5

 



 

tvsinopse.

kinghost.net

 







 

 


Yves Montand - Cantor - Ator - Ativista Político


 

 

O ator e cantor Yves Montand nasceu como Ivo Livi no dia 13 de outubro de 1921, em Monsummano Terme, em Toscana, na Itália, filho de Giovanni e Giuseppina Livi e praticamente um ano antes de Benito Mussolini chegar ao poder e estabelecer o regime fascista. Ele era caçula, tinha uma irmã chamada Lydia e o irmão Julien e sua família pertencia a classe trabalhadora, eram ativistas e com grande simpatia pelo comunismo.

 

 

Em 1923, sua família fugiu da Itália fascista e se emigrou na França e foram morar nas favelas de Marselha, e lá o seu pai fundou uma pequena fábrica de vassouras. Ele e seus irmãos não puderam estudar muito e desde criança Ivo começou a desenvolver uma paixão pelo cinema e especialmente pelos musicais norte-americanos e seu ídolo era Fred Astaire. Em 1929, a família Livi obteve a nacionalidade francesa e foi quando Ivo passou a ser Yves.

 

 

Pouco tempo depois em 1932, a fábrica de vassouras de seu pai faliu e todos tiveram que arranjar emprego, mas Yves ainda tinha apenas onze anos de idade e segundo as leis da época ele somente poderia trabalhar se chegasse aos 14, assim falsificou os documentos e conseguiu um trabalho numa fábrica de massas e mais tarde foi trabalhar nas docas de Marselha.

 

 

Em 1938, aos 17 anos de idade arranjou um trabalho num cabaré musical de Marselha onde fazia trabalhos braçais e posteriormente com a amizade que lá foi criando passou a ser iniciado para participar de um espetáculo, e assim aos poucos iniciou sua vida artista cantando e fazendo algumas imitações. Foi nessa época que o organizador do espetáculo aconselhou ele procurar um nome artístico e assim nasceu Yves Montand.

 

 

No verão de 1937 começou a ter aulas de voz com Marguerite Francelli e aos poucos passou a se apresentar em alguns espetáculos locais, mas dois anos mais tarde em 1939, estourava a Segunda Guerra Mundial e durante esse tempo muitos como ele que sonhavam em prosseguir suas carreiras tiveram de abandoná-las, mas Yves teve sorte e conseguiu trabalhos cantando em cafés, cabarés e cinemas modestos.

 

Edith Piaf e Yves Montand

 

Por volta de 1941, Yves consegue chamar a atenção do produtor Emile Audiffred que resolve apostar em seu talento, assim passa a ter aulas de canto e também refina suas palhaçadas no palco e aos poucos inicia o seu caminho para o sucesso. Pouco antes da guerra terminar conhece Edith Piaf e eles passam a ter um romance secreto, pois nesta época ela ainda era amante de Henri Contet.

 

 

Através de Piaf conhece outros artistas famosos, bem como consegue a sua primeira gravação através da gravadora Odeon e por esse tempo também chega ao cinema e faz o seu primeiro filme “Étoile san lumière”, sob a direção de Marcel Blistène, onde Yves contracena com Edith Piaf, Serge Reggiani, Mila Parély, Marcel Herran e Jules Berry, entre outros. Neste filme, Yves interpreta um jovem mecânico chamado Pierre e o espetáculo chega aos cinemas franceses em 1946.

 

Simone Signoret e Yves Montand

 

Depois Yves continua a atuar em outros filmes e em 1946, ocorre o rompimento entre Edith e posteriormente ele assina um contrato com Warner em 1947, por sete anos e no ano seguinte conhece a atriz Simone Signoret e os dois se apaixonam loucamente, mas nesse tempo ela ainda estava casada, mas logo se divorcia de seu marido Yves Allegrette e passa a viver com Montand. Durante o ano de 1951, Yves triunfa com suas músicas e em 22 de dezembro deste mesmo ano, Simone e Yves se casam e passam a ser um dos pares mais comentados do show business francês.

 

 

Em 1953, Yves consegue o seu primeiro papel principal no filme “Le Salaire de la peur” sob a direção de Henri-Georges Clouzot, com roteiro adaptado de um romance de mesmo nome, de Georges Arnaud. O espetáculo é uma coprodução franco-italiana e narra uma história que acontece na Guatemala no ano de 1951.

 

 

 

Um grupo de aventureiros europeus chega a uma aldeia muito pobre e num certo dia o poço de petróleo causa um incêndio enorme, e a companhia americana resolve contratar quatro homens para transportar 400 quilos de nitroglicerina em dois caminhões para os poços de petróleo. O elenco contou com Yves Montand, Charles Vanel, Peter van Eyck e Vera Clouzot, entre outros e recebeu o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 1953; prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes para Charles Vanel e a Palma de Ouro, prêmio máximo de Cannes, além do Prêmio Mèlies e BAFTA de Melhor Filme em 1955.

 

 

Em 1954, o casal Montand e Signoret compra uma propriedade na Normandia, onde passam a receber os artistas e intelectuais como Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Serge Reggiani, Pierre Brasseur, Luis Buñuel e Jorge Semprún regularmente e também discutem seus pontos de vista de esquerda e de seus apoios ao Partido Comunista Francês.

