tvsinopse.

kinghost.net

 







 


A Garota da U.N.C.L.E. - The Girl from U.N.C.L.E.


 

 

The Girl from U.N.C.L.E ou A Garota da U.N.C.L.E. era uma série de TV norte-americana, um spin-off de The Man from U.N.C.L.E. (O Agente da U.N.C.L.E.), que foi inspirada nos filmes de espionagem, que se tornaram famosos na década de 60, principalmente pelas aventuras de James Bond, o agente 007, criada por Ian Fleming

 

 

U.N.C.L.E. era as iniciais de uma agência de espionagem chamada United Network Command for Law na Enforcement, que tinha como principal inimiga, uma organização criminosa conhecida pela sigla T.H.R.U.S.H., iniciais de The Technological Hierarchy for the Removal of Undesirables and the Subjugation of Humanity. Essas duas siglas nunca foram devidamente explicadas em nenhuma das duas séries, mas felizmente ela foi citada e explicitada no livro “The Dagger Affair”, escrita por David McDaniel.

 

 

The Man from U.N.C.L.E. era uma série que foi ao ar entre 1964 até 1968 e teve quatro temporadas. Durante a segunda temporada, um episódio chamado “The Monglow Affair” mostrava uma agente feminina da organização chamada April Dancer (Mary Ann Mobley) e o seu companheiro Mark Slate (Norman Fell), que salvam os personagens protagonistas da série, respectivamente Napoleon Solo (Robert Vaughn) e Illya Kuryakin (David McCallum).

 

 

Segundo diversos autores, este episódio não foi desenvolvido casualmente, na realidade ela era um teste para comprovar a penetração de uma agente feminina e sua avaliação junto aos telespectadores, pois já nessa época se pensava na criação de uma outra série de televisão, a pedido da rede NBC, apesar do produtor Norman Felton e a Arena Productions, não acreditarem nesse conceito.

 

 

Uma das razões da NBC solicitar uma nova série era porque naquela época, a emissora começou a se sentir ameaçada pelas suas concorrentes, que também introduziram em sua programação séries de grande sucesso como Batman (1966-1968) pela ABC e também pela CBS com Get Smart (1965-1970), uma vez que The Man of U.N.C.L.E. nunca conseguiu uma audiência fenomenal, chegando ao máximo nos 20 pontos durante a sua primeira temporada, ficando por volta de 13 nas temporadas seguintes.

 

 

Diante disso, os produtores resolvem criar The Girl for U.N.C.L.E. imbuído dentro do mesmo espírito de deboche e gozação de Batman e Get Smart, buscando como fonte inspiradora, segundo alguns autores, na heroína das histórias em quadrinhos Modesty Blaise criado por Peter O´Donnell (roteiro) e Jim Holdaway (arte), publicada pela primeira vez em 1963 pela Evening Standard.

 

 

A série The Girl from U.N.C.L.E. foi concebida seguindo os mesmos moldes da outra série original, como se fosse uma continuidade dela e aproveitando os personagens criados no episódio “The Monglow Affair”, agora com Stefanie Powers como a agente April Dancer no lugar da Miss América Mary Ann Mobley e Noel Harrison (filho de Rex Harrison) no lugar Norman Fell, como Mark Slate, um agente da U.N.C.L.E. britânica transferido para Nova Iorque. Os motivos dessas substituições nunca foram devidamente explicados.

 

 

Leo G. Carrol continuou como “cabeça” da U.N.C.L.E., Alexander Waverly, aliás, Carrol foi um dos primeiros atores a aparecer simultaneamente e regularmente em duas séries fazendo o mesmo personagem. A NBC ficou contente com a avaliação do primeiro episódio e autorizou o prosseguimento da produção do espetáculo.

 

 

O primeiro episódio da série “The Dog-Gone Affair”, escrito por Tony Barrett e dirigido por Barry Shear, iniciava numa ilha perto da Grécia, onde o chefe da T.H.R.U.S.C.H. (Kurt Kazznar) estava fazendo experiências com um gás que faziam as pessoas se moverem à metade de sua velocidade normal.

 

 

A agente April Dancer e o seu companheiro foram enviados para lá com um cachorro, provido com pulgas especiais, com um poderoso antídoto ao gás, que nunca foi testada, nem processada. Quando os agentes da U.N.C.L.E. encontram os agentes da T.H.R.U.S.C.H. e aí iniciam todas as travessuras comuns aos filmes de espionagem, com direito a bate-bocas, corre-corre e brigas naturalmente.

