5

 



 

tvsinopse.

kinghost.net

 







 

 


Xu Wei - Caligrafo - Poeta - Dramaturgo - Pintor - China - 1521-1593


 

 

Xu Wei foi um grande poeta, calígrafo, escritor e um grande pintor chinês da chamada Dinastia Ming, também conhecida por Grande Império Ming, período esse que durou na China entre os anos de 1368 até 1644. Também foi um destacado dramaturgo por sua expressividade artística e revolucionária para a sua época e como pintor influenciou e inspirou diversos artistas posteriores como Bada Shanren (1626-1705), assim como os mestres mais modernos, entre eles Changshuo Wu (1844-1927) e Qi Baishi (1864-1957).

 

 

Wei também pode ser considerado como mestre fundador da moderna escola de pintura na China e sua influência continua até os dias atuais, mas apesar de tamanha imaginação criadora e capacidade artística, em seu tempo foi considerado como um doente mental, levou uma vida totalmente conturbado por diversos acontecimentos, acabando sua vida na completa miséria após assassinar a sua terceira esposa e de suas diversas tentativas de suicídio.

 

 

Xu Wei nasceu em 1521, em Shanyin, atualmente a cidade de Shaoxing, na província de Zhejiang e foi criado pela sua mãe que era solteira, e que morreu quando ele tinha 14 anos de idade. Ainda quando adolescente ele modelou um ensaio sobre um outro ensaio antigo clássico do filósofo Yang Xiong, que fora um grande estudioso pertencente a dinastia Han ocidental, nascido por volta de 53 A.C.

 

 

Ao longo de sua vida passou a ser conhecido como uma criança prodígio, depois de louco, também por bêbado e finalmente reconhecido como um grande artista já muiito próximo à sua morte. Aos 21 anos de idade casou-se pela primeira vez com Pan-shi que acabou por falecer cinco anos depois. Pouco tempo antes de seu casamento, Xu também passou num concurso realizado no condado, mas nunca conseguiu se tornar um funcionário público, mesmo que ele tentado em oito ocasiões.

 

 

 

 

Ao invés disso acabou sendo contratado pelo General Hu Zongxian, que era o Comandante Supremo da Defesa Costeira Chinesa e lutou contra os piratas japoneses e provavelmente devido a esta função exercida por ele também se tornou um grande conhecedor de estratégias militares que ele abordou em seus diversos escritos.

 

     

 

Mais tarde, o general Hu acabou sendo preso e com isso acabou perdendo sua posição e por esse tempo, talvez temendo que fosse também punido por ser um funcionário do general, começou a ficar perturbado mentalmente, e durante essa época tentou cometer suicídio por nove vezes.

 

 

Também por esse tempo Xu Wei estava casado com a sua terceira esposa Zhang-shi, e estando totalmente num estado paranoico e acreditando que sua esposa estava tendo um caso extraconjugal acabou matando-a com diversas facadas. Por esse crime Xu Wei foi condenado e permaneceu preso por sete longos anos, até que seu amigo Zhang Yuanbian da Academia Imperial Hanlin conseguiu sua liberdade.

 

    

 

Muitos autores acreditam que Xu Wei na realidade sofria de transtorno bipolar, uma psicose maníaco-depressiva, mas que por aquela época a doença não era conhecida na China e então tratado como simplesmente um louco, um débil mental. Diversos autores fazem um paralelo entre a sua experiência de vida que se assemelha muito ao do pintor Van Gogh.

 

    

 

Ao sair da prisão continuou sua carreira como pintor, mas nunca conseguiu sucesso financeiro, apesar de seus quadros atualmente serem consideradas de um valor inestimável. Em suas pinturas ele acentuou em largas e dramáticas pinceladas de tinta, e de forma dinâmica todo seu sentimento em relação à arte, e utilizando as linhas superficiais sugerindo um confronto emocional entre o artista e seus materiais.

 

    

 

Ele era extremamente impaciente e ao mesmo tempo incansável com seus trabalhos chegando a alcançar um elevado nível nas mais variadas áreas em que atuou. Apesar de viver os últimos anos de sua vida na miséria, era um homem orgulhoso e nada convencional e geralmente recusava a receber os funcionários ricos ou do governo que vinham para visitá-lo e apreciar as suas obras.

 

 

Xu Wei morreu em 1593, aos 72 anos de idade em sua casa em Qianguam em Shanyin. Seus parentes próximos o sepultaram na Montanha Jiangpo, a aproximadamente 7,5 km a sudoeste da cidade de sua casa, atualmente o local é considerado como relíquia cultural sob a proteção do governo da Cidade de Shaoxing.

 

    

 

Além de pintor, Xu Wei foi um notável dramaturgo e apesar de sua vida com suas mulheres não ser das mais admiráveis e conturbadas, Xu é considerado por muitos autores contemporâneos como sendo um grande defensor dos direitos da mulher já por aquela época, uma coisa tremendamente rara naqueles tempos.

 

     

 

Ele também é considerado um grande poeta dentro do estilo shi e em suas obras completas, contendo 30 capítulos, também contem um comentário de outro poeta muito famoso de sua época chamado Yan Hongdao, que viveu entre 1568 a 1610, e que também foi um poeta que foi muito influenciado pelos escritos de Xu.

 

    

 

Atualmente os trabalhos de Xu estão disponíveis nas "Coletâneas dos Trabalhos de Xu Wei", nos "Manuscritos Xu Wei" e na "Caligrafia de Xu Wei". Também a editora Zonghua Publishing House tem reunidos todas as obras dele e publicadas através das "Obras Completas de Xu Wei".

 

Vídeo

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.britannica.com/EBchecked/topic/273997/Xu-Wei

http://www.chinaonlinemuseum.com/painting-xu-wei.php

http://nascidaemversos.blogspot.com/2012/alem-da-arte-xu-wei.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Xu_Wei

http://www.shaoxing.gov.cn/en/0307/10361.htm

 

Retornar/Artigos

 

 


 

 



 

tvsinopse.

kinghost.net