tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Espaço 1999 - Space 1999 - Parte 1


 

 

A idéia de se criar a série Espaço 1999 (Space 1999) começou a brotar por volta de 1969 quando foi encerrada nos Estados Unidos a série Jornada nas Estrelas (Star Trek) e somente por volta de 1972 é que os norte-americanos, admiradores desse gênero de ficção, viram a chegada de outra série, uma produção bastante qualitativa, chamada UFO, uma série de britânica, do gênero "science fiction" criado pela dupla Gerry e Sylvia Anderson, pela companhia produtora Century 21 Productions e Incorporated Television Company (ITC), e estreou na Inglaterra em 16 de setembro de 1970, com uma boa audiência. 

 

 

No começo as emissoras já conhecendo os trabalhos de Gerry e Sylvia, esperavam uma série infantil, mas logo descobriram se tratar uma obra dirigida, quase que exclusivamente a um público adulto, devido a complexidade de sua temática. Apesar da série, às vezes, ser transmitida em horário não adequado para sua temática, não chegou a afetar a audiência, se bem que ela durou apenas uma temporada com 26 episódios somente. A história girava em torno de uma luta entre uma organização secreta terrestre, contra um grupo de alienígenas e seus discos voadores.

 

 

A partir de 1972 a série começou a ser apresentada nos Estados Unidos, através da rede CBS, obtendo em suas primeiras emissões, até um admirável êxito. Isto fez com que Gerry e Sylvia Anderson ficassem animados e voltassem seu pensamento na possibilidade de criação de uma segunda temporada e até um "spin-off", ambientado 20 anos depois.  A primeira idéia que tiveram foi a de criar uma outra série chamada UFO 1999, que tinha como premissa central, fazer uma continuação da história original, vinte anos depois, numa base lunar, onde se faria a coordenação dos ataques contra os alienígenas, mas a idéia não vingou e ela acabou sendo arquivada.

 

 

Pouco tempo depois retomaram de novo o projeto com uma nova idéia que foi nomeada como "Menace in Space" (Ameaça no Espaço), depois vieram outros como "Space Probe" (Sonda Espacial), "Space Journey 1999" (Viagem Espacial 1999) e "OVNI in Space 1999" (OVNI no Espaço 1999). Cada vez que um novo nome surgia, também uma nova argumentação aparecia. Quando chegaram ao último nome, tudo parecia estar acertado e definido, foi quando Gerry Anderson levou o projeto para Abe Mandell, um representante da produtora ITC nos Estados Unidos, um homem com vasto conhecimento do poderio do mercado norte-americano, que delineou alguns novos caminhos que a série deveria tomar e assim novas modificações foram enxertadas.

 

 

Uma delas foi mudar o nome, que não agradava a ele e então sugeriu a retirada do OVNI, pois o nome lembrava muita a série inglesa que dava origem a esse novo projeto e também achou de bom grado que os acontecimentos e as ações acontecessem fora do planeta Terra, em algum lugar bem distante, pois dessa forma evitariam a colocação da base na Inglaterra, nos Estados Unidos ou algum outro local, que provavelmente agradaria um e desagradariam outros. Longe da Terra isso não mais constituiria um problema.

 

 

 

Diante dessas propostas de Mandell, a dupla de criação Gerry e Sylvia Anderson, arquitetaram algumas opções para o enredo, numa delas a Terra sofreria uma grande destruição, ficando somente alguns sobreviventes em sua base lunar, que continuariam a luta contra os alienígenas, mas essa idéia poderia desencadear insinuações de que haveria catástrofes aqui na Terra e coisas do gênero, então abandonaram essa proposta. Diversas outras idéias surgiram, até que chegaram a conclusão de simplesmente separar a Lua da Terra e começaram a trabalhar em cima disso, e pouco tempo depois surgia Space 1999.

 

 

Gerry e Sylvia Anderson foram os pioneiros nos uso da técnica de Supermarionation e através dela criaram grande e memoráveis séries utilizando bonecos como em Supercar, Fireball XL5, Stingray, Thunderbirds, Captain Scarlet and the Mysterions e Joe 90. Os conhecimentos adquiridos nestas produções fizeram deles especialistas, na utilização e criação de maquetes de instalações e naves espaciais, o que seguramente fez com que Space 1999 estivesse intimamente relacionado com os fabulosos cenários de naves e diversas instalações.

 

Gene Roddenberry

 

Um outro denominador ligado a isso foi o fato de Gerry e Sylvia Anderson terem como sua maior referência a série Jornada nas Estrelas, criado por Gene Roddenberry e também o filme de Stanley Kubrick (2001: Uma Odisséia no Espaço) que surgia nessa mesma época, que superava todas as temáticas e expectativas do gênero de ficção. É bem provável que Gerry e Sylvia descobriram logo, através de Kubrick, que uma temática espacial poderia também dispor de algo mais do que uma simples aventura, que era permitido empregar uma fantástica gama de tecnologia e modernidade visual para o enriquecimento da obra. 

 

 

Voltando seus olhos novamente para Jornada nas Estrelas, Gerry e Sylvia podiam sentir onde a Star Trek deixava a desejar, pois tudo era focado na nave "Enterprise", a não ser em algumas ocasiões especiais, bem como as maquiagens dos seres alienígenas, que eram discretas e muito pobres.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net