tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Caravana - Wagon Train - Parte 1


 

 

Wagon Train ou Caravana foi uma série de televisão baseado num filme de 1950, chamado Wagon Master, dirigido por John Ford e estrelado por Ben Johnson, Harry Carey Jr., Jane Darwell, Ward Bond, entre outros e que curiosamente também serviu de inspiração para Gene Roddenberry criar a série Jornada nas Estrelas, segundo diversos autores pesquisados.

 

 

O filme foi produzido em preto e branco, pela companhia Argosy Pictures, distribuído pela RKO Pictures e mostrava dois jovens comerciantes de cavalos, Travis Blue (Ben Johnson) e Sandy Owens (Harry Carey Jr.), que acabam aceitando uma boa oferta para conduzir um grupo de mórmons, liderados por Elder Wiggs (Ward Bond), que pretendiam se instalar no Oeste, para cultivo em terras mais férteis.

 

 

A caravana enfrentava uma difícil viagem por paisagens desérticas e no meio do caminho recebe um trio de artistas ambulantes, dos quais um deles é uma bela jovem chamada Denves, que Travis acaba se apaixonando. Pouco tempo depois eles se cruzam com um bando muito perigoso de foragidos da lei conhecido como os Cleggs, que acabam agravando toda a situação e a viagem da caravana.

 

 

Para criar a série, Bert Glennon inteligentemente usou o espírito do filme e nela injetou toda a problemática e dificuldade da conquista do Oeste, centrando principalmente o lado humano, seus conflitos, medos, as dúvidas, o dia-a-dia daqueles que iam buscar seus sonhos e esperanças de uma nova vida, sem esquecer daqueles que assumiam com os corações e mentes o destino das caravanas.

 

 

Os responsáveis pela produção desse espetáculo também tiveram o cuidado de não deixar escapar nenhum detalhe, por menor que fosse, as carretas que transportam os colonos eram impecavelmente retratadas, mostrando inclusive a formação adequada para cada circunstância. Uma das cenas marcantes da série era quando as carretas ficavam dispostas em formação circular, quando dos ataques, principalmente a dos índios enfurecidos, mostrando sua riqueza na pesquisa histórica.

 

 

Várias cenas que pareciam ser externas eram feitas no estúdio, focalizando-o em diferentes ângulos, dando a impressão da caravana estar em algum lugar pitoresco do país, um tratamento inédito para uma série de televisão até então e principalmente por se tratar de um espetáculo com uma imensa quantidade de participantes, além dos atores famosos, que por diversas ocasiões apareciam em repetidas oportunidades.

 

 

Para tais proezas, a série contou com grandes nomes como John Ford, Robert Florey, John Brahm, David Butler, Aaron Spelling, Jack Arnold, entre outros. Os roteiristas também se inspiraram em romances como “Grandes Esperanças” de Charles Dickens” ou “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen, tanto em figuras como em situações, que na época provocaram grande celeuma.

 

 

O espetáculo descrevia as aventuras de uma caravana que partia de St. Joseph, no Missouri, levando colonos que iam se radicar na Califórnia, no século 19, passando por desertos infinitos, altas paisagens de Rocky Mountains (Montanhas Rochosas) e belas terras dos índios que controlavam o Great Plains (Grandes Planícies), enfrentando diversos perigos, problemas e conflitos.

 

Partes:   01     02     03     04     Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net