tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Os Caça-Fantasmas - The Real Ghostbusters - Parte 1


 

 

Os Caça-Fantasmas foi um desenho animado norte-americano de televisão criado por Dan Aykroyd e Harold Ramis, desenvolvido pela Sony Pictures Television, e produzido pela Columbia Pictures Television, DiC Entertainment e a Coca-Cola, baseado num filme de grande sucesso chamado “Ghostbusters”.

 

 

Inicialmente o nome do desenho animado seria somente “Ghostbusters” como o filme, mas devido a uma disputa com a produtora Filmation, que tinha o direito sobre a marca Ghost Busters, baseado num outro filme chamado "The Ghost Busters", da década de 70, que nada tinha a ver com esta nova animação. Assim, houve por bem acrescentar o Real para evitar futuras dores de cabeça.

 

 

O desenho animado era uma mistura de mistério e comédia, e foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, inicialmente pela rede ABC, ente 13 de setembro a 13 de dezembro de 1986. A segunda temporada passou a ser apresentada em syndicated, entre 14 de setembro a 11 de dezembro de 1987. Nesse meio tempo, ainda quando a série estava sendo exibida em syndicated, a ABC passou a apresentar a terceira temporada entre 12 de setembro a 12 de dezembro de 1987.

 

 

Da quarta temporada em diante foi apresentada pela ABC, mas já com um novo título de “Slimer! and the Real Ghostbusters”, entre 10 de setembro de 1988 até setembro de 1991, quando foi encerrada. Ao todo a série teve em torno de 140 episódios (informação – site epguides) ou 147 (wikipedia), de aproximadamente 30 minutos de duração, em sete temporadas. No Brasil, a série foi exibida pela Rede Globo com grande sucesso.

 

 

Ghostbusters foi um longa-metragem escrito também por Dan Aykroyd e Harold Ramis, que também participaram como atores no filme, que teve seu lançamento nos Estados Unidos em 8 de junho de 1984, e fez um grande sucesso arrecadando cerca de 230 milhões de dólares e em 1989, o filme ganhou uma seqüência denominada de “Ghostbuster II”.

 

 

O longa-metragem foi protagonizado por Bill Murray como Dr. Peter Venkman; Dan Aykroyd como Dr. Raymond Stantz; Harold Ramis como Dr. Egon Spengler; Erni Hudson como Winston Zeddemore e Sigourney Weaver como Dana Barrett/Zuul, entre outros.

 

 

A trilha sonora do filme foi composta por Elmer Bernstein, com a participação nos arranjos de Peter Bernstein, David Spear e Patrick Russ, tornou-se um grande sucesso e chegou ao primeiro lugar da Billboard por três semanas, na interpretação de Ray Parker Jr., que inclusive ganhou o Oscar na categoria de melhor canção original. A música também serviu como música tema da série animada.

 

 

Durante essa mesma época também surgiram duas histórias em quadrinhos, uma através da NOW Comics nos Estados Unidos e a outra pela Marvel Comics que foi publicada no Reino Unido, além de uma linha de brinquedos lançados pela Kenner.

 

 

A série animada de televisão era centrada nas aventuras de quatro pessoas que resolvem formar uma equipe, assim como fundar uma empresa especializada de caça-fantasmas e para isso contavam também com a prestimosa ajuda da secretária Janine e do fantasma Geléia.

 

 

O grupo principal era formado pelo Doutor Peter Venkman, que apesar de não ser o líder, geralmente tomava quase todas as decisões, principalmente se eles deviam ou não aceitar um caso. O Doutor Venkman também normalmente era o encarregado de fazer todas aquelas tarefas que ninguém gostava de fazer.

 

 

O outro membro do grupo era o Doutor Egon Splenger, um gênio científico, um teorista qualificado e em muitos episódios era ele que formulava uma solução quando o caso parecia estar completamente perdido.

 

 

Tinha também o Doutor Ray, que no fundo parecia uma grande criança e estava sempre alegre. Ele era o mais otimista do grupo, o único da equipe a entender o que o Doutor Egon dizia e era ele que acabava de colocar as teorias dele no sentido prático.

 

 

E, por último Winston Zeddemore, que era o sujeito mais corajoso do grupo, um estrategista e ótimo com sua preciosa arma de próton. Dificilmente errava uma, além disso, era o mais sutil e também era descendente de um africano com muitos poderes.

 

 

Toda a parte cômica do espetáculo ficava por conta do Geléia, que era um fantasma gosmento, verde, que inicialmente fora caçado por toda a equipe no filme, mas que depois acabou se tornando um mascote da equipe, como um membro efetivo do grupo.

