tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Maverick - Parte 1


 

 

Maverick era uma série de TV norte-americana, uma mistura de comédia e western, criado por Roy Huggins e foi apresentado originalmente pela rede ABC, entre 22 de setembro de 1957 a 22 de abril de 1962, num total de 124 episódios, de 60 minutos de duração, em 5 temporadas, produzidas em branco e preto. 

 

 

A série foi inicialmente interpretado por James Garner como Bret Maverick, um jogador aventureiro que vagava pelo velho oeste. Ele protagonizou a série entre 1957 até 1960, depois de alguns episódios Jack Kelly se juntou a Garner como Bart Maverck, irmão de Bret e também jogador e permaneceu no espetáculo de 1957 até 1962. 

 

 

Mais tarde, Roger Moore, também foi integrado ao elenco interpretando um primo inglês, com um sotaque carregado, chamado Beau Maverick, que permaneceu entre 1960 a 1961.James Garner era o único Maverick presente durante os primeiros sete episódios e se tornou uma sensação nacional nos Estados Unidos. 

 

 

O criador da série Roy Huggins inverteu os habituais papéis de vaqueiros e criando um herói com belo terno preto, que na época era reservado aos vilões. Alguns dos episódios da série de Maverick, como "War of the Silver Kings" foi baseado na obra de C.B.Glasscok´s "The War of the Cooper Kings" que relacionavam aventuras reais que ocorreram nas minas de cobre F.Augustus Heinze. 

 

 

Vários incidentes mostrados no episódios realmente aconteceram, inclusive o juiz bêbado e as cenas dramáticas nas ruas contra os mineiros enraivecidos. Bret Maverick freqüentemente tinham como adversários sujeitos inescrupulosos, mas somente os criminosos de fatos mereceram um fim indesejável. 

 

 

Maverick também resistiu a tendência dos mocinhos rápidos no gatilho. Maverick era rápido, mas não era muito dado a essas façanhas, entretanto não deixava de lado as brigas, socos e pontapés. Maverick é qualificado pelos críticos como o primeiro anti-herói da televisão, o que veio a chocar as audiências em 1957, mas o vislumbrante preto lustroso e o carisma sem igual de Garner, minimizaram esses efeitos negativos. 

 

 

Os críticos acreditam que poucos atores conseguiriam fazer as sutis expressões faciais o que Garner fazia. Supostamente Jarmes Garner era o único Maverick, mas o estúdio contratou Jack Kelly para interpretar seu irmão Bart, lá pelo oitavo episódio. Os produtores perceberam que a entrada de mais um parceiro, poderia ajudar na produção de episódios independentes, com situações separadas e ocasionalmente os dois aparecendo juntos. 

 

 

Huggins sabia amarrar sabiamente Bart e dele gerar condolência da audiência. A idéia inicial era fazer de Bart Maverick, mais ou menos um clone do irmão Bret, vestindo de modo semelhante e até falando quase parecido, ficando a única diferença no modo de cada ator tocar seu personagem. 

 

 

Nenhuma personalidade foi separada e os Mavericks provinham seu caráter pessoal, principalmente com a mudança do elenco durante os anos, os nomes mudavam, mas as habilidades no pôquer e todos os outros atributos permaneciam os mesmos, com exceção de atores diferentes interpretando Maverick.

 

 

Garner como Bret Maverick normalmente usava um chapéu de vaqueiro preto, enquanto Kelly como Bart usava um tom mais cinza, mas ambos usavam roupas pretas ou jaquetas cinzentas quando iam jogar nas tavernas. Garner sempre gerou mais atenção do público e da mídia e Kelly era mais visto como apenas o irmão de Bret. 

 

 

Outros atores convidados também participaram da série, isso incluíam Rod Taylor e Stuart Whitman, que mais tarde interpretou o Marechal Jim Crown numa outra série de televisão chamada Cimarron Strip e era muito parecido com o personagem de Garner em 1957.

 

 

O presidente da Kaiser Aluminum, que era patrocinadora da série na ocasião, perturbou-se quando Kelly foi trazido para compartilhar o espetