Willian Hanna - Um dos gênios criadores da HB Productions


 

 

William Hanna ou William Denby "Bill" Hanna nasceu no dia 14 de julho de 1910, em Melrose, Novo Mexico, filho de William J. Hanna, de origem irlandesa e Avice Hanna. Durante sua juventude, entre 1925 a 1928, estudou engenharia na faculdade Compton High School, mas sua paixão e talento para o desenho fizeram ele se aventurar na realização de desenhos animados.

 

 

Hanna teve sua chance em 1932, quando descobriu que a Leon Schlesinger Productions, que produzia os desenhos para a Warner Bros estava contratando pessoal. Com seu talento natural para o desenho não foi difícil ele ser aceito pela a vaga e logo passou a encabeçar o departamento de desenho. Ele permaneceu na companhia até em 1933, quando Hugh Harman e Rudolf Ising deixaram o estúdio de Schlesinger para produzirem desenhos de maneira independente para a Metro-Goldwyn-Mayer. Vendo nisso uma grande oportunidade de trabalho, Hanna foi trabalhar com os dois.

 

 

Em 1936, Hanna dirigiu o seu primeiro curta metragem animado chamado "To Spring" (A Primavera). No ano seguinte, em 1937, a Metro-Goldwyn-Mayer resolveu criar o seu próprio departamento de animação e deixaram de negociar com Harman-Ising. Hanna deixou a empresa e se juntou a MGM como diretor principal das séries de curta metragens para o cinema, tais como "The Captain and the Kids". Nesse mesmo ano chegava a empresa Joseph Barbera e em 1939 os dois começaram a trabalhar juntos e criar um laço de amizade muito forte entre os dois.

 

 

A primeira produção em que Hanna e Barbera trabalharam juntos foi em "Puss Gets the Boot", que foi realizada em 1940 e acabou sendo indicada ao Oscar como o Melhor Curta Metragem de Animação daquele ano, além disso apresentaram os seus personagens mais famosos, Tom e Jerry.

 

 

Após o fechamento do departamento de animação da MGM, Hanna resolveu abrir a companhia Shield Production, juntamente com Jay Ward, mas a empresa fechou em pouco tempo. Depois disso resolveu juntamente com seu amigo Joseph Barbera fundar a produtora H-B EnterprisesProductions para produzir o desenho animado "The Ruff and Reddy Show" para a televisão. Em 1959 a H-B passou a se chamar Hanna-Barbera Productions.

 

 

Com o decorrer do tempo, o estúdio Hanna-Barbera se converteu numa das mais importantes companhias produtoras de desenhos animados para a televisão, criando uma série de personagens e animações que ficaram famosas no mundo inteiro. Desde 1967 a Hanna-Barbera Productions passou a ser subsidiária da Taft Broadcasting Company, que depois passou a se chamar Great American Communications.

 

 

Em 1991 a Hanna-Barbera foi vendida a Turner Broadcasting, mas apesar disso Hanna e Barbera continuaram trabalhando na empresa como assessores e participando periodicamente de novos programas e colaborando para novos curtas metragens animadas como "Hard Luck Duck" em 1995 e "Wind-p Wolf" em 1996, praticamente o último trabalho da dupla. William Hanna morreu em North Hollywood, aos 90 anos de idade, em 22 de março de 2001, de um câncer na garganta. Ele foi enterrado no cemitério Ascension Cemetery, em Lake Forest, Califórnia.

 

Vídeo

 

Este artigo foi retirado de:

http://es.wikipedia.org/wiki/William_Hanna

Fotos - Internet

 

Retornar/Artigos