 

 

Também não esquecendo evidentemente da eficiente e amaluca secretária Janine Melnitz, que era outra figura muito engraçada do espetáculo e seu divertido jeito de lidar com diversas situações pitorescas.

 

 

O espetáculo teve os seus primeiros 78 episódios a cargo do roteirista J. Michael Stracynski que proporcionava um clima bem sombrio ao desenho animado, o que diferencia bastante das outras séries até então apresentadas, principalmente nas manhãs de sábado americanas.

 

 

Depois desses 78 episódios, a série ganhou um ar mais voltado ao folclore, crenças populares e começaram a aparecer alguns personagens característicos do feriado de Halloween, bem como referência as outras séries animadas, tais como as Tartarugas Ninjas e filmes famosos como Star Wars e Batman.

 

 

Na temporada de 1988, os produtores sentiram que o personagem Geléia tinha um apego muito forte com o público infantil, então resolveram mudar o nome original de “The Real Ghostbuster” para “Slimer! and the Real Ghostbusters”, conhecido no Brasil por “Geléia! e os Verdadeiros Caça-Fantasmas”.

 

 

Nesta época também ocorreram algumas alterações nos traços dos personagens, com um requinte a mais em seus detalhes, além de passar a ser apresentada em outras emissoras nos Estados Unidos. Ela era mais curta, porém com um enredo mais simples voltado principalmente ao público infanto-juvenil, onde a estrela principal era o Geléia.

 

 

As aventuras se passavam no Hotel Sedgewidk, o mesmo que ficou assombrado no primeiro longa-metragem de 1984 e o grupo composto por alguns amigos do Geléia como o Fred, Junior, Catherine, Jason, Chilly Cooper, Luigi, entre outros.

 

 

A idéia pareceu boa, mas não demorou muito para que os velhos fãs da antiga série se ressentissem desta nova versão e pouco tempo depois ela começou a diminuir a sua popularidade, assim como a franquia Ghostbusters começou a decair lentamente, o que levou ao seu encerramento em 1991.

 

 

Geléia também participou de um especial onde foram reunidos diversos personagens de desenhos animados da televisão, num especial denominado “Cartoon All-Star to the Rescue”, juntamente com Alf, Micheangelo, alguns Smurfs, Muppet Babies, entre outros.

 

 

Depois do encerramento da série, por alguns anos os personagens dos caça-fantasmas ficaram no ostracismo, mas em 1997, diante da uma nova franquia da série, foi produzido um novo seriado denominado “Extreme Ghostbusters”, conhecido por aqui como Os Novos Caça-Fantasmas, onde as histórias eram centradas basicamente num grupo de jovens liderados pelo velho Egon, Janine e Geléia.

 

 

Esta série foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, pela Fox 40, entre 1 de setembro a 8 de dezembro de 1997, num total de 40 episódios, de aproximadamente 24 minutos cada, numa só temporada.

 

 

A história tem início quando a equipe dos Caca-Fantasmas sentem que as atividades sobrenaturais cessaram e com isso a empresa teve de ser fechada. Cada membro do grupo seguiu um caminho diferente, com exceção do Doutor Egon Splenger que continuou a viver na antiga empresa, para continuar a controlar o aparelho de contenção e também quando passou a dar aulas de paranormalidades numa universidade local.

 

 

Depois de um certo período, os fantasmas começaram a reaparecer novamente e desta forma, Egon foi forçado a recrutas seus quatro estudantes criando assim uma nova Ghostbusters. Esse novo grupo era formado por Kylie Griffin, uma garota gótica e especialista em ocultismo; Eduardo Rivera, um latino cínico e muito sarcástico; Garrett Miller, um jovem atleta que utilizava uma cadeira de rodas e Roland Jackson, um gênio afro-americano.

 

 

Também Egon conseguiu contatar a antiga secretária Janine Melnitz e Slimer, que voltaram a trabalhar novamente para a nova Ghostbusters. Os outros três caça-fantasmas originais somente apareceram num episódio e depois nunca mais apareceram na série.

 

 

Elenco Original - Vozes

 

Lorenzo Music como Peter Venkman - temporadas 1 e 2

Dave Coulier como Peter Venkman - temporadas 3 ao 7

Maurice LaMarche como Egon Spengler

Frank Welker como Ray Stantz

Arsenio Hall como Winston Zeddemore - temporadas 1 ao 3

Buster Jones como Winston Zeddemore - temporadas 4 ao 7

Laura Summer como Janine Melnitz - temporadas 1 e 2

Kath Soucie como Janine Melnitz - temporadas 3 ao 7

Rodger Bumpass como Louis Tully - temporadas 5 e 6

 

Imagens 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   06   |   07   |   08   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net