tvsinopse.

kinghost.net

 







 


China Beach


 

 

A série China Beach estreou na TV em 1988, pela Rede ABC, nos Estados Unidos, dois anos depois de Oliver Stone com o filme "Platoon" tivesse estabelecido uma conduta mais realística para dramatizar a Guerra do Vietnã. Pela primeira vez na televisão, uma série narra um pouco do heroísmo das mulheres americanas no Vietnã. Uma enfermeira voluntária da Cruz Vermelha e uma cantora são algumas das protagonistas que representam as mais de dez mil mulheres que serviram no Vietnã.

 

 

China Beach foi realmente uma base militar no Vietnã. Para a série, os cenários foram recriados cuidadosamente na Califórnia. Criado por John Sacret Young e William Broyles Jr., com base em relatos de diversas mulheres que estiveram naquela guerra. Produzida em 1988 por Sacret Inc. em associação com Warner Bros TV.

 

 

Um dos criadores William Broyles Jr., também foi veterano no Vietnã. A série olha para a Guerra do Vietnã de uma perspectiva sem igual: o das mulheres, exército e pessoal civil que estavam presentes durante o conflito.  A série é centrada no dia-a-dia da 510º Hospital de Evacuação (510th Evacuation Hospital) e a Companhia de entretenimento, a R&R (Rest & Recreation), em China Beach – Vietnã. 

 

 

O elenco de personagens inclui o Exercito dos EUA, com seus doutores, enfermeira, oficiais, soldados, voluntários da Cruz Vermelha e pessoal civil (americanos, franceses e vietnamitas), mas também, muito freqüentemente a série se voltava às experiências dos personagens no seu regresso ao Estados Unidos, de licença ou pelo término de suas obrigações.

 

 

Métodos incomuns chamados de “story-telling” às vezes eram usados na suas filmagens tais como cenas que apresentavam cronologia inversa, inserção de caricaturas animadas para expressar o estado da mente de um personagem, alternância entre entrevistas com a enfermeira anterior ao exército e visitas do elenco no Vietnam Veterans Memorial em Washington, D.C.

 

 

A série mostra assuntos já muito familiares em comédias de humor negro de guerra, como em MASH e o lado realisticamente cruel como em Apocalipse Now. Seus enredos exploram a corrupção, a ineficácia da autoridade militar, a inabilidade dos soldados, a postura irônica e mórbida do pessoal médico e a guerra diminuindo às amizades e romances.

 

 

O episódio piloto da série começa mostrando o ano de 1967, com pequenas ondas rompendo-se em China Beach, Da Nang, Vietnã, onde a enfermeira Colleen McMurphy (Dana Delany) toma sol com a presença única de uma sentinela chamado Bonnie Lanier (Briam Wimmer). A pouca distância do hospital aterriza um helicóptero com soldados feridos. Colleen corre para atender as novas vítimas do ataque Vietcong. 

 

 

Também são contados os dias de permanência em Da Nang, ajudando em operações vitais, o irreverente e excelente profissional, o Dr. Dick Richards (Robert Picardo). Um vôo comercial é mostrado chegando a Da Nang trazendo o embaixador dos EUA, Longley Weymouth, Cherry White (Nan Woods), uma bela e inocente garota, colaboradora da Cruz Vermelha, que vem com a esperança de localizar seu irmão, dado como desaparecido em Khe Sanh e também um trio musical, Southem Bells, formado por Georgia Lee, Laurette Barber e Y Saachem, com a intenção de animar a tropa. Ao final da primeira temporada Cherry se mata

 

 

Num local conhecido como Jet Set Club, Lia Garreau, competente oficial de serviços especiais, recebe e ensina as novas voluntárias e animadoras. Em outro momento, Colleen vai a praia para contemplar o último amanhecer no Vietnã e ali encontra a Laurette Barber (Chloe Webb), que ensaia uma coreografia para o show. Laurette propõe a Colleen que atue com ela, visto que uma das componentes do trio voltou ao EUA.

 

 

A enfermeira aceita e em reciprocidade a animadora a acompanha até o hospital. Em plena atuação de Colleen na Southem Belle, ocorre um bombardeio ao Jet Set Club. Os soldados saem em disparada. Colleen pede a Laurete que console os feridos e a garota assim o faz. Em vista dessas circunstancias Colleen e Laurette decidem ficar mais um tempo em China Beach.

 

 

Outra personagem essencial a trama é KC Koloski (Marg Helgenberger), a prostituta, calculista, fascinantemente dura, para quem a guerra lhe trouxera somente altos lucros, melhores contatos e oportunidades empresariais. O espetáculo de televisão, somado a trilha sonora dos anos 60, com canções de The Supremes, The Troggs, entre outros e um humor mais familiar recriam a metragem dessa guerra.

 

 

Na primeira temporada, todos os episódios se passam entre 1967 a 1969. Depois, o tempo vai se alternando entre 1966 e 1985 (suas vidas após a guerra), mostrando como ela afetou a vida de todos para sempre. Todos os traumas, amizades, mortes e mutilações que os participantes da guerra sofreram permanecerão para sempre nas mentes dessas pessoas.

 

 

China Beach foi muito aplaudida pela crítica porém não alcançou muita audiência, apesar disso Dana Delany ganhou o Emmy de Melhor Atriz em 1992, um ano depois que a série já havia terminado. A série foi cancelada em 1991, mas logo voltou a ser novamente reapresentada pela The Hystory Channel.

 

 

Elenco

 

Dana Delany (enfermeira Colleen McMurphy)

Nan Woods (Cherry White - 1988-1989)

Michael Boatman (Samuel Beckett)

Marg Helgenberger (K.C. (Karen Charlene) Koloski)

Robert Picardo (Dr. Dick Richard)

Tim Ryan (Capitão Natch Austen -1988-1989)

Concetta Tomei (Major Lila Garreau)

Brian Wimmer (Boonie Lanier)

Jeff Kober (Sargento Evan 'Dodger' Winslow)

Chloe Webb (Laurette Barber - 1988)

Megan Gallagher (Wayloo Marie Holmes - 1988-1989)

Nancy Giles (Frankie Bunsen)

Ned Vaughn (Jeff Hyers -1989)

Troy Evans (Sargento Bob Pepper -1989-1991)

Ricki Lake (Holly Pelegrino -1989-1990)

Elizabeth Lindsey (Mai -1988-1989

Derek de Lint (Dr. Gerard Bernard -1989-1990)

Haunani Minn (Hang -1988-1989) 

 

 

Música Tema

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.museum.tv/archives/etv/C/htmlC/chinabeach/chinabeach.htm 

http://en.wikipedia.org/wiki/China_Beach 

http://www.tvtome.com/ChinaBeach/#intro 

http://www.epguides.com/ChinaBeach/ 

http://www.tvmagazine.com.br/sattv/arquivos/s-arquivo.asp 

http://www.nurseweek.com/ 

http://mythemes.tv/series/themes/opening/chinabea.mp3

http://www.danadelany.com/

 

Retornar/Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net