 

 

Mas, curiosamente a agente April não luta e passa a maior parte do tempo somente segurando o cachorrinho e isso não ocorre apenas nesse episódio, nos outros também é a mesma coisa. Muita gente estranhava isso, pois Stefanie possuía grandes atributos atléticos.

 

 

Tempos depois durante uma entrevista declarou que ela não lutava, não porque ela não quisesse ou que ela impusesse alguma condição nesse sentido, mas era porque o roteiro foi escrito daquela maneira. Fora isso a personagem April Dancer também sofreu comparações com a personagem Emma Peel (Diana Rigg) da série The Avenger (Os Vingadores), um outro seriado daquela época.

 

 

A série fez sua estréia nos Estados Unidos, numa terça-feira, no dia 16 de setembro de 1966, no horário noturno, enfrentado duas outras séries de grande sucesso, Daktari pela CBS e Combate pela ABC. Os primeiros dois episódios, apresentados em 13 e 20 de setembro tiveram boas avaliações, animando os executivos da NBC, mas este sucesso era indubitavelmente devido ao interesse dos telespectadores por uma nova série.

 

 

À medida que os episódios foram passando as audiências foram decaindo cada vez mais, assim como inacreditavelmente os enredos passaram a ser cada mais ultrajantes. Muitos telespectadores ficavam assombrados ao assistir a agente April posando como uma dançarina exótica, agarrando um artista desiludido que tentava transformar o mundo numa pintura em branco, ser apanhada por uma torradeira gigantesca (você já deve ter visto isso em Batman) ou um cientista que cria pássaros assassinos.

 

 

Apesar de tudo isso, a série ainda conseguiu acabar a primeira temporada com 29 episódios. No dia 11 de abril de 1967, a NBC finalmente anunciou o cancelamento da série, juntamente com outros dez programas da rede, incluindo Captain Nice, Occasional Wife e Please Don´t Eat the Daisies.

 

 

No Brasil, The Girl from U.N.C.L.E. foi exibida pela extinta TV Excelsior, no início da década de 70, com o nome de A Garota da U.N.C.L.E.. Pouco tempo depois a TV Excelsior faliu e parte do seu acervo de séries foram adquiridas pela TV Tupi, que começou a reapresentar esta série por volta de 1974.

 

 

Apesar da série A Garota da U.N.C.L.E. não ter sido um sucesso na televisão, ela foi caracterizada em cinco livros originais, dos quais dois foram publicados nos Estados Unidos. O espetáculo também foi, por um curto período, publicado em revistas, em forma de novelas e também a Gold Key Comics publicou um “short-lived” (5 issue) em formato de “comic book”.

 

Elenco

 

 

Stefanie Powers como April Dancer

 

 

Noel Harrison como Mark Slate

Leo G. Carroll como Alexander Waverly

 

Episódios

 

 

Primeira Temporada

 

1 - The Dog-Gone Affair
2 - The Prisoner of Zalamar Affair
3 - The Mother Muffin Affair
4 - The Mata Hari Affair
5 - The Montori Device Affair
6 - The Horns-of-the-Dilemma Affair
7 - The Danish Blue Affair
8 - The Garden of Evil Affair
9 - The Atlantis Affair
10 - The Paradise Lost Affair
11 - The Lethal Eagle Affair
12 - The Romany Lie Affair
13 - The Little John Doe Affair
14 - The Jewels of Topango Affair
15 - The Faustus Affair
16 - The U.F.O. Affair
17 - The Moulin Ruse Affair
18 - The Catacomb and Dogma Affair
19 - The Drublegratz Affair
20 - The Fountain of Youth Affair
21 - The Carpathian Killer Affair
22 - The Furnace Flats Affair
23 - The Low Blue C Affair
24 - The Petit Prix Affair
25 - The Phi Beta Killer Affair
26 - The Double-O-Nothing Affair
27 - The U.N.C.L.E. Samurai Affair
28 - The High and the Deadly Affair
29 - The Kooky Spook Affair

 

 

 

 

 

Música Tema

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://members.aol.com/Wmkoenig/unclepg.htm

http://epguides.com/ManfromUNCLE/

http://www.imdb.com/title/tt0059988/

http://www.tvobscurities.com/articles/gfu.php

http://www.tv.com/show/5319/summary.html

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Girl_from_U.N.C.L.E.

http://www.televisionheaven.co.uk/index.html

http://www.sobrecarga.com.br/colunas

http://www.retrotv.uol.com.br/uncle/index3.html

 

Retornar/Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net