornou uma mulher transexual e a partir de então mudou seu nome de Walter Carlos para Wendy Carlos, mas suas primeiras seis gravações foram gravadas e publicadas ainda com o nome de Walter Carlos. Somente a partir da gravação em 1979 que ele começou a utilizar o nome de Wendy Carlos artisticamente.

 

 

Sua primeira aparição em público após a mudança de sexo aconteceu também em 1979 numa entrevista em maio deste mesmo ano para a revista Playboy. Mais tarde ela se arrependeu devido a publicidade negativa que isso acabou trazendo para sua vida pessoal.

 

 

Mais tarde em 1998, WendyCarlos travou uma batalha judicial com o músico britânico Momus por uma canção satírica incluído em seu álbum “The Little Red Songbook”, onde sugeria que se Wendy pudesse voltar atrás no tempo casaria consigo própria no tempo que era homem. Depois Momus retirou a canção do álbum.

 

 

Em 1973, uma nova edição foi editada de “A Clockwork Orange” incluindo somente o temas realizadas por Carlos, incluindo algumas obras próprias, bem como arranjos instrumentais de Beethoven, Rossini e Purcell. Nesta gravação foi empregado um codificador vocal chamado Vocoder, para a obtenção de sons eletrônicos com qualidade vocal.

 

Vídeo

 

Partes:  01   |   02   |   Artigos

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net