tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Dragnet - Parte 1


 

 

Dragnet iniciou como uma série popular de rádio, de 3 de junho de 1949 a 26 de fevereiro de 1957, depois virou um drama policial de TV (de 16 de dezembro de 1951 até 1959), que contava sobre alguns casos acontecidos em Los Angeles envolvendo o detetive policial, o Sargento Joe Friday e seus companheiros. O espetáculo levava o nome  de Dragnet, pois era um termo policial que significava um sistema de medidas coordenadas contra criminosos e suspeitos. Dragnet foi, possivelmente, a série mais famosa da época e também foi creditada por melhorar a imagem pública da polícia  nos Estados Unidos. 

 

 

A série contava com uma abertura musical contendo quatro notas distintas e também foi um dos primeiros dramas criminais a ser mostrado no horário nobre. Dragnet era protagonizado por Jack Webb que também era seu produtor e também dirigiu vários capítulos da série, criando um ponto de referência pela qual seriam julgados os espetáculos policiais subseqüentes. As origens da série pode ser localizadas num filme noir em forma de semi-documentário chamado "He Walked by Night" de 1948, no qual Jack Webb fazia um pequeno papel. 

 

 

Mais tarde Webb criou uma série para o rádio na NBC que continha muitas semelhanças com o filme, pois ambos empregavam a Polícia de Los Angeles (LAPD) como aconselhador técnico e também as narração provinha de informações sobre os funcionamentos da polícia e um estilo, geralmente em forma de um pequeno documentário. No programa de rádio, Jack Webb interpretava o personagem Sargento Joe Fridya e Barton Yarborogh, interpretava o companheiro de Joe, o Sargento Ben Romero.

 

 

O sucesso da rádio conduziu Dragnet para a televisão e o episódio piloto Chesterfield Sound off Time ocorreu em 1951, e resultou numa permanente apresentação nas noites de quinta-feira pela rede de televisão NBC a partir de 1952. O ator Barton Yarborogh morreu repentinamente depois do episódio piloto e foi substituído pelo ator Ben Alexander que passou a interpretar o Oficial Frank Smith, de 1953 até o fim da série em 1959.

 

 

Na televisão Dragnet alcançou um sucesso imediato, chegando ao topo dos 10 melhores em 1956. A série era aplaudida pelo seu realismo factual altamente estilizadas. Os episódio começavam com um prólogo que prometia " o história que você está a ponto de ver, é verdade; seus nomes foram modificados para proteger pessoas inocentes" e uma voz mais gutural de Webb dizia "Esta é a cidade. Los Angeles, Califórnia", e normalmente oferecia estatísticas sobre a cidade, sua população e instituições. Entre outros elementos mais realista, o espetáculo era recheado de referências constantes como datas e condições de tempo.

 

 

Dragnet também enfatizada os verdadeiros jargões policiais, os aspectos técnicos da execução de uma lei e o macete de cada trabalho. Em lugar de ficar preocupando com cenas de brigas e jogos de armas, eles gastavam muito de seu tempo na fabricação de telefonemas, testemunhas interrogativas ou então seguindo o criminoso até deixá-lo num beco sem saída. Cenas dos detetives simplesmente esperando e ocupando-se com conversa fiada eram cenas muito comuns.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net