tvsinopse.

kinghost.net

 







 


The Beulah Show


 

 

The Beulah Show era uma série de TV em forma de uma sitcom, que originariamente era retratada pelo ator caucasiano Marlin Hurt, que pela primeira vez apresentou o personagem Beluah em 1939 dentro de um programa de rádio chamada “Hometown Incorporated”. Em 1943, Beluah começou a aparecer mais regularmente em “That´s Life” como uma personagem de apoio para o um personagem famoso na época, Fibber McGee, também no rádio.

 

Hattie McDaniel

 

Em 1945, Beluah teve o seu próprio programa chamado “The Marlin Hurt and Beluah Show”, onde Beluah interpretava a empregada doméstica da família Henderson. Em 1946, o ator Marlin Hurt morreu de um ataque no coração, foi substituído por outro ator branco Bob Corley, e o espetáculo passou a se chamar The Beluah Show. Quando a atriz negra Hattie McDaniel assumiu o papel em 1947, ela passou a ser a primeira mulher negra a estrelar um programa de rádio. Quem não se lembra dela como Mammy em "Gone with the Wind" (E o vento levou...).

 

Ethel Waters

 

Ela permaneceu no papel até ficar doente em 1952, quando foi substituída por Lillian Randolph e pouco tempo depois foi também substituída pela sua irmã Amanda Radolph. Em 1950, a Roland Reed Productions adaptou a comédia da rádio e o trouxe para a televisão, apresentada pela rede ABC, entre 1950 a 1953, num total de 87 episódios. É notável que este espetáculo foi o primeiro sitcom a ter uma estrela afro-americana.

 

 

 

Na série, Beluah era chamada de “a rainha da cozinha”, por suas habilidades culinárias e também por resolver outros problemas das casa e da família. Ela tinha um namorado chamado Bill Jackson, um biscateiro que vivia propondo casamento a ela. Havia também uma outra empregada chamada Oriole que trabalhava na casa ao lado. A atriz Ethel Waters interpretou o papel título, entre 1950 e 1962. Por pouco tempo Hattie McDaniel preencheu o papel e logo depois foi substituída por Louise Beavers naquele mesmo ano.

 

 

O espetáculo foi dirigido por vários veteranos da comédia de costumes como Richard Bare e Abby Berlin. Como o programa era contemporâneo da série “Amo´s n´ Andy”, ela também passou a ser bastante criticada, inclusive pela associação de críticos norte-americanos, que acusava o espetáculo de apoiar as representações de estereótipos de personagens negros.

 

 

Depois que Beluah foi cancelada em 1953, os personagens negros praticamente desapareceram da televisão, só aparecendo em pequenos e insignificantes papéis secundários. Somente em 1968, uma outra série estrelada por uma mulher negra surgiu, com a série Julia, interpretada magnificamente pela atriz Diahnn Carroll.

 

 

Música Tema

 

 

 

 

 

 

Vídeo

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Beulah

http://www.oldies.com/product-view/5413D.html

http://mefeedia.com/entry/retro-v-another-intro-for-the-beulah-show-early-50s/10644334/

http://tv.yahoo.com/show/3660

http://www.tv.com/beulah/show/16873/summary.html

http://www.africanamericans.com/Beulah.htm

http://www.tvparty.com/50beulah.html

http://www.museum.tv/archives/etv/B/htmlB/beulah/beulah.htm

 

Retornar/Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net