5

 



 

tvsinopse.

kinghost.net

 







 

 


Yoko Ono - Artista Plástica de Vanguarda - Cantora - Cineasta


 

 

A artista plástica vanguardista, cantora e cineasta Yoko Ono nasceu em Tóquio, Japão no dia 18 de fevereiro de 1933, filha de Isoko Ono, que era neta do fundador do Banco Yasuda, e pertencente a tradicional família Yasuda, e de Yeisuke Ono, um pianista que resolveu desistir de sua carreira e seguir a carreira como executivo num banco e que duas semanas antes de sua primeira filha nascer fora transferido para São Francisco, nos Estados Unidos, para atuar na Yokohama Specie Bank.

 

 

Somente dois anos depois sua mãe e Yoko se juntaram a ele nos Estados Unidos, e foi quando Yoko viu seu pai pela primeira vez. Durante esse período, em dezembro de 1936, também nascia o irmão Keisuke Ono, porém um ano depois seu pai era novamente transferido de volta para o Japão e foi nessa época que Yoko passou a estudar em Tóquio, na escola Gakushin, considerada como mais exclusivas do Japão, e tendo como amigos até o próprio Akihito, filho do Imperador japonês.

 

 

Em 1940, sua família veio novamente para os Estados Unidos devido ao trabalho de seu pai e passaram a morar na Cidade de Nova Iorque, mas no ano seguinte seu pai foi transferido para Hanói, no Vietnã e o resto da família voltou para o Japão. Também nesse ano nascia a irmã caçula Setsuko Ono, em 7 de dezembro de 1941. Yoko então passou a estudar na escola Keimei Gakuen.

 

 

Durante o bombardeio de 9 de março de 1945 na Segunda Guerra Mundial, Yoko permaneceu em Tóquio e depois foi para Karuizawa nas montanhas e durante esse período ela e sua família tiveram que fazer todo tipo de trabalho para poderem comer, e foi provavelmente nesse período que Yoko desenvolveu a sua atitude mais enérgica em relação à vida. Durante esse tempo, seu pai se tornou prisioneiro de guerra e vivia num campo de concentração em Saigon, Vietnã.

 

 

Com o término da guerra, em abril de 1946, a escola Gakushuin foi novamente reaberta e Yoko voltou a estudar lá e encontrou-se novamente com seu colega Akihito, que seria mais tarde Imperador do Japão. Nesta escola ela se formou em 1951 e foi estudar filosofia na Universidade Gakushuin, sendo a única mulher de sua turma, mas depois de seis meses ela deixou o curso.

 

 

Após a Segunda Guerra Mundial, seu pai retornou para os Estados Unidos e pouco tempo toda a família se mudou para lá e se instalaram em Scardale, em Nova Iorque, e Yoko se matriculou na Sarah Lawrence College. Desde pequena por influência de seu pai, Yoko estudou piano e canto e sonhava em ser uma grande compositora. Nos Estados Unidos, Yoko passou a frequentar aulas de música e se tornou uma discípula de John Cage, um célebre compositor, poeta, pintor, teórico musical experimentalista e escritor.

 

 

Por esse tempo passou a conviver com artistas, poetas boêmios, visitar galerias de arte e outras manifestações artísticas, e foi nesse tempo que começou a projetar seu desejo de exibir publicamente a sua arte. Passou a encenar performances de sua música experimentalista e também casou com o compositor e pianista Toshi Ichiyanagi em 1956 e se separou em 1961. Yoko retornou ao Japão e devido a sua má repercussão artística, aliada a crise conjugal entrou numa grande depressão, tentou suicidar e acabou sendo internada num hospital pela família.

 

Anthony Cox - Kyoko - Yoko

 

Também por essa mesma época conheceu o músico de jazz Anthony Cox e passou a ter um relacionamento com ele e logo ficou grávida. Eles voltaram para os Estados Unidos e se casaram, mas o seu casamento acabou sendo anulado, pois Yoko ainda não havia se divorciado oficialmente de Toshi Iachiyanagi, porém voltaram a se casar novamente em 6 de junho de 1963 e dois meses depois nascia a primeira filha chamada Kyoko Chan Cox, em 8 de agosto deste mesmo ano.

 

Kyoko Chan Cox

 

 

Esse casamento logo se desfez, mas continuaram juntos como amigos devidos aos seus compromissos artísticos que tinham e acabaram por divorciar oficialmente em 2 de fevereiro de 1969 e passaram a lutar na justiça pela guarda da filha. Em 1971, Cox simplesmente desapareceu com a filha quando ela tinha oito anos de idade, violando a ordem de custódia. Cox passou a viver na clandestinidade e mudou o nome de Kyoko para Rosemary. Mãe e filha ficaram separadas por longos anos, Yoko e sua filha Kyoko somente estabeleceram novamente a união harmoniosa em 1994, quando ela já estava adulta.