 

 

Um ano depois, o casal começa a fazer no teatro a peça "The Crucible" do escritor Arthur Miller, e no ano seguinte Yves começa uma turnê pelas salas de música na antiga União Soviética, mas depois de algumas outras viagens pelo bloco dos países comunistas começa a se decepcionar com aplicação do comunismo nestes países.

 

 

Em 1959, Montand e Signoret é contratado pelo produtor Norman Granz e juntos partem para os Estados Unidos, onde passam a se apresentar na Brodway em dezembro deste mesmo ano por três semanas. Yves Montand canta em diversas cidades americanas e conquista o público americano, adquire o status de celebridade internacional volta a fazer peças na Brodway e também aparece na televisão.

 

 

Simone Signoret - Marylin Monroe - Yves Montand

 

Em 1960, Simone Signoret recebe o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em "Les Chemins de la haute ville" e pouco antes, enquanto ela estava na Itália terminado as filmagens, Yves inicia as filmagens de "Let´s Make Love", uma comédia musical, sob a direção de George Cukor e onde Montand trabalha ao lado de Tony Randall e Marilyn Monroe e um romance nasce entre Yves e Marilyn que logo termina, e Yves acabou voltando para Simone.

 

 

Em 1961, Yves Montand faz um estrondoso sucesso na Broadway onde canta por oito semanas e depois faz uma turnê pelo Reino Unido e Japão, dois anos mais tarde volta a cantar em Paris quando encontra a juventude tomando conta das paradas de sucesso como Johnny Hallyday e outros, e Montand percebe que seu apogeu na França já terminara.

 

 

Assim sendo nos anos seguintes passa a dedicar-se mais a sua carreira de ator e estabelece uma relação com diretores como Costa-Gavras e com outros cineastas franceses como Alain Resnais, Rene Clement, Claude Lelouch, Philippe de Broca, Jean-Pierre Melville, Gérard Oury, Jean-Luc Godard e Claude Sautet com quem faz três filmes.

 

 

Em 1968, volta novamente a dedicar-se com mais assiduidade ao lado cantor e faz uma temporada no Olympia de Paris, e nesse mesmo ano começa a se envolver na política, quando rompe com o Partido Comunista Francês e em 1974, passa a apoiar os refugiados e condenar o golpe do General Pinochet, no Chile.

 

 

Nos anos 80, retorna mais ativamente a sua música, grava álbuns e realiza shows importantes, assim como uma turnê pelo Brasil, Estados Unidos, Canadá e Japão de grande sucesso. Também se torna um ativista dos direitos humanos e se compromete com o sindicato polaco de Lech Walesa e em 30 de setembro de 1985, morre aos 64 anos, Simone Signoret, após uma cirurgia de um câncer no pâncreas e é enterrado no cemitério Pere Lachaise, em Paris.

 

 

Em 1987, Yves casa novamente com Carole Amiel com quem viveria o resto de sua vida e com ela tem seu único filho chamado Valentin que nasce em 1988. Continua sua carreira gravando seus álbuns e realizando seus filmes e em seus últimos anos passa a morar em sua casa em St Paul de Vence, em Provence, na França. Em 09 de novembro de 1991, Yves Montand morre aos 70 anos de idade, em Oise, França, de um ataque cardíaco e é enterrado junto à Simone Signoret.

 

Fimografia parcial

 

 

Netchaiev est de retour - 1991

Trois places pour le 26 - 1988

Manon des Sources - 1986

Garcon! - 1983

I as in Icarus - 1979

La Menace - 1977

Roads to the South - 1978

Le fond de l´air est rouge - 1977

The Big Operator - 1976

Le Sauvage - 1975

État de Siège - 1973

César et Rosalie - 1972

La folie des grandeurs - 1971

On a Clear Day You Can See Forever - 1970

Un soir, un train - 1968

Vivre pour vivre - 1967

Is Paris Burning? - 1966

Compartiment tueurs - 1965

Goodbye Again - 1961

Legge, La - 1959

Marguerite de la nuit - 1955

Napoléon - 1955

A Slice of Life - 1954

Quelques pas dans la vie - 1954

Le salaire de la peur - 1953

Paris Is Always Paris - 1951

L´idole - 1948

Les poprtes de la nuit - 1946

 

 

Discografia parcial

 

 

D´Hier Et D´Aujord´Hui - 1988

Olympia ´81 - 1982

Montand de Mons Temps - 1974

Je Sais Que Vous Etes - 1968

La Bycyclette - 1968

En Balade - 1964

Yves Montand chante Jacques Prévert - 1962

Rengaine ta rengaine - 1961

Dansez Avec Yves Montand - 1960

Récital 1953 au Théâtre de I´Étoile - 1953

Yves Montand chante ses demières créations - 1953

Montand chante Paris - 1953

Yes Montand chante... - 1952

 

Vídeo

Clique para assistir

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Yves_Montand

http://www.imdb.com/name/nm0598971/

http://biografieonline.it/biografia.htm?BioId=677&biografia=Yves+Montand

http://www.cinememorial.com/Acteur_detail.php?id=146

http://www.thegoldenyears.org/motnad.html

 

Retornar/Artigos

 

 


 

 



 

tvsinopse.

kinghost.net