tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Comedy Capers - Reis do Riso - Parte 1


 

 

Comedy Capers, também conhecido no Brasil como Reis do Riso foi uma série de televisão formada por um pacote de seqüências de filmes de curta-metragem da chamada “era silenciosa” produzidas por Mack Sennett e Hal Roach, nas décadas de 20 a 40.

 

 

 

Elas foram produzidas e distribuídas pela National Telepix, que em 1960 já havia reeditadas com narração trabalhos como “Our Gang” de Hal Roach e lançado debaixo do título de “Mischief Makers” (algo como Fábrica de Danos).

 

 

 

Um ano depois, em 1961, a mesma produtora voltou a transformar as pequenas curtas de Sennett e Hal Roach sob a denominação de “Comedy Capers”, em dois carretéis chamados de "Christie comedy", que foram divididas em 108 episódios, de aproximadamente 12 minutos cada, em filmes de 16mm, em preto e branco, que foram distribuídas para diversas emissoras pelo mundo.

 

 

 

A música de abertura da série foi publicada pela National Telepix (BMI), bem como o tema de encerramento “Comedy Capers End Title” ou também conhecido por “End Theme That´s All, neighbors”, ambas com músicas de Jack Saunders e letras de Phyllis Brandell com Jack Saunders.

 

 

 

As seqüências eram estreladas por artistas cômicos famosos como Snub Pollard, Ben Turpin, Billy Bevan, Harry Langdon, The Keystone Cops, Laurel & Hardy, entre outros. Alguns dados encontrados sugerem que originariamente a série foi apresentada em syndicated, nos Estados Unidos, neste mesmo ano. No Brasil foram encontradas informações de alguns autores, de que a mesma foi apresentada pela Rede Globo de televisão, na década de 70 sob o nome de “Reis do Riso”.

 

    

 

Apesar de muitas poucas e imprecisas informações a respeito deste seriado, uma coisa pode ser afirmada com grande dose de confiança, de que a série mostrava diversos trabalhos desses dois importantes nomes da “era silenciosa”, Mack Sennett e Hal Roach.

 

 

Mack Sennett – nascido como Michael Sinott, nasceu em Richmond, Quebec, no Canadá, no dia 17 de janeiro de 1880, filho de imigrantes irlandeses católicos. Mais tarde, aos 17 anos de idade mudou-se com sua família pra Connecticut, nos Estados Unidos e depois na Cidade de Nova Iorque, onde Sennett trabalhou como cantor, dançarino, ator, roteirista e em pouco tempo passou a dominar quase toda arte cinematográfica.

 

 

Em 1912 fundou a famosa Keystone Studios, em Edendale, Califórnia, onde foi o responsável pela produção e popularização de diversos filmes mudos de comédia e trabalhou com diversos atores famosos da época como Mabel Normand, Charles Chaplin, Bing Crosby e W.C. Fields, entre outros.

 

 

E também de sua autoria a famosa trupe dos The Keystone Kops, bem como as famosas garotas vestindo trajes de banho, que causaram um grande escândalo na época. Suas comédias ficaram muito famosas por cenas onde aconteciam diversas correrias e também batalha de “pastelões”.

 

Mack Sennett e Mabel Normand

 

Muitos de seus filmes do início da década de 20 foram herdados pela Warner Brothers quando a companhia se fundiu com a distribuidora original, a First Nacional. Entre seus últimos trabalhos incluem a direção de Buster Keaton em “Timid Young Man” em 1935 e também sua aparição em “Hollywood Cavalcade” (1939). Nos anos seguintes continuou na recopilação de diversos materiais de suas obras e em outros trabalhos. Também teve num caso rumoroso e conflitante com a atriz Mabel Normand.

 

Charlie Chaplin e Mack Sennett

 

Mack Sennett morreu aos 80 anos de idade, no dia 5 de novembro de 1960, em Woodland Hills, Los Angeles, nos Estados Unidos. Por sua imensa contribuição a indústria cinematográfica, Sennett foi recompensado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e em 2004, também foi incluído em “Canada´s Walk of Fame”.

 

Harold Lloyd e Hal Roach

 

Hal Roach – nasceu como Harold Eugene Roach, no dia 14 de janeiro de 1892, em Elmira, Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em 1912 chegou a Hollywood e se tornou um próspero ator. Depois passou a produzir e dirigir filmes como “Just Nuts” em 1915, onde fez grande amizade com o comediante Harold Lloyd, que havia protagonizado esta película.

 

Hal Roach com Laurel & Hardy

 

Em 1919 fundou a Hal Roach Studio e continuou a produzir outras comédias com grandes artistas da época, inclusive Harold Lloyd. Na década de 20 e 30 produziu diversos curtas-metragens humorísticos chegando a ganhar um Oscar com “The Music Box” em 1932 e “Bored of Education” em 1936. Fora isso produziu filmes de Will Rogers, Max Davidson, The Our Gang Kids, Charley Chase, Harry Langdon e os famosos Laurel & Hardy.

 

 

Durante a década de 20 foi um dos principais rivais do produtor Mack Sennett. Nos anos 40 passou a se concentrar nas produções de filmes mais sofisticados como “Topper” e “The Housekeeper´s Daughter” e “Of Mice and Men”, entre outros.

 

 

Na década de 50 começou a produção de séries de televisão como “The Stu Erwin Show”, “My Little Margie” e “The Abbott and Costello Show”, entre muitos outros trabalhos até o fim de sua vida. Hal Roach morreu com cerca de 100 anos de idade, no dia 2 de novembro de 1992, em sua casa em Bel Air, Califórnia, de pneumonia.

 

Música Tema

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

 http://www.palmbeachentertainment.net/tblSeries.pdf

http://www.classicthemes.com/50sTVThemes/tvSeriesLis.shtml

http://br.geocities.com/comedy_capers_album/1_10.htm

http://www.hal-roach.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/Hal_Roach

http://en.wikipedia.org/wiki/Mack_Sennett

http://www.imdb.com/name/nm0784407/

http://www.cinemaweb.com/silentfilm/index.htm

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |  05   |   06   |   07   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net