tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Gasparzinho o Fantasminha Camarada - Casper 


 

 

Gasparzinho o Fantasminha Camarada ou originalmente Casper, segundo vários autores foi criado no início dos anos quarenta por Seymour Reid, que delineou a idéia do personagem e por Joe Oriolo que fez os primeiros desenhos e ilustrações.Quando Reit foi prestar o serviço militar, Joe acabou vendendo os direitos do personagem para o estúdio de animação da Paramount Pictures.

 

 

Nessa época o fantasminha ainda não tinha os seus contornos bem delineados, não tinha pernas, como a conhecemos hoje, parecendo mais um lençol branco voador. A primeira publicação num livro aconteceu em 1940 pela St. John Publishing e o primeiro desenho animado ocorreu pela primeira vez pela Paramount em 1945.

 

 

Gasparzinho era uma criança fantasma que gostava de fazer amigos ao invés de ficar amedrontando as pessoas, por isso ele saia de sua casa para encontrar algum amigo. Não obstante, toda pessoa ou animal que ele acabava por conhecê-lo, olhava para ele aterrorizado e saia correndo apavorado e amedrontado.

 

 

Desesperado Gasparzinho tenta cometer suicídio em vão, esquecendo que já havia morrido, mas pouco tempo depois, conhece duas crianças que passam a ser seus amigos. A mãe das crianças inicialmente se recusa a aceitar Gasparzinho como amigo de seus filhos, mas logo dá boas vindas à sua família, depois que Gasparzinho bota pra correr o ganancioso dono do imóvel. Gasparzinho se tornou uma das primeiras criações da Famous Studio.

 

 

Alfred Harvey fundou a produtora Harvey Comics e começou a produção dos comics de Gasparzinho, que eram distribuídas em syndicated sob o título “Haveytoons”, em 1952 e foram produzidas ininterruptamente até 1990.

 

 

Sucessivamente em 1959, a Harvey comprou os direitos de Gasparzinho, além de muitos outros personagens da Famous, que incluíam Herman and Katrip, Little Audrey e Baby Huey e começaram a comercializar os personagens, incluindo os curta-metragens da Famous de 1950 transformando-o num programa televisivo patrocinado pela Mattel intutulado “Matty´s Funday Funnies” para a rede ABC, programa esse criado para o lançamento da boneca Barbie para o público. O espetáculo durou até 1962 e levavam a assinatura dos roteiristas Jerry Livingston e Mack David.

 

 

As outras produções de Gasparzinho produzidas pela Famous já haviam sido adquiridas e distribuídas para a televisão através da U.M. &M. TV. Corp em 1956. A partir de 1963 começaram a serem produzidos os novos desenhos animados, que foram apresentados pela rede ABC, sob o título de “The New Casper Show”, que durou até 1969 e que traziam os novos personagens como o Trio Fantasma, Tio Catinga e o cavalo Pesadelo.

 

 

Gasparzinho também ficou muito popular através de diversas reprises e através da produtora Hanna-Barbera que produziu duas edições especiais de Natal, onde apareciam outros personagens da HB como Zé Colméia, Dom Pixote, Leão da Montanha, Pepe Legal, Bibo Pai e Bobi Fiho e também um especial do dia das bruxas intitulada “Casper Halloween Special”.

 

 

Na década de 70, Gasparzinho era um personagem tão famoso que os astronautas da Apollo 16 batizaram o Módulo de comando com seu nome e em 1979, chegou uma nova versão animada de Gasparzinho chamada “Casper and the Angels”, que foi exibido pela rede NBC, em 1979, onde o fantasminha camarada patrulhava as galáxias juntamente com os jovens Lerdo, Fundo, as garotas Max, Mini e um outro fantasma chamado Assombroso, num total de 26 episódios. Depois desta série, Gasparzinho ficou um bom tempo no anonimato, mas apesar disso, em 1982 foi escolhido para ser o Embaixador da UNICEF das Nações Unidas.

 

 

Em 1995, o fantasminha camarada retornou através do filme “Gasparzinho, o Fantasminha Camarada” juntamente com seus tios, o Trio Fantasma, que teve uma seqüência em 1997 com “Gasparzinho: Como Tudo Começou”, em live-action e a animação produzida através de animação computadorizada, reconstruindo a vida passada de Gasparzinho e tornando-se novamente conhecido pelas novas gerações de espectadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Música Tema

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.retrojunk.com/details_tvshows/2478-casper-and-friends/

http://www.tv.com/casper/show/5237/summary.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Casper_the_Friendly_Ghost

http://www.film.com/tv/casper/21328574

http://www.tvguide.com/tvshows/casper/200401

http://www.toontracker.com/casper/newcaspr.htm

http://www.imdb.com/title/tt0244914/

http://www.theneitherwrold.com/casper/toons.htm

 

Retornar/Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net