tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Combate - Combat! - Parte 1


 

 

Combate ou Combat! era uma série de TV centrada no segundo pelotão da Companhia King, comandada pelo novato Tenente Hanley (Rick Jason) e pelo Sargento Saunders (Vic Morrow). No inicio da primeira temporada o Sargento Saunders ainda aparecia apenas obedecendo às ordens do Tenente, como mais um membro da equipe, mas com o passar do tempo e diante das incertezas do Tenente Hanley, ele passa a fazer com que os acontecimentos acabem girando em torno dele e assumindo praticamente quase que todas as responsabilidades.

 

 

Com o decorrer das temporadas, o Sargento Saunders vai se tornando um líder duríssimo, exigindo o melhor de todos, conduzindo os soldados como homens e não como um soldado profissional. Seus homens dependiam dele para sobreviver. Antes da guerra, Saunders era um garoto que havia crescido nos perigosos bairros pobres dos Estados Unidos, lutando contra todos para se manter inteiro, diferentemente do Tenente Hanley, um homem letrado, com formação universitária, apesar da série não mostrar muita coisa sobre a vida do Tenente, antes da guerra.

 

 

Os episódios iniciais da série ainda são uns tanto trêmulos como se o espetáculo tivesse procurando achar o seu caminho, mas aos poucos, com a progressão dos episódios elas vão se tornando cada mais interessantes, mais fortes e confiantes.

 

 

Ainda na primeira temporada, foram mostrados todos os acontecimentos importantes da Segunda Guerra Mundial, como a campanha da Normandia, com requinte de detalhes, impressionantes para uma série de guerra desta época. Com o decorrer das temporadas, novas missões e batalhas em locais diferentes eram apresentadas e finalmente na última temporada, mostravam os conflitos e os problemas para o retorno para casa, com o fim da guerra. A série termina sem que isso tivesse ocorrido.

 

 

Combat! não era apenas mais um seriado de guerra ou uma propaganda de guerra norte-americana, onde os mocinhos acabam sempre ganhando dos bandidos. O interesse do espetáculo era focar principalmente as circunstâncias, conflitos dos soldados, as lutas, os problemas pessoais, a ascensão dentro do grupo e as lutas por aquilo que eles não tinham ou não podiam fazer.

 

 

A série também mostrava os alemães falando regularmente sua própria língua, assim como os franceses, sem o uso de subtítulos. Os inimigos falavam o inglês apenas quando necessitavam, usando apenas freqüentemente a comunicação básica e quando o pelotão necessitava entender algo, recorriam a um soldado do pelotão, chamado Caje para ele traduzir.

 

 

O pelotão era formado por diferentes temperamentos e personalidades, que formavam o elenco regular da série, além de outros interpretados por artistas convidados, que faziam participações esporádicas no espetáculo. Ela contou também com dois médicos que eram simplesmente chamados de Doutor, um interpretado por Steve Rogers, que permaneceu somente na primeira temporada, desaparecendo logo em seguida sem nenhuma explicação. Depois apareceu outro médico interpretado por Conlan Carter, que permaneceu até o encerramento da série.

 

 

A série foi locada em várias regiões da Califórnia, nos Estados Unidos, assim como algumas cenas tomadas em Loire Valley, Loire, na França, além dos estúdios da Metro-Goldwyn Mayer, em Culver City, Califórnia. Contou também com grandes produtores e diretores como Robert Altman e roteiristas de primeira linha. As quatro primeiras temporadas da série foram produzidas em preto e branco e somente os 25 últimos episódios, antes do encerramento da série foram rodadas a cores.

 

 

Combat! foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede ABC, entre 2 de outubro de 1962 a 29 de agosto de 1967, num total de 152 episódios, de aproximadamente 45 minutos cada, em 5 temporadas. Segundo alguns autores, no Brasil, esta série foi apresentada pela extinta TV Excelsior e também TV Record com o nome de Combate na década de 60. O espetáculo foi distribuído mundialmente e se tornou um grande sucesso no Japão, onde a série foi apresentada por vários anos seguidos e segundo vários autores, a série ainda hoje, continua a ser apresentada em algum canto do mundo e com grande sucesso.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net