 

John Cage

 

MC Yoko em Happening - John Cage - David Tudor  - Yoko - outros

 

Durante os anos 50, Yoko, John Cage e o bailarino-coreógrafo Mercy Cunningham partiram para criar um novo pensamento artístico e fundaram o grupo chamado Fluxus, que atraiu um grande número de outros artistas de várias tendências. Durante esse tempo, Yoko Ono, participou ao lado de outros como uma das pioneiras da arte conceitual.

 

 

 

Nos anos 60 fez diversos experimentalismos levando a sua arte às últimas consequências chocando o público com suas performances. Em 1966, teve o primeiro contato com John Lennon, integrante do famoso grupo The Beatles, durante uma exposição em Londres e onde John ficou impressionado com suas obras. Depois os dois começaram uma grande amizade e passaram a realizar diversos empreendimentos artísticos juntos.

 

 

 

Yoko acabou ficando grávida de John em 1968, mas ela abortou a criança, mas mesmo assim deram o nome de John Ono Lennon II em 21 de novembro de 1968, algumas semanas antes da oficialização do divórcio entre John Lennon e Cynthia, sua primeira esposa. Yoko e Lennon casaram em Gibraltar no dia 20 de março de 1969 e passaram a apoiar e incentivar os protestos públicos contra a Guerra do Vietnã. Yoko Ono também passou a colaborar em alguns álbuns dos The Beatles, assim como “Unfishined Music N° 1: Two Virgins”, um álbum experimental de música eletrônica entre John e Yoko.

 

 

 

Também contribuiu com o álbum experimental “The White Album”  na música “Revolution 9” dos The Beatles, assim como nos vocais de apoio, entre diversas outras, e no fim da década de 60, John Lennon resolveu sair do grupo. Foi quando a banda The Beatles chegou ao fim e Yoko passou a ser chamada por toda a mídia como sendo a pivô de toda a crise existente dentro do famoso grupo, e assim passou a ser vista por muitos até os dias atuais, odiada por um grande número de fãs dos The Beatles, fama essa que chegou até sua terra natal, o Japão.

 

 

 

Em 1970, Yoko e Lennon formaram o grupo Plastic Ono Band onde tocaram com outros artistas conhecidos e lançaram alguns discos como “Live Peace in Toronto 1969”, “John Lennon/Plastic Ono Band” e “Yoko Ono/Plastic Ono Band”. No ano seguinte, Yoko Ono lançou o álbum “Fly” voltado ao rock psicodélico e um pouco mais convencional, além de outros trabalhos.

 

Yoko - Sean - Kyoko

 

Sean Lennon e Yoko Ono

 

Sean - Yoko - Julian

 

Em 1973, Yoko e Lennon se separam e cada um deles passou atuar independente um do outro, mas dois anos depois, em 1975, eles se reconciliaram e em 9 de outubro de 1975, nascia o filho Sean Taro Ono Lennon, que também se tornou um cantor, compositor e guitarrista. Sean é o único filho de Yoko e Lennon, meio irmão de Kyoko Cox e de Julian Lennon, filho do casamento anterior de John Lennon com Cynthia, também cantor e compositor.

 

 

 

Depois John Lennon e Yoko passaram a ficar um pouco mais longe da música e a se preocupar mais com sua vida doméstica, até que em 8 de dezembro de 1980, John Lennon acabou sendo assassinado baleado por Mark David Chapman na entrada do prédio onde morava em Nova Iorque, quando acabava de voltar do estúdio Record Plant com Yoko Ono. Ele foi cremado em 10 de dezembro de 1980 no Fernicliff Cemetery, em Hartsdale, Nova Iorque, Estados Unidos, e as cinzas entregues a Yoko.

 

 

Após o assassinato de Lennon, Yoko entrou num completo isolamento por um longo período, mas depois retornou aos seus trabalhos artísticos que explorava desde os tempos de Fluxus, assim com a lançar alguns novos discos. Na década de 90, lançou seis CD´s reunindo todas as suas obras musicais e em 2001, Yoko realizou uma exposição retrospectiva dos quarenta anos em "Yes Yoko Ono" e em fevereiro de 2007, aos 74 anos de idade, lançou o disco "Yes, I´m a Witch", e atualmente vive em Nova Iorque.

 

Vídeo

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Yoko_Ono

http://www.nao-til.com.br/nao-77/yoko.htm

http://www.imdb.com/name/nm0648780/

http://nndb.com/people/087/000023018/

http://www.yoko-ono.com/bio.htm

 

Retornar/Artigos

 

 


 

 



 

tvsinopse.

kinghost.net