tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Ben Casey - Parte 1


 

 

Ben Casey foi uma das séries de TV pioneiras a tratar e a mostrar os dramas médicos mostrando uma nova geração de médicos e até hoje é considerada uma das melhores no gênero. Foi apresentada pela primeira vez pela ABC, nos Estados Unidos, de outubro de 1961 até maio de 1966. A série foi criada por James Moser, juntamente com Richard Boone, produzido por Matthew Rapf para Bing Crosby Produções. A série também recebia consultoria do pioneiro da neurocirurgia o Dr. Joseph Ransohoff, o que influenciava parcialmente a personalidade do papel-título. A série teve 153 episódios, em cinco temporadas, com música-tema composta por David Raskin.

 

 

 

Ben Casey foi um seriado de grande sucesso na década de 60, com evidência pela sua abertura estilizada que constava de alguns símbolos feitas a mão numa lousa e onde provinha uma narração de Sam Jaffe entoando: "Homem, mulher, nascimento, morte, infinito".

 

 

O drama ocorria num hospital geral municipal onde o proeminente neurocirurgião Ben Casey fazia residência, um jovem idealista interpretado por Vince Edwards juntamente com seu mentor e cirurgião-chefe o Dr. David Zorba (Sam Jaffe) e seus colegas como a anestesiologista Dra Maggie Graham (Bettye Ackerman) e o Dr. Ted Hoffman (Harry Landers).

 

Dr. Zorba (Sam Jaffe) e Ben Casey (Vince Edwards)

 

Virtualmente todos os episódios da primeira temporada envolviam Ben Casey com pacientes com tumor cerebral e seu envolvimento para interagir com os problemas individuais de sua doença. Os pacientes não eram o único problema na vida de Ben Casey. Ele tinha que rever a todo momento os limites da medicina, as éticas e o papel da medicina na sociedade.

 

 

O hospital funcionava como microcosmo da sociedade. Os profissionais apresentados na série Ben Casey eram geralmente compostos por um pequeno grupo de altruístas, para o qual o seu mundo não era tão distante e fornecer-lhes ajuda. 

 

 

Diversos problemas infestavam as quatro paredes do hospital e Casey e seus colegas entravam em contato com múltiplos representantes de todo nível social. Parte daquele contato representava um grande aprendizado para poderem julgar determinados assuntos da sociedade e seus problemas como tensão racial, drogas, abuso infantil e eutanásia.

 

 

Esses eram alguns desses assuntos tratados em Ben Casey. Desse modo a série examinava e orientava uma possível correção de certos problemas da sociedade. O real valor de Ben Casey estava em apresentar não só os problemas do corpo, mas também mostrava-se como um representante de problemas maiores que existem em nossa sociedade.

 

Vince Edwards dirigindo

 

A série seguiu o formato de episódios durante os seus primeiros quatro anos, depois na temporada final o Dr. Zorba foi substituído pelo Dr. Freeland (Franchot Tone) e a série adotou movimentos consecutivos na estrutura, onde as histórias duravam vários episódios, além de um enfoque mais convencional. O Dr. Casey ganhou um interesse romântico de Jane Hancock (Stella Stevens), uma mulher que havia recentemente acordado de um coma de treze anos. Vince Edwards (Ben Casey) dirigiu vários episódios das últimas duas temporadas. 

 

 

 

Ben Casey tornou-se um grande sucesso dentro e fora da televisão, tanto que havia uma tira de jornal e uma revista baseada na série. A tira era escrita/desenhada por Neal Adams, com apresentação diária, que foi iniciada em 26 de novembro de 1962. Mais tarde em 20 de setembro de 1964 uma tira aos domingos de meia página. As tiras encerram-se em julho de 1966. Entre 1962 a 1964 foi publicado um gibi pela Dell Comics em 10 edições mostrando em sua capa, fotos da série.

 

 

No Brasil a série foi exibida pela extinta TV Excelsior, Canal 9 de São Paulo, que também exibia o seu maior concorrente a série "Dr. Kildare". Os programas eram apresentados em dias diferentes da semana e as comparações eram evidentemente inevitáveis, mas cada um tinha o seu estilo. Em 1988 foi realizado um filme para a televisão chamado "The Return of Ben Casey" onde era reprisado o papel de Ben Casey.

 

Vídeo

 

 

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   06   |   07  |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net