tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Disneyland - Disneylândia - Parte 1


 

 

Disneyland ou Disneylândia foi a primeira incursão de Walt Disney numa série de antologia na televisão conhecido como o "O Mundo Maravilhoso de Disney", que teve seu início em 1954.

 

 

O mesmo espetáculo básico foi apresentado desde então em várias emissoras de televisão nos Estados Unidos e também no mundo inteiro com uma variedade de nomes. No Brasil algumas destas séries foram exibidas pelas emissoras como TV Record e também pela Rede Globo com grande sucesso.

 

 

O programa é supostamente o mais longo da televisão norte-americana, entretanto muitos autores não concordam, visto que o programa, ao longo de seu tempo, passou a ter vários nomes e fases distintas. Originariamente o próprio Walt Disney apresentava os desenhos animados ou algum outro material da biblioteca do estúdio, como por exemplo, no filme "Alice in Wonderland".  

 

 

A primeira fase do espetáculo denominado simplesmente de “Disneyland” foi apresentada pela rede ABC, entre 27 de outubro de 1954 a 3 de setembro de 1958, em preto e branco, num total em torno de 181 episódios, com duração de 60 minutos aproximadamente cada.

 

 

Logo em seguida a série passou a ser exibida sob o título de “Walt Disney Presents”, também pela rede ABC, em preto e branco, entre 12 de setembro de 1958 a 17 de setembro de 1961. Por essa mesma época, Disney resolveu mover o espetáculo da rede ABC para a NBC com um novo programa agora totalmente a cores e assim surgiu o “Walt Disney´s Wonderful World of Color” que foi apresentado entre 24 de setembro de 1961 a 7 de setembro de 1969.

 

 

O seriado passou a contar também com o personagem do Professor Ludwig Von Drake. Mas, em 1966, ocorreu a morte de Walt Disney e o espetáculo passou a ficar sem o seu anfitrião. Desde então a Disney, até 1986 quando da criação da Disney CEO, passou a ser administrada por Michael Eisner.

 

 

Durante os anos seguintes, a Disney não manteve a mesma qualidade de liderança que havia sido provida por Walt Disney quando ainda vivo. Entretanto, o espetáculo televisivo da Disney continuou com “The Wonderful World of Disney” pela rede NBC entre 14 de setembro de 1969 a 2 de setembro de 1979, seguida por “Disney´s Wonderful World”, também pela rede NBC entre 9 de setembro de 1979 a 13 de setembro de 1981, quando a NBC cancelou a série pela sua emissora.

 

 

O espetáculo então passou a ser arejada pela rede CBS, sob o título de “Walt Disney”, entre 26 de setembro de 1981 a 24 de setembro de 1983. Nesse mesmo ano, 1983, surgia o nova emissora Disney Channel abrindo suas portas para suas programações e Disney CEO.

 

 

Nesse meio tempo E. Cardon Walker decidiu terminar com a série de televisão, mesmo porque agora eles poderiam dispor de uma emissora onde poderiam apresentar qualquer produto da “Disney”. Por causa disso, o seriado ficou fora do ar durante alguns anos, mas em 2 de fevereiro de 1986, a série voltou novamente à rede ABC sob o título de “The Disney Sunday Movie” e foi arejado até 11 de setembro de 1988.

 

 

Nesse mesmo ano, o espetáculo foi novamente para a NBC, que passou a exibir “The Magical World of Disney”, entre 9 de outubro de 1988 a 9 de setembro de 1990. A partir desse ano, a própria emissora The Disney Channel passou a apresentar “The Magical World of Disney”, que ficou no ar entre 23 de setembro de 1990 a 1 de dezembro de 1996, quando retornou novamente a rede ABC com “The Wolderful World of Disney”, exibido entre 28 de setembro de 1997 a julho de 2008.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net