tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Bibo Pai e Bobi Filho - Augie Doggie and Doggie Daddy


 

 

Bibo Pai e Bobi Filho ou Augie Doggie and Doggie Daddy era uma série de desenhos animados que ficaram muito famosos na década de 60. Desde muito cedo, o estúdio da Hanna-Barbera ficou famoso por retratar formatos de outros programas em seus desenhos.

 

 

Os Flintstones por exemplo eram baseados em séries "live-action" como The Honeymooners, assim como Manda Chuva foi inspirado em The Phil Silvers Show e outros foram criados da mesma forma, inclusive Bibo Pai e Bóbi Filho que foram inspirados numa série secundária chamada Spike and Tyke, que William Hanna e Joseph Barbera haviam produzido durante suas carreiras de animações teatrais nos anos quarenta.

 

 

 

Bibo Pai e Bóbi Filho fizeram sua estréia no dia 29 de setembro de 1959, como parte de um segmento da segunda parte do espetáculo de meia hora de Hanna-Barbera, dentro de "The Quick Draw McGraw Show", que no Brasil ficou conhecido como Pepe Legal Show. O terceiro segmento era apresentado por Olho Vivo & Faro Fino (Snooper & Babber) um par de detetives fora-de-série.

 

 

Bibo Pai também era o responsável pela abertura de seu segmento, bem como os outros dois. Os roteiros foram escrito por Michael Maltese, que também fazia a série animada do Coyote e outros desenhos da Warner Bros. Daws Butler, que também fazia a voz de Huckleberry Hound e Chilly Willy, emprestava sua voz para o Bibo Pai, que era uma imitação cômica da voz do famoso ator Jimmy Durante. Essa característica acabou se perdendo com a dublagem em português.

 

 

Provavelmente o nome deste desenho no original Augie Doggie and Doggie Daddy, foi assim criado para dar uma sonoridade cadenciada e propositalmente pelos criadores dos personagens como um recurso envolvendo rima, além do que formam um divertido jogo de palavras, fatores que podem ajudar muito para atrair a atenção do público alvo para o desenho animado. Na dublagem do nome para o português para Bibo Pai e Bóbi Filho essa rima divertida conseguiu se manter.

 

 

Um outro fator curioso era o escolha do nome Augie que também se mostra como um fator muito marcante, pois parece ter sido baseado em "The Adventures of Augie March", um best-seller do escritor norte-americano Saul Bellow. Essa prática era muito comum na década de 50, onde se procuravam aliar nomes de personagens de desenhos animados aos de personagens de obras literárias, séries televisivas e produções cinematográficas.

 

 

O desenho animado de Bibo Pai e Bóbi Filho utilizavam a mesma situação básica de Spike & Tyke, um pai canino muito competente, educando seu filho precoce. A diferença visível era o fato de Spike & Tyke serem buldogues que moravam atrás de "doghouse", enquanto que Bibo Pai e Bóbi Filho eram cães breedless, vivendo na década entre 50 e 60 e eram animais tipicamente suburbanos e muito engraçados.

 

 

Bibo era alegre, cortês e inteligente, mas geralmente acaba mesmo sendo uma co-estrela de seu filho Bóbi. Bibo Pai tentava educar seu filho Bóbi da melhor maneira possível, dando-lhe bons conselhos e o seu filho recorria freqüentemente a ele como "querido e velho Pai" que acabou se tornando um refrão muito conhecido na época.

 

 

The Quick Draw McGraw Show foi produzido e apresentado em três temporadas, num total de 45 espetáculo de aproximadamente 30 minutos cada, onde geralmente Bibo Pai e Bóbi Filho conseguiam grande destaque. Eles viraram um grande sucesso nesta época e os personagens também aparecendo num comics book de 1964, publicado pela Gold Key. Além disso eles também apareceram nas páginas de trás de diversos comics da Gold Key e Dell.

 

 

Depois que The Quick Draw McGraw Show foi encerrada, Bibo Pai e Bóbi Filho permaneceram como personagens secundários em outras produções da Hanna-Barbera, aparecendo de vez em quando em algumas outras produções como "Scooby-Doo´s All-Star Laff-a-Lympics" e "Casper´s First Christmas". No Brasil esta série de desenho animado fez muito sucesso e foi apresentado por quase todos as emissoras, em diversas épocas.

 

 

Vozes Originais

Bibo Pai (Daws Butler)

Bóbi Filho (Doug Youn)

 

 

Música Tema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.toonarific.om/show.php?show_id=327

http://www.toonopedia.com/augie.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Augie_Doggie_and_Doggie_Daddy

http://www.sbs.com.br/virtual/etalk/index.asp

 

Retornar/Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net