tvsinopse.

kinghost.net

 







 


O Menino Biônico - Jetter Mars - Jet Marte - Parte 1


 

 

O Menino Biônico ou Jetter Mars foi um desenho animado japonês ou anime e também uma série em mangá criado por Osamu Tezuka, originalmente planejado como um remake colorido de sua obra anterior Tetsuwan Atom. Ao contrário de outros personagens de Tezuka, o personagem Jetter Mars não foi publicado inicialmente como um mangá.

 

Foto - Osamu Tezuka

 

Na realidade, o estúdio de animação de Tezuka, a famosa Mushi Productions, em 1977 enfrentava uma falência, o que levou o desenhista a trabalhar como diretor de animação para a produtora Toei Animation durante um certo período de tempo.

 

 

Nesta época, Tezuka está interessado em produzir uma adaptação de Tetsuwan Atom, também conhecido por Astroboy num anime colorido, mas devido aos problemas financeiros da Mushi Productions, alguns de seus personagens ficaram a mercê de problemas quanto aos direitos autorais.

 

 

Devido principalmente a isso, Tezuka teve que rapidamente redesenhar o Astroboy e o rebatizou com o nome de Jetter Mars, mantendo algumas características da história original de Tetsuwan Atom, utilizando inclusive alguns temas quanto a sua origem e o fato de ser criado como um poderoso andróide à imagem de um garoto.

 

 

Também nas histórias dos episódios de Jetter Mars foram utilizadas remakes de histórias clássicas, assim como utilizou muitos de seus personagens das suas obras em mangá desempenhando diferentes papéis.

 

 

No Japão a obra foi recebida numa mistura de sentimentos mistos. Alguns gostavam mais do original Tetsuwan Atom e outros aceitaram bem o personagem de Jetter Mars como um personagem diferente, apesar de muitos de seus traços lembrarem o outro personagem. Tezuka conseguiu produzir toda uma temporada com sucesso e assim conseguir recobrar novamente os direitos autorais sobre todos os seus personagens.

 

 

Alguns anos mais tarde ele fundaria a Tezuka Productions e onde conseguiu finalmente produzir aquele tão sonhado anime colorido de Tetsuwan Atom, que felizmente acabou se tornando um sucesso da mesma forma, como uma adaptação do anime original dos anos 60.

 

 

Jetter Mars ou Jetta Marusu foi apresentado originalmente no Japão, pela TV Fuji, produzido pela Toei Animation, entre 3 de fevereiro a 15 de setembro de 1977, num total de 27 episódios, com duração de aproximadamente 23 minutos cada, às quintas-feiras à noite. No Brasil foi exibida pela TV Record, na década de 80, juntamente com outros animes e fazendo muito sucesso.

 

 

m sua versão dublada no Brasil alguns nomes foram adaptados, Jetter Mars passou a ser Jet Marte; Miri virou Milly e outros também passaram a ter seus nomes renomeados. O título da série também sofreu modificações me diversos lugares em que foi apresentado. No Brasil recebeu o nome de O Menino Biônioco, mas também é conhecido também Marte o Menino Biônico. Na Espanha e nos países da latinos é conhecido como Jet Marte.

 

 

Embora seja considerada como uma das obras menores conhecidas de Tezuka, ele ganhou um grande número de seguidores em várias partes do mundo em que foi mostrada. Jetter Mars foi lançada através da Avex no dia 27 de março de 2009, num conjunto Box de DVD contendo cinco discos mostrando a série completa.

 

 

O personagem Jetter Mars também foi adaptado para o mangá com base nas histórias mostradas no anime, sendo que os mesmos não foram desenhados por Tezuka, mas sim por vários artistas licenciados. As histórias em quadrinhos apareceram em “Televiland Comics Issue”, ilustada por Shigeto Ikehara, em 1977.

 

 

Também foram publicadas na revista Bôken Manga Magazine Issue, ilustrado por Rentarô Iwata; em Televi-Magazine Issue, ilustrado por Kai Nanase e publicada em 1977 e em Chuichi Jidai Magazine Story, ilustrado por Saisuke Hiraga e publicada em agosto de 1977. Além destas histórias em quadrinhos algumas seleções de músicas da série foram lançadas em LPs, assim como o surgimento de alguns jogos de videogame.

 

 

O anime era centrada no ano de 2004, quando uma nova espécie de robô fora finalmente finalizada após diversos estudos e experiências. O robô recebeu o nome de Jetter Mars e dimensionado a imagem e semelhança de um menino.

 

 

Ele foi construído por dois cientistas, o cientista Dr. Yamanoue que dotou o robô com poderes de grande capacidade destrutiva, mas o outro cientista, o Doutor Kawashimo, opondo aos conceitos de seu colega, colocou no robô uma inteligência incrível, assim como um coração artificial quase humana.

 

 

Em suas aventuras Jetter Mars se encontra várias vezes em situações onde tem que escolher usar um dos lados de seus poderes, ou seja, para fins pacíficas ou destrutivas. O professor também criou outros dois robôs.

 

 

Um foi denominado de Melqui e foi criado como um irmão mais jovem de Jetter e com um corpo de um bebê. Ele apenas conseguia pronunciar a palavras “Bakaruchi!”, que não tinha um significado próprio, mas ele sempre evocava depois de exibir seus poderes. Ele é também dotado de grande força física.

 

 

O outro robô foi chamado de Miri e concebido a imagem jovem, como uma filha, pelo Doutor Kawashimo e possuía a capacidade restaurar as coisas destruídas por outros robôs ou máquinas. Ele também ficava encarregado de cuidar de Melqui e Jetter Mars.

 

 

Havia também o Dr. Tezuka que era amigo e conselheiro de Jetter Mars, além de dois personagens engraçados conhecidos por Aranha e Hyôtan-Tsugi, que geralmente apareciam em situações absurdas, entre outros.

 

 

O robô aprendia rapidamente os conhecimentos humanos e até sentimentos, e em seus primeiros momentos de vida, já demonstrava ser muito desastrosos, mas com o passar do tempo vai aprendendo e corrigindo suas falhas e estabelecendo seus limites, além de conhecer outros de seus poderes como voar e levantar grandes pesos.

 

 

Jettar se torna uma grande amigo da andróide Miri, que passa a lhe ensinar diversas coisas úteis e importantes. Com o decorrer dos episódios passa a enfrentar ferozes inimigos, transtornos em sua vida pessoal, tem que lidar com a morte, por exemplo, muitas vezes gerando uma grande revolta, mas que contribuem para o seu crescimento interior.

 

Elenco – Vozes – Originais

 

 

Mari Shimizu como Jetter Mars

Akira Kamiya como Adios

Fuyumi Shiraishi como Meruchi

Goro Naya como Dr. Yamanoue

Hisashi Katsuta como Dr. kawashimo

Jouji yanami como Tawashi

Keiko Matsuo como Miri

Kousei Tomita como Higeoyaji

Episódios

 

 

01 – Mars is Born, Year 2015

02 – Counterfeiting Robot Gang

03 – Why is Mars Crying?

04 – Goodbye, Little Brother!

05 – Talent, the Greatest Robot in History

06 – The Girl That Came from the Star of Dreams

07 – Missing Miri

08 – Where Did Dad Go?

09 – Lamp, the Space Trader

10 – My Lilp Brother´s Name is Melchi

11 – Freshman Mars

12 – Jam Bond, Secret Agent

13 – Honey, Robot Exchange-Student

14 – The Vampire from Outer Space

15 – Melchi Likes Mouster

16 – Zaza, the Wandering Planet

17 – The Samurai Robot from the Seventh Years of the  Tenpô Era

18 – Resurrect, Ancient Robot

19 – Mar´s First Love

20 – Mars Becomes a Young Boss

21 – Mighty Robot Joe

22 – Android Lullaby

23 – The Wandering Robot

24 – Miri, Alone Again

25 – The Wolf-Boy From Space

26 – Adios Returns

27 – The Flight Beyond Tomorrow!

 

Parte:  01   |   02   |   03   |   04   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net