tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Manda Chuva - Top Cat - Parte 1


 

 

Top Cat era um desenho animado que ficou conhecido no Brasil como Manda Chuva, criado pela produtora Hanna-Barbera, inspirado numa famosa sitcom chamada “The Phil Silvers Show”, que fez um grande sucesso entre 1955 a 1959, nos Estados Unidos.

 

 

Este espetáculo era estrelado por Phil Silvers no papel do Sargento Ernest G. Bilko, do exército dos Estados Unidos, que tentava passar a maior parte do tempo em armar algum tipo de golpe, para conseguir um rápido enriquecimento usando para isso os soldados sob seu comando, para ajudar em seu plano.

 

 

Com base neste personagem tão safado e como já era de praxe dos produtores da Hanna-Barbera criarem desenhos baseados em personagens e/ou programas famosos da televisão nasceu um desenho animado tendo como fundo um líder malandro, na forma de um gato, de uma gangue, também de gatos, que vivia num beco em Nova Iorque.

 

 

A gangue era liderada por um gato chamado originalmente de Top Cat, que também por vezes era chamado de T.C, mas esse tipo de abreviatura nunca fora utilizada na dublagem, pois fora denominado de Manda Chuva no Brasil e por aqui ninguém o chamou de M.C. ou coisa parecida.

 

 

Manda Chuva usava chapéu e um colete da mesma cor e era um gato muito esperto, safado, trapalhão, malandro, com uma grande aversão ao trabalho e também sabia ser bastante persuasivo quando queria conseguir alguma coisa.

 

 

Além de líder de uma gangue de gatos desocupados, ele também muito amigo deles e cada qual contava com uma personalidade muito particular e especialidade, e todos moravam num beco originalmente na ilha de Manhattan, em Nova Iorque, num complicado sistema de ruas e vielas, muito próximo ao Brooklyn, Queens e Bronx.

 

 

O mais incrível deste desenho animado era o fato de toda a natureza cosmopolita da cidade ser refletida principalmente nos seus transeuntes do beco e próximas a ele. No Brasil, dizem alguns autores, que a cidade a ser adotada em sua dublagem era Brasília, mas o local poderia ser adaptado para qualquer lugar familiar de sua cidade, já que o beco era muito parecido a diversos lugares iguais existentes em qualquer grande metrópole.

 

 

Logo na abertura do desenho animado mostrava o Manda Chuva ele surgindo em frente a um restaurante muito fino, supostamente numa limusine com chofer, mas na realidade ele estava sendo do lado de fora do carro, sobre o páralamas da roda traseira.

 

 

Depois sentava de fora de uma mesa, apanhava com a sua bengala a lancheira de almoço de que um homem que estava trabalhando num dos bueiros próximo e na hora de ir embora, dava uma gorjeta para o garçom, com uma moeda amarrada ao um elástico. Assim que o garçom tentava pegar, ele puxava de volta. Era um gato muito esperto.

 

 

Manda Chuva e sua turma dormia nas latas de lixo que ficavam num dos cantos do beco e essa cena podia também ser vista ao final de cada episódio, nos créditos que mostrava o Manda Chuva se preparando para se deitar.

 

 

Todos eles eram constantemente perseguidos pelo Guarda Belo, um policial do bairro, que sempre acabava por descobrir as falcatruas do Manda Chuva e tentava levá-lo ao xadrez, mas acaba mesmo é caindo nas boas lábias do esperto gato.

 

 

Um dos motivos mais comuns, que deixava o Guarda Belo furioso era o uso do telefone, que era de utilidade apenas para a polícia, que ficava no beco, mas que o malandro do Manda Chuva usava para fazer seus contatos, armar algum golpe ou manter-se informado sobre os resultados das apostas das corridas de cavalo.

 

Partes:  01  |  02  |  03  |  04  |  05  |  06  |  07  |  08  |  Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net