tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Fantomas - Ogon Batto - Parte 1


 

 

Fantomas foi uma série animada japonesa escrita por Ichiro Suzuki e ilustrada por Takeo Nagamatsu, baseado num mangá de 1947, mas existem muitas controvérsias a respeito da origem deste anime japonês, que segundo diversos autores foi criado originalmente com o nome de “Ogon Batto” e que ficou conhecido no Brasil com o título de Fantomas.

 

 

Outros autores, porém, mencionam que ela surgiu bem antes, num romance popular de autor desconhecido, mas há também os que afirmam que ela apareceu como um “Kamishibai”, uma espécie de teatro ambulante através de sucessão de quadros ou imagens que vão sendo mostradas e narradas por um contador de histórias dirigidas especialmente a um público infantil no pós-guerra.

 

 

Com o declínio desse tipo de espetáculo após a Segunda Guerra Mundial, ela acabou sendo transposta para um mangá e posteriormente para uma série animada e também um longa-metragem em live-action estrelado por Sonny Chiba.

 

 

A série animada foi realizada pela Dai Ichi Animation, com o nome original de “Ogon Batto” ou Morcego Dourado, numa tradução literal e apresentado pela primeira vez no Japão, através da TV Yomiri, a partir de 01 de abril de 1967, num total de 52 episódios.

 

 

No Brasil foi exibida pela TV Record com grande sucesso, no final da década de 60, em películas de 16mm, em preto e branco e foram dubladas pela Cine Castro, com o título de Fantomas, que segundo alguns foi devido ao fato das primeiras seqüências do desenho terem vindo através da Itália, cujo seriado possuía o nome de Phantaman.

 

 

Outros afirmam que era para aproveitar a fama do nome de um lutador de telecath (luta livre de televisão dos anos 60), que usava uma máscara cobrindo o rosto com a estampa de uma caveira.

 

 

Posteriormente com a chegada de novas cópias coloridas, elas foram novamente redubladas, também pela Cine Castro e recebeu o nome de Fantaman: o Guerreiro da Justiça.

 

 

A série animada narra as aventuras envolvendo um famoso cientista chamado Dr. Steel, que trabalha incessantemente na criação de novas tecnologias capaz de trazer grandes benefícios para a humanidade.

 

 

Ele geralmente se desloca através de uma nave em formato circular, juntamente com seu filho Terry, um garoto muito inteligente e também um rapaz, amigo de seu filho, um sujeito bonachão chamado Gabi.

 

 

Além deles há uma garota órfã chamada Marie que foi adotada pelo professor e em alguns episódios aparece também um robô denominado REP, criado pelo seu pai, para ajudar seu filho e seus amigos. Todos eles vivem sendo incomodados pelo terrível vilão conhecido como Doutor Zero e suas terríveis criações, juntamente com seus comparsas.

 

 

 Os primeiros episódios da série mostram como o Doutor Steel e a menina Marie encontraram uma antiga tumba de um herói, provavelmente da antiga civilização de Atlântica, como ele foi reavivado após longos anos em profunda hibernação e como torna o grande protetor, principalmente de Marie e seus amigos.

 

 

O herói é conhecido como Fantomas e era um protetor de uma civilização da antiguidade, que foi criado para lutar contra um terrível vilão conhecido como Doutor Morte, que vivia apavorando a população daquela época.

 

 

Depois de muita luta, Fantomas consegue derrotar o vilão e ele é colocado em animação suspensa num sarcófago, para que ele possa ser despertado no futuro quando a humanidade precisar lutar novamente contra as forças do mal.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net