tvsinopse.

kinghost.net

 







 


The Yardbirds - Banda de Rock Inglesa


 

 

The Yardbirds é uma banda de rock inglesa que surgiu em meados dos anos 60 e originalmente foi chamado de Metropolitan Blues Quartet, em 1963, nos subúrbios de Londres, fora da Kingston Art School, primeiramente atuando como uma banda de apoio para Cyril Davies.

 

 

A formação original entre junho até outubro de 1963 contava com Keith Relf, Anthony “Top” Topham, Chris Dreja, Paul Samwell-Smith e Jim Mccarty. Em outubro o guitarrista Topham deixou o conjunto e em seu lugar entrou um outro guitarrista chamado Eric Clapton e esta formação permaneceu até por volta de fevereiro de 1965.

 

 

Em 1963, o empresário Giorgio Gomelsky assumiu o grupo como produtor e gestor e sob a sua orientação o grupo assinaram um contrato com EMI Columbia com o nome de The Yardbirds e em fevereiro de 1964, o primeiro álbum ao vivo, denominado “Five Live Yarbirds” foi gravado no lendário Marquee Club, em Londres. Depois o grupo convidou a lenda do blues, Sonny Boy Williamson II e fizeram uma turnê pela Inglaterra e Alemanha.

 

 

Nesta época o grupo já contava com sucessos como “I Wish You Would” e “Good Morning Little Schoolgirl” e Clapton, como um verdadeiro purista do blues na época, revoltado com os caminhos do grupo resolveu sair e aderir ao conjunto John Mayall & the Bluesbreakers.

 

Foto - Jeff Beck

 

Antes de sair, porém recomendou um jovem guitarrista de estúdio chamado Jimmy Page para substituí-lo, mas ele não aceitou e recomendou o seu amigo Jeff Beck para ocupar o lugar e em março de 1965 entrava Jeff Beck no grupo, introduzindo novos experimentos de feedback, distorção e outras que se encaixaram perfeitamente ao conjunto.

 

Foto - Jimmy Page

 

Ao final de 1965, The Yardbirds iniciou sua primeira turnê pelos Estados Unidos com um par de discos junto ao mercado norte-americano e em junho de 1966, Samwell-Smith resolveu deixar o grupo para trabalhar como produtor musical e desta forma Jimmy Page chegou ao conjunto em junho de 1966.

 

 

Pouco tempo depois no final de outubro de 1966, após uma turnê pelo Texas, Jeff Beck se desentendeu com o grupo e acabou sendo demitido e a partir de então o quinteto tornou-se um quarteto, com Jimmy Page assumindo a guitarra solo introduzindo a sua maneira de tocar e a utilização de um pedal wah-wah.

 

 

Em 1968, Keith Relf e Jim McCarty queriam, apesar de alguns fracassos, prosseguir com o estilo influenciado pelo folk e a música clássica, mas Jimmy Page tinha preferência pelo blues e rock psicodélico como as do Cream e do disco The Jimi Hendrix Experience. Nesta época Chris Dreja passou a desenvolver interesse pela fotografia e resolveu sair. Pouco tempo depois foi a vez de Relf e McCarty, que também resolveram deixar o grupo por diversas divergências.

 

 

Em setembro de 1968 aconteceu a nova formação do grupo com Jimmy Page na guitarra, Robert Plant no vocal, John Paul Jones no baixo e John Bonham na bateria, e se lançaram como The New Yardbirds, que assim permaneceu por pouco tempo. Em outubro deste mesmo ano nascia Led Zeppelin, motivada principalmente por uma briga por direitos do nome The Yardbirds.

 

Foto - Jim McCarty

 

Muitos anos se passaram até que na década de 90, Jim McCarty e Chris Dreja resolveram retomar com o The Yardbirds e assim em 1992, um trio foi formado com Chris Dreja na guitarra, Jim McCarty na bateria e vocal e Rod Demick no baixo e gaita. Não demorou muito e John Idan entrou no grupo voltando a ser novamente um quarteto e essa formação durou até o fim de 1993.

 

Foto recente - Chris Dreja

 

Depois disso o grupo passou por diversas formações com entradas e saídas de integrantes do conjunto e atualmente The Yardbirds tem desde 2009 a formação com Andy Mitchell como vocalista e guitarra; Ben King na guitarra; Chris Dreja como guitarrista e backing vocal; David Smale no baixo e Jim Mcarty fazendo backing vocals e tocando bateria.

 

 

Em 1992, The Yardbirds foi introduzida na calçada da fama do Rock and Roll Hall of Fame e quase todos os músicos originais sobreviventes, incluindo Jeff Beck e Jimmy Page, compareceram a cerimônia. Eric Clapton por motivos de trabalhos não pode comparecer e a esposa e filho do falecido Keith Relf também compareceram.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolha e clique sobre a música desejada

 

 

Vídeo

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.theyardbirds.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Yardbirds

http://www.angelfire.com/rock3/yardbird_sect/ybhistory1.html

http://www.furious.com/perfect/jimmypage.html

 

Todos os arquivos sonoros desta página podem ser encontradas no site:

http://www.4shared.com/

As músicas foram transformadas em arquivos wav de baixa qualidade

para servir apenas como ilustração ao texto.

As mesmas continuam a pertencer aos seus legítimos proprietários.

Não estamos autorizados a promover downloads ou coisas semelhantes.

Solicitamos a gentileza de utilizá-los com bom senso.

Grato

 

 

Retornar/Artigos

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net