tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Hokey Wolf and Ding-a-Ling - Joca e Dingue-Lingue - Parte 1


 

 

Hokey Wokf and Ding-a-Ling eram duas raposas fictícas, criadas pela Hanna-Barbera Productions e apareceram pela primeira vez dentro do programa The Huckleberry Hound Show, entre dezembro de 1960 a outubro de 1961, como substituição do segmento de Zé Colméia, que havia adquirido sua própria série.

 

 

A dupla de raposas então passaram a ocupar o espaço das aventuras do urso. Foram feitos apenas 28 episódios, pois a partir de 1961 passaram a ser substituídos pelo segmento de Pixie & Dixie. Joca também teve o companheiro que permaneceu menos tempos do qualquer outro companheiro chamado Dingue-Lingue que servia como uma caixa de ressonância para os diálogos e também para contrastar diferentes pontos de vista.

 

 

Assim como Zé Colméia, Joca vivia de suas investidas inteligentes e espertas, que não limitava a apenas enganar, mas também conspirar para conseguir adquirir sua comida. Joca por sorte não tinha nenhum guarda-florestal pegando no seu calcanhar, mas geralmente acaba se dando mal.

 

 

A voz original de Joca era vocalizado pelo ator Daws Butler que soava igual a do ator Phil Silvers, que na época era conhecido como o malandro sargento Ernie Bilko, em sua própria série na televisão. Evidentemente com a dublagem Joca perdeu essas características e Dingue-Lingue foi sonorizado por Doug Young. No Brasil Joca era dublado por Chico Borges e Dingue-Lingue por Wilson Ribeiro e Waldir Guedes, sempre lembrando que alguns episódios foram redublados posteriormente.

 

 

Joca apareceu também nos comics books da Dell Comics e da Golden Key, mas somente nas páginas de trás dos títulos de outros personagens. Dingue-Lingue somente apareceu em 1961 no Little Golden Book. Mesmo na televisão Joca e nem Dingue-Lingue nunca chegaram a ter uma série própria.

 

 

Joca apareceu mais tarde em outras produções da Hanna-Barbera como em "Yogi´s Gang" (1973-1975) como figurante, depois em "Laff-A-Lympcs" (1977-1979) também como figurante, em "Yogi´s Treasure Hunt" (1985) Joca fazia participação regularmente e finalmente em "Yo Yogi!" (1991-1992) Joca apareceu como prefeito do distrito municipal de Jellystone.

 

 

Juntos Joca e Dingue-Lingue apareceram em 1972 num telefilme chamado "Yogi´s Ark Lark" que fez parte de "The ABC Saturday Superstar Movie", depois Joca apareceu como piloto em "Yogi´s Gang". Em 1988 apareceu no telefilme chamado "The Good, the Bad, and Huckleberry Hound", onde Joca era o prefeito de uma cidade chamada Two-Bit.

 

 

Tanto nos Estados Unidos, quanto no Brasil, Joca e Dingue-Lingue, apareceram de fato mesmo, na década de 60 e 70, depois disso somente em reprises e aparições esporádicas em um ou outro espetáculo da Hanna-Barbera.

 

Vozes Originais

Hokey Wolf - Daws Butler

Ding-a-Ling - Doug Young / Wilson Ribeiro e Waldir Guedes

 

Vozes Dubladas

Joca - Chico Borges

Dingue-LIngue - Wilson Ribeiro e Ealdir Gudes

 

Partes:  01   |   02   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net