tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Homem do Foguete - King of the Rocket Men


 

 

King of the Rocket Men ou Homem Foguete era uma série de TV, mas inicialmente foi um filme serial da Republic Movie, de 1949, composto de 12 episódios, muito importante historicamente por introduzir o personagem Rocketman, que reapareceu em diversos outros filmes serials como Radar Men from the Moon, Zombies of the Stratosphere e um filme semi-serial chamado Commando Cody: Sky Marshal of the Universe.

 

 

O filme foi produzido Franklin Adreon através da companhia Republic Pictures e com o auxilio da Consolidated Film Industries (CFI) para os seus efeitos especiais, com a direção de Fred C. Brannon, roteiros de Royal Cole, William Liverly e Sol Shor e no elenco contou com diversos artistas famosos da época como Tristam Coffin, Mae Clarke, Don Haggerty, House Peter Jr. James Craven, I. Stanford Jolley, entre outros.

 

 

Durante a década de 40 e 50, principalmente, o cinema produziu muitos dos chamados filmes classe B, que eram filmes produzidos com um baixo orçamento e que eram apresentados nos cinemas, antes da atração principal. Elas eram produzidas em capítulos, geralmente em torno de 10 a 15, e eram apresentados em capítulos semanais, como se fossem os atuais seriados de televisão.

 

 

Para manter o público fiel ao filme, havia os famosos “cliffhangers”, que era o nome dado aos capítulos que geralmente terminavam com o herói do filme em perigo, prestes a morrer ou algo semelhante, que só era desvendado no capítulo seguinte. Todos os espectadores ficavam ansiosos para ver o próximo capítulo e assim descobrir o que havia acontecido. 

 

 

Estes recursos são ainda utilizados nas novelas ou em alguns seriados. Muitos desses filmes classe B foram mais tarde trazidos para a televisão e apresentados como seriados, como aconteceu com King of the Rocket Men e também Durango Kid, que muitos se lembram com muita saudade.

 

 

King of the Rocket Men mostrava um gênio maldoso de identidade desconhecida, chamada apenas de Dr. Vulcan, que deseja doentiamente conquistar o mundo, mas primeiro precisa eliminar antes os membros da Science Associates, uma organização compostas por grandes cientistas de renome.

 

 

 Mais tarde um desses cientistas notáveis da organização, Dr. Millard (James Craven), equipa o companheiro e amigo Jeff King (Tristam Coffin) com um equipamento que permite ele voar, como se ele fosse um foguete atômico e assim frear as ambições do Dr. Vulcan.

 

 

Com a ajuda desse equipamento, mais a ajuda da fotógrafa Glenda Thomas (Mae Clark) e outras invenções do Dr. Millard, o Rocket Men parte para combater o maléfico Dr. Vulcan em 12 sensacionais capítulos. 

 

 

Eventualmente Dr. Vulcan rouba uma da invenções perigosas do Dr. Millard, um aparelho conhecido como “Decimator” e utiliza o mesmo para inundar e destruir a Ilha de Manhattan, mas Jeff King com o seu equipamento voador, consegue chegar a tempo e trazer o vilão a justiça.

 

 

Este filme foi considerado na época como uma das produções serials mais baratas da Republic, usando inclusive partes de outras longas metragens, em diversas cenas, mas conseguiu conquistar o público com esse estranho herói.

 

 

O mais interessante das séries de Rocketman era que ele voava por grandes paisagens, um efeito conseguido pelos especialistas em efeitos especiais, Howard e Theodore Lydecker, usando um arame longo, que era esticado e inclinados para que o personagem pudesse escorregar pendurado neste arame, como foi feito num outro serial da Republic chamado Adventures of Captain Marvel, em 1941. Mais tarde esses mesmos recursos foram utilizados novamente nos serials posteriores de Rocketman.

 

 

Uma versão condensada desse filme chamada Lost Planet Airmen, foi apresentada no dia 25 de julho de 1951, nos Estados Unidos e também outros futuros serials da Republic como Radar Men from the Moon, de 1952, voltaram a utilizar as tomadas deste serial. Passados 42 anos depois, o conceito do Rocket Man foi reavidado novamente num filme de 1991 chamado Rocketeer, que teve um orçamento maior que todos os serials daquela época juntos.

 

 

Episódios:

01.Dr. Vulcan Traitor

02.Plunging Death

03.Dangerous Evidence

04.High Peril

05.Fatal Dive

06.Mistery of the Rocket Man

07.Molten Menace

08.Suicide Flight

09.Ten Seconds to Live

10.The Deadly Fog

11.Secret of Dr. Vulcan

12.Wave of Disaster

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Música Tema

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.imdb.com/title/tt0041547/

http://www.serialexperience.com/showarticle.php?fldRecNum=136

http://www.imagesjournal.com/issue04/infocus/introduction5.htm

http://www.colemanzone.com/Cody´s_Commandos/

http://en.wikipedia.org/wiki/King_of_the_Rocket_Men

http://www.moria.co.nz/

http://store.cheezyflicks.com/scifi.html

 

Retornar/Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net