tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Batman - Serial - 1943 - Parte 1


 

 

Na década de 40 surgiu o primeiro filme do homem morcego chamado "The Batman", numa época em que o mundo estava mergulhado na Segunda Guerra Mundial e o cinema tornava-se uma grande fonte de diversão e também de informação. Era a grande coqueluche do momento, onde além dos filmes eles podiam também acompanhar as últimas notícias da guerra.

 

 

Todos queriam ir ao cinema e nessa época além dos filmes tradicionais, muitos desenhos em quadrinhos vieram para a tela grande como Tarzan, Superman, Buck Rogers, Mandrake, entre outros. Flash Gordon era um exemplo de sucesso, tanto de público, como da crítica especializada.

 

 

Foi nesse clima que Batman saiu dos quadrinhos e também veio para o cinema. Em junho de 1943, a Columbia Pictures apresentou o seriado "The Batman", com 15 episódios de 30 minutos cada, em preto e branco, com direção de Lambert Hilyer e tendo no elenco principal Lewis Wilson como Batman e Bruce Wayne e Douglas Croft como Robin e Dick Grayson. 

 

 

Mais tarde com a popularização da televisão, esses filmes passaram também a serem apresentados na pequena tela como um seriado em diversas partes do mundo, principalmente entre a década de 50 e 60 e depois praticamente desapareceram.

 

Lewis Wilson e Willian Austin

 

Neste filme Alfred foi interpretado pelo ator Willian Austin e o grande vilão nipônico Dr. Daka era interpretado por J.Carrol Naish (que não era japonês).

 

 

Este filme de quinze capítulos consecutivos foi o primeiro aparecimento de Batman e Robin. Embora seja um filme de aventura, ele é muito diferente daquilo que nós conhecemos hoje dos filmes de Batman. Devido ao andamento consecutivo das cenas, muitas mudanças tiveram de ser feitas aos personagens de Batman e Robin. 

 

 

Por exemplo, Batman e Robin não eram vigilantes, mas sim agentes do FBI. Eles também não travavam batalhas com vilões excêntricos ou cômicos. O principal inimigo deles era um cientista japonês. O filme era recheado de propaganda anti-japonesa, pois naquele época os Estados Unidos estavam em guerra com o Japão e seus aliados.

 

 

O orçamento para o filme eram bem escassos e isso não permitia criar jogos excitantes, brigas incríveis, contrato de bons atores e nem tinham um câmera adequada compatível com os grandes filmes feitos em estúdios maiores como o da Warner ou Paramount. Em outras palavras, a Columbia só teve dinheiro para fazer um seriado num estúdio pequeno.

 

 

A edição e transição entre as cenas eram um deleite. Muito o que aparece neste filme parece engraçado para a maioria das pessoas que estão acostumados às grandes produções dos dias atuais, mas mesmo assim Batman conseguiu agradar ao público da época.

 

 

O Dr. Daka, o vilão japonês deste filme, se escondia num trem-fantasma muito luxuoso, todo ele ornamentado no estilo oriental, com uma estátua de Buda ao fundo, localizado em um parque de diversões nos arredores de Gothan City. O terrível japonês tinha uma máquina que emitia raios por rádio que era capaz de pulverizar paredes e também transformar alguns prisioneiros de guerra americanos em zumbis, eletronicamente controlados através de ondas telepáticas que eram capazes de comunicar-se com o laboratório dele através de sinais de vídeo.

 

 

Além disso adorava criar crocodilos que ele alimentava com deliciosos frangos, seu passatempo predileto. Batman e Robin tinham a grande missão de deter o Dr. Daka e desviar a carga de rádio que ele mantinha sobre Gothan City e por um fim ao seus esquemas ardilosos. Shirley Patterson fazia a adorável assistente, Linda Page, do Dr. Borden na Fundação da Cidade de Gothan. Ela era a paixão de Bruce Wayne e era muito amiga dele.

 

 

Os filmes de seriados naquela época eram geralmente apresentados nos finais de semana, tinha vários capítulos e sempre o episódio acabava numa hora que o herói se encontrava em grandes apuros, fazendo com que o público retornasse na outra semana para ver como ele havia se safado daquela situação.

 

Partes:  01   |   02    |   03    |   04   |   05   |   06   |   07  |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net