tvsinopse.

kinghost.net

 







 


O Leão da Montanha - Snagglepuss - Parte 1


 

 

Snagglepuss era um desenho animado de televisão que ficou conhecido no Brasil como Leão da Montanha, criado e produzido pela Hanna-Barbera Productions, contando as aventuras de um leão cor-de-rosa antropomórfico, que adorava dizer frases engraçadas e muito criativas.

 

 

O personagem surgiu pela primeira dentro de diversos episódios de “The Quick Draw McGraw Show”, que no Brasil é conhecido como os desenhos animados de Pepe Legal e depois começou a aparecer esporadicamente dentro de “The Yogi Bear Show” (A Turma do Zé Colméia”. Mas, pouco tempo depois passou a ter sua série própria e a partir de então passou a ser apresentando regulamente, ao lado de um outro segmento do Patinho Duque.

 

 

Snagglepuss ou o Leão da Montanha vivia numa caverna que ele tentava deixar o mais agradável possível e habitável para si próprio. Mas, apesar disso ele era um leão azarado, pois tudo ele fazia, acaba no final se tornando pior do já estava.

 

 

 

Quando o Leão da Montanha começou a aparecer dentro do espetáculo do Pepe Legal ele tinha a cor alaranjada, era totalmente despido e somente depois, aos poucos começou a ter a tonalidade cor-de-rosa e assim permanece até os dias de hoje.

 

 

Além disso passou a usar punhos de uma camisa social, gola de camisa levantada como nos anos 40, com uma gravatinha borboleta e às vezes aparece também usando uma cartola, que dependendo da ocasião é preta, verde ou outra cor qualquer.

 

 

O Leão da Montanha possui uma fala mansa sonora e foi vocalizado originalmente por Daws Butler e no Brasil por Chico Borges, numa versão realizada pela AIC/SP, era bastante charmoso, possuía muita elegância e era tremendamente educado.

 

 

Demonstrava ter grande conhecimento das artes e adorava fazer citações de William Shakespeare. Sua frase favorita no desenho original era “Heavens to Murgatroid”, que no Brasil ficou conhecida como “Pelas barbas de Neturno!” e suas variações, conforme o episódio e a situação.

 

 

Na realidade essa frase “Heavens to Murgatroid” foi proferida pelo ator Bert Lahr no filme “Meet the People” de 1944 e que Hanna e Barbera incorporaram no personagem do Leão da Montanha, assim como o jeito de falar e se portar que lembravam as caracterizações de Bert Lahr, especificamente para o personagem Leão Covarde do filme de 1939, O Mágico de Oz.

 

 

Seus bordões também ficaram famosos como “Saída, pela esquerda”, que também poderia ser pela direita, para cima ou até para baixo. Ele as usava as variantes conforme a sua necessidade no momento, assim como o seu posicionamento ao proferir essas frases, típico de quem a qualquer momento acabaria saindo correndo.

 

 

Em diversos episódios, o Leão da Montanha tinha sempre em seu encalço um caçador baixinho, muito atrapalhado e conhecido como Major, que queria a todo custo colocar a sua cabeça como troféu em sua sala, mas naturalmente nunca conseguia, é claro!

 

 

Apesar de fazer sucesso, o Leão da Montanha teve uma vida bastante curta e logo depois da série nos anos 60, desapareceu por quase uma década, mas durante os anos 70 e 80, quando a Hanna-Barbera resolveu reavivar os seus personagens mais antigos e juntar com os novos.

 

 

Nesta época, o nosso Leão da Montanha voltou novamente a participar de um ou outro episódio de “Yogi´s Ark Lark”, “Yogi´s Gang” e depois de forma regular em “Yogi´s Treasure Hunt”, juntamente com outros personagens.

 

 

Também apareceu dentro de um segmento de “Wake, Rattle, and Roll” e em três telefilmes como parte de “Hanna-Barbera Superstar 10 series” e em algumas outras produções especiais. Em 1995 voltou a aparecer dentro da programação da Cartoon Network Rap, nos Estados Unidos.

 

 

O seriado do Leão da Montanha foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, em syndication, entre 30 de janeiro de 1961 a 30 de dezembro de 1961, num total de 32 episódios, de aproximadamente 7 minutos cada, em duas temporadas e no Brasil por algumas emissoras de TV, em diferentes épocas e horários.

 

Partes:  01   |   02   |    Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net