tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Broken Arrow - Parte 1


 

 

Broken Arrow era uma série de TV do gênero western que narrava de uma forma ficcional uma relação histórica entre um agente indígena chamado Tom Jeffords, intepretado por John Lupton e Chricahua Coshise, um índio Apache, protagonizado por Michael Ansara, baseado na obra “Blood Brother” de Elliott Arnold, que se tornou um filme chamado Broken Arrow em 1950.

 

 

 O espetáculo televisivo foi produzido pela TCF Television Productions, uma divisão da 20th Century-Fox e filmada em Fox Western Studio e foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede ABC, entre 1956 a 1958, num total de 73 episódios, depois reprisada, também pela ABC, entre 1959 a 1960. O espetáculo era centrado no período de lutas sangrentas, entre os colonos e os apaches, por volta de 1870 em Tuscon, Arizona, quando um soldado chamado Tom Jeffords salva a vida de um pequeno garoto índio Apache. Mediante essa circunstância o soldado passa a ser visto com bons olhos pelo chefe dos índios e assim designado como um intermediário entre os Apaches e os brancos.

 

 

Apesar de todos os contratempos e prognósticos ao contrário, Tom e o Coshise, chefe dos Apaches, estabelecem um bom diálogo e entendimento, se tornando bons amigos. Para celar essa amizade uma seta é quebrada (broken arrow) como símbolo dessa união. Juntos Jefford e Cochise passam a lutar pela paz, embora a muito contra-gosto de seu povo. Esta série tem como precedente principal à visão indígena da invasão branca, assim como, notável por mostrar um chefe indígena inteligente, longe do estereótipo do índio ignorante e totalmente selvagem, incapaz de compreender os dois lados.

 

 

 Historicamente Coshise foi um dos mais afamados líderes Apache durante o século XIX. Eles viviam ao noroeste do México, atualmente anexado pelos Estados Unidos. Após muitos atritos dos Apaches com os mexicanos, em 1948, Cochise conseguiu ser capturado, mas logo foi libertado com a promessa de paz entre eles, que perdurou por pouco tempo, pois, Gerônimo se desligou de Coshide e passou a atacar os brancos, de forma independente, o que acabou acarretando um novo conflito com Cochise, que em retaliação passou a atacar os fazendeiros.

 

 

Essa luta perdurou por alguns anos, até que em 1971, o General George Cook conseguiu levar Cochise à rendição. Em 1972, eles foram enviados para a Reserva Tulurosa, no Novo México, mas recusaram a deixar o Arizona. Coshise organizou uma resistência até que o General Oliver O. Howard, com a ajuda de Tom Jeffords, irmão de sangue do líder, conseguiu com que Cochise aceitasse alguns desses termos. O grande chefe apache Cochise terminou seus dias na Reserva do Arizona, onde morreu de causas naturais.

 

Elenco

 

 

Michael Ansara como Coshise

John Lupton como Tom Jeffords

Tom Fadden como Duffield

Steven Ritch como Nukaya

 

 

Música Tema

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.tv.com/broken-arrow/show/1112/summary.html

http://uk.imdb.com/title/tt0048848/

http://en.wikiepedia.org/wiki/Broken_Arrow_(TV_series)

http://www.tvguide.com/tvshows/broken-arrow/200251

http://www.tvrage.com/shows/d-87

http://www.fiftiesweb.com/tv/broken-arrow.htm

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net