tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Doctor Who - Parte 1


 

 

Doctor Who é uma série de televisão britânica, uma mistura de drama e ficção científica, que teve sua estréia no Reino Unido através da BBC no dia 23 de novembro de 1963, sob a responsabilidade de Sidney Newman do Departamento de Dramaturgia da BBC, juntamente com o chefe do Departamento de Roteiros, Donald Wilson, do escritor Anthony Coburn, do editor David Whitaker e pela produtora Verity Lambert.

 

 

O tema musical da série ficou a cargo de Ron Grainer realizada pela Della Derbshire da BBC Radiophonic Workshop com a assistência de Dick Mills. Em sua criação foram utilizadas várias partes a partir de repetições de uma série de notas de piano, osciladores e filtros.

 

 

A adaptação original de 1963 do tema para Doctor Who é considerada como uma obra prima da música eletrônica, além de inovadora e importante, pois foi a primeira série de televisão do mundo a utilizar um tema realizado completamente com instrumentos eletrônicos.

 

 

Com o decorrer das temporadas, outras adaptações mais modernas foram aplicadas por parte de Peter Howell, Dominic Glynn, Keff McCulloch, entre outros. Não tardou muito tempo para que o espetáculo se convertesse numa das mais sucedidas produções inglesas agradando o público adulto e especialmente as crianças.

 

 

Atualmente o Guiness Book considera o espetáculo como a série de ficção científica mais longa do mundo e também um ícone da cultura popular britânica. Inicialmente o personagem principal Doctor Who estava envolto num mar de mistério, pois tudo que se sabia dele a princípio era o fato dele ser um viajante alienígena excêntrico, de grande inteligência, que lutava contra as injustiças, enquanto explorava o tempo e o espaço numa máquina denominada de TARDIS, que muito se assemelhava a uma cabine da polícia londrina da década de 50. 

 

 

Sua personalidade era sinistra e irascível, mas aos poucos foi se revelando que na realidade ele estava apenas defendendo seu próprio povo e eram denominados como “Senhores do Tempo” (Time Lords) do planeta Gallifrey. Como Senhor do tempo, o Doctor Who tinha a capacidade de regenerar seu corpo quando estava a beira da morte, o que permite a ele permanecer como ator principal por um longo tempo.

 

 

Esse processo já foi realizado em nove ocasiões e a cada nova encarnação ele passa a apresentar suas próprias peculiaridades e habilidades. Vários atores têm interpretado o Doctor Who no decorrer do tempo, tais como Peter Cushing e até o Rowan Atkinson, conhecido no Brasil por Mr. Bean, num especial de quatro episódios de 1999 como o nono Doctor.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   Index

 

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net