A Gata e o Rato - Moonlighting - Parte 1


 

 

A Gata e o Rato era uma série de TV norte-americana, que misturava comédia, drama, mistério e romance  e apresentado originalmente pela rede ABC, entre 3 março de 1985 a 14 de maio de 1989, num total de 66 episódios, com 44 minutos aproximadamente de duração cada, durante 5 temporadas.

 

 

A série foi criado por Glenn Gordon Caron, que também era o produtor executivo da série e segundo alguns autores, a série foi inspirada num filme de 1940, chamado "His Girl Friday", protagonizado por Rosalind Russel e Cary Grant, apesar de não ser encontrado nenhuma citação de Glenn sobre isso. Embora a série terminasse sua primeira temporada somente em vigésimo lugar, ela se restabeleceu chegando ao nono lugar nas temporadas de 1986-1987 e ainda conseguiram um décimo segundo lugar na temporada seguinte. As qualidades inovadoras da série mereceram uma menção dos diretores da "Guild of America", como uma melhores séries de drama e comédia dos últimos 50 anos da televisão.

 

 

A série girava em torno de casos investigativos da Blue Moon Detective Agency e de seus dois sócios, Madolyn "Maddie" Hayes, interpretados por Cybyll Shepherd e David Addison, interpretado pelo até então desconhecido ator Bruce Willis. O espetáculo envolvia mistérios, um diálogo muito picante e muita tensão sexual entre os dois personagens principais. Os personagens foram introduzidos através de um telefilme feito para a televisão, de mais ou menos duas horas, que precedeu todo o espetáculo.

 

 

O enredo do espetáculo começava depois que o encarregado do negócios de Maddie Hayes desfalca a maior parte de sua fortuna, deixando para ela somente sua casa e uma falida agência de detetives chamada Angels Detective Agency, administrada pelo despreocupado e esperto David Addison.  Aliás a agência só existia como um meio de se conseguir descontos no imposto de renda. Numa das primeiras aparições de Maddie a agência, ela encontra tudo aquilo numa tremenda bagunça, mais parecendo uma colônia de férias, com direito a manicures semanais e entrega de todo tipo de guloseimas.

 

 

Entre o piloto e o primeiro episódio, David acaba persuadindo Hayes a manter o negócio, fazendo um sociedade com ele. Dessa forma a agência é renomeada com o nome de Blue Moon Investigations, aproveitando o fato de Hayes ter sido uma modelo muito famosa, que fazia campanhas para o Shampoo Blue Moon. Em muitos episódios aparecem referencias dela como "The Blue Moon Shampoo Girl" (A Garota do Shampoo Lua Azul).

 

 

David convence Maddie de que a agência poderia gerar um grande lucro e reverter até mesmo a sua situação financeira. Diante disso ela passa a trabalhar como detetive, mas o trabalho envolvendo os dois geram diversas discussões, devido ao choque de personalidades da esnobe Maddie e do cínico David, algo como gato e o rato. Com o passar do tempo os atritos entre eles acabam se transformando num romance platônico. Seus relacionamentos profissionais e amorosos são difíceis e agitados, mas finalmente num dos episódios da terceira temporada eles chegam a ter um relacionamento rápido (somente um episódio).

 

 

Depois de uma tremenda briga, com direito a muitos tapas, finalmente chegam aos beijos e vão para a cama. O episódio vira um grande acontecimento norte-americano, comentado pelos maiores jornais dos Estados Unidos, graças a uma boa estratégia da emissora, através de propagandas nos guias de televisão, aliado a ansiedade dos fãs para saber se a coisa ia acontecer mesmo. O episódio alcançou a incrível cifra de 44% de audiência nos Estados Unidos, o que significou que ela foi assistida por nada menos do que 60 milhões de pessoas.

 

 

Quando todos pensavam que daqui por diante tudo iria ficar a mil maravilhas, o casal recomeça novamente suas brigas. A tensão romântica entre David e a elegante Maddie, aliada ao baixo rendimento da série, pouco tempo depois, faz a produção mudar a linha do programa fazendo com que Maddie crie jogos malabarísticos em sua relações e até um outro pretendente configurando um terceiro homem entra em cena, mas logo esse triângulo amoroso é anulado.

 

 

O espetáculo marca também a presença de Allyce Beasley interpretando Agnes DiPesto (no Brasil foi dublada como Agnes Topisco), a recepcionista da agência, com uma voz muito fanhosa, muito atrapalhada e fofoqueira, que normalmente atende o telefone fazendo rimas ou fica plantada falando sozinha, depois de uma discussão entre David e Maddie. Na temporada posterior, Custis Armstrong, se une ao elenco interpretando um empregado temporário chamado Herbert Viola, que mais tarde passa a ser também investigador da agência.

 

Parte1      Parte2     Parte3

 

Å