tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Cyborg - O Homem de 6 milhões de Dólares - Parte 1


 

 

The Six Million Dollar Man, também conhecido no Brasil como Cyborg: O Homem de Seis Milhões de Dólares foi uma série de televisão norte-americana baseada no livro “Cyborg” de Martin Caidin, que foi escrita em 1972. Esta obra acabou gerando três telefilmes: “Cyborg: The Six Million Dollar Man”, exibido em 7 de março de 1973; “Wine, Women and War”, em 20 de outubro de 1973 e “The Solid Gold Kidnapping” apresentado em 17 de novembro de 1973.

 

 

Pouco tempo depois se tornou uma série regular de televisão e também posteriormente um spin-offThe Bionic Woman” (A Mulher Biônica), assim como várias adaptações com ambos os personagens de mesmo nome e tornando-se um ícone da cultura pop dos anos 70.

 

 

A série é centrada num ex-astronauta chamado Steve Austin que fica gravemente ferido num acidente, e levado para o hospital onde passa a submeter-se a uma operação de “reconstrução” que custa em torno de seis milhões de dólares. Seu braço direito, as duas pernas e um de seus olhos são substituídos por implantes “biônicos”, que acabam proporcionando uma supervelocidade, uma força descomunal no braço direito e um olho com recursos de zoom e infravermelho.

 

 

Após a operação ele passa a trabalhar como um agente secreto para uma organização denominada OSI: Office of Scientific Intelligence e recebe ordens do seu diretor Oscar Goldman. Toda a operação era supervisionada por um cientista chamado Dr. Rudy Wells, assim como o acompanhamento de toda a funcionalidade do homem biônico.

 

 

O livro que deu origem a série de televisão foi livremente adaptado para um telefilme, pelo escritor Howard Rodman, sob o pseudônimo de Henri Simoun. Para a realização do trabalho de televisão algumas modificações, em relação ao livro original, foram introduzidas.

 

 

No livro original, por exemplo, Austin era assassinado a sangue frio, enquanto na versão televisiva ele não chegou a morrer durante o acidente, assim como no livro Austin perdera o braço esquerdo e na televisão é totalmente o contrário, era o direito.

 

 

O olho biônico de Austin era utilizado no livro apenas como uma câmera ou um laser, também ele tinha um rádio transmissor implantado em seu cérebro e Austin usava uma pistola de dardos em um dos seus dedos biônicos para eliminar seus oponentes, coisas que na série de televisão, simplesmente não existiam, bem como outras situações que foram modificadas da obra original.

 

 

O espetáculo tornou-se muito popular dentro da cultura pop dos anos 70, principalmente com a introdução de seqüências em “slow-motion” (câmera lenta), que também foram bastante exploradas no seriado “Kung Fu” desta mesma década e acompanhamento de trilha sonora eletrônica.

 

 

No dia 16 e 23 de março de 1975, foi apresentado um episódio em duas partes denominado “The Bionic Woman”, onde surgiu uma personagem chamada Jaime Sommer, uma jogadora de tênis profissional, que também sofre um acidente durante a queda de pára-quedas e se submete a uma operação semelhante a de Austin, com partes biônicas.

 

 

Ela era uma ex-namorada de Austin e depois de recuperada reacende novamente a paixão entre eles. Ao final do episódio ela acaba morrendo, mas devido ao sucesso do personagem ela é revivida através de uma criogenia e retorna em sua própria série, “The Bionic Woman” que durou até 1978, quando as duas séries acabaram sendo canceladas simultaneamente.

 

Partes:  01  |  02  |  03  |  04  |  05  |  06  |  07  |  Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net