tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Dr Kildare


 

 

 

Dr James Kildare era um personagem fictício criado por Frederick Schiller Faust (um especialista em filmes de faroeste) para os filmes teatrais que apareceram na década de 30 e 40. Por volta de 1950 o personagem chegou ao rádio e finalmente nos anos 60 chegou a televisão e também em comics, baseado no espetáculo da televisão.

 

 

 

Filmes teatrais, para quem desconhece, eram na realidade algo muito semelhante com os seriados feitos para a televisão atualmente. A diferença residia na não existência de episódios, sendo cada filme uma teatralização independente, mas mantendo sempre a mesma linha de história e seus personagens. Nos filmes da década de 30 e 40, o jovem médico interno Dr. Kildare tinha como mentor um médico mais velho e experiente chamado Dr. Leonard Gillespie. Depois dos dez primeiros filmes, o personagem do Dr. Kildare foi eliminado e a história passou a ser focado no Dr. Gillespie. 

 

Keye Luke como Mestre Po em Kung Fu

 

Isto aconteceu devido ao fato de Lew Ayres, o ator que representava o Dr. Kildare falar abertamente de sua idéia contrária à guerra, bem no meio do patriotismo existente durante a Segunda Guerra Mundial, o que fez dele um sujeito muito impopular, e assim ele foi substituído pelo ator de origem oriental Keye Luke, como o novo médico interno. Keye Luke mais tarde ficaria famoso na televisão, ao interpretar o Mestre Po, na série de televisão Kung Fu na década de 70.

 

Lew Ayres

 

Em 1949, a Metro- Goldwin-Mayer reuniu os atores Lew Ayres e Lionel Barrymore novamente, para fazer um programa de rádio chamado de "A História do Dr. Kildare", escrito por Les Crutchfield, Jean Holloway entre outros. As transmissões começaram pela estação WMGM, em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1950 e ficou até 3 de agosto de 1951 e através da syndicated ela foi passada para outras estações na década de cinqüenta. O elenco de apoio incluíam Ted Osborne como o Dr. Carough, administrador do hospital; Jane Webb como a enfermeira Mary Lamont e Virginia Gregg como a enfermeira Parker. Também participavam várias celebridades da época como William Conrad, Stacy Harris, Jay Novello, Isabel Jewell, Jack Webb, entre outros, como artistas convidados.

 

 

De 27 de setembro de 1961 à 5 de abril de 1966, Dr. Kildare virou uma série de televisão e foi apresentado pela rede NBC, nos Estados Unidos, num total de 190 episódios, protagonizado pelo jovem ator Richard Chamberlain (Dr. Kildare). Nessa mesma época um outro drama médico também começou a ser apresentado pela rede ABC, chamada Ben Casey e os dois disputam a audiência dos espectadores. As duas séries são consideradas pioneiras nesse tipo de espetáculo médico e abriu caminho para outras séries do gênero.

 

 

As duas série tratavam os assuntos de forma bem parecida e se tornaram bastante populares. Conta-se que Richard Chamberlain (Dr. Kildare) recebia três vezes mais cartas das fãs, principalmente da jovens mocinhas da época, devido a sua idade e porte físico, mais apropriado ao público jovem, do que Vince Edwards (Ben Casey), que tinha uma fisionomia mais série e lidava com temas mais adultos.

 

 

No Brasil as primeira temporadas da série, em preto e branco, foram apresentados pela primeira vez na extinta TV Excelsior e depois foi reapresentada na década de 70 pela TV Bandeirantes, com dublagens realizadas pela AIC - São Paulo. Somente a última temporada da série foi produzida a cores, mas provavelmente nem chegaram a serem apresentadas por aqui.

 

 

A série contava a história do jovem médico interno, Dr. James Kildare, interpretado por Richard Chamberlain, trabalhando no Blair General, um grande hospital metropolitano, tentando aprender a sua profissão, lidando com os problemas dos pacientes, chegando inclusive a envolver com eles e ganhando o respeito do Dr. Leonard Gillespie, interpretado por Raymond Massey, que mantinha uma relação quase que paternal com Kildare.

 

 

No primeiro capítulo o Dr. Kildare ouviu o seguinte conselho do Dr. Gillespie: "Nosso trabalho é manter as pessoas vivas, não lhes ensinar como viver". Kildare ignorava isso indo sempre em contramão a isso. Na primeira temporada Dr. Kildare compartilhava a amizade dentro do hospital com o Dr. Agurski (Eddie Ryder) e o Dr. Gerson (Jud Taylor). Na terceira temporada o Dr. Kildare foi promovido a residente.

 

 

Richard Chamberlain interpretou ele próprio a canção "Three Stars Will Shine Tonight" da série, composta por Jerry Goldsmith. Em 2006, Richard Chamberlain participou da paródia "Greys Anatomy" exibida pela TV Land Awards, juntamente com outros médicos famosos da televisão, provindos de séries como Julia, ST. Elsewhere, MASH e O Barco do Amor.

 

 

Entre 1962 a 1965 circulou uma revista em história de quadrinhos, nos Estados Unidos, lançada pela editora Dell Comics e em 1972 um remake intitulado Young Dr. Kildare foi apresentado, protagonizado por Mark Jenkis como Dr. Kildare, focalizando os anos em que ele era um interno do hospital. A série durou apenas 24 episódios.

 

 

Alguns atores que trabalharam na série já faleceram como a atriz Jean Innes, que interpretava a enfermeira Fain, de câncer em 1978; o ator Raymond Massey que fazia o Dr. Gillespie em 1983, de pneumonia e Eddie Ryder, o Doutor Agurski em 1997.

 

 

Richard Chamberlain (Dr. James Kildare)

 

Richard Chamberlain nasceu no dia 31 de março de 1934 em Beverly Hills, Estado Unidos. Iniciou sua carreira interpretando papéis secundários em várias séries como Alfred Hitchcock Presents e Thriller, entre outros. Em 1960 começou no teatro e no cinema, apresentado-se na Broadway com "Holly Gollightly", uma versão teatral de um filme de Blake Edwards. Alcançou fama em 1961 ao protagonizar a série de televisão Dr. Kildare e a partir do encerramento da série começou a participar de diversos filmes famosos como "Julius Cesar" (1970), "The Three Musketeers" (1973), "The Count of Montecristo" (1975), "Shogun" (1980), "King Solmon´s Mines" (1985), "Allan Quatermains and the Lost City of Gold" (1985), entre outros.

 

 

No Brasil ficou famoso também pela interpretação no telefilme "Os Pássaros Feridos" em 1983 e apresentado com grande sucesso pelo SBT na década de 80 e em outro telefime "Shogun" de 1980, apresentado em partes pela Rede Globo, também com grande sucesso. Chamberlain continua atuando até hoje em diferentes filmes e séries. Recentemente, em junho de 2003, Richard Chamberlain, que durante anos cativou milhares de corações femininos, declarou publicamente sua homossexualidade. Sua declaração coincidiu também com a publicação de suas memórias no livro "Shattered Love", em que confessa uma infância difícil.

 

 

Elenco

Raymond Massey (Dr. Leonard Gillespie) (1961-1966)

Eddie Ryder (Dr. Simon Agurski) (1961-1962)

Jud Taylor (Dr. Thomas Gerson) (1961-1962)

Joan Patrick (Recepcionista Susan Deigh) (1961-1962)

Steve Bell (Dr. Quint Lowry) (1965-1966)

Ken Berry (Dr. Kapish) 

Jo Helton (Enfermeira Conant)

Jean Inness (Enfermeira Fain) (1965-1966)

Lee Kurty (Enfermeira Zoe Lawton) (1965-1966) 

John Napier (Ken Cleveland) (1966-1967) 

Robert Paget (Dr. John Ross) 

Cynthia Stone (Mrs. Salt)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Música Tema

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.fiftiesweb.com/tv50.htm 

http://timstvshowcase.com/index.html 

http://www.richardchamberlaintribute.com/ 

http://www.kfcplainfield.com/sound/doctorkildare.wav 

http://www.tvtome.com/tvtome/servlet/ShowMainServlet/showid-231/ 

http://www.geocities.com/TelevisionCity/Stage/2950/Medical/DrKildare.htm 

http://lavender.fortunecity.com/flamingos/387/richardhome.html 

http://richardchamberlain.tvheaven.com/ 

http://www.who2.com/richardchamberlaim.html 

http://members.tripod.com/~ukculttv/rchamberlain.html

http://www.geocities.com/Broadway/Wing/3108/

 

Retornar/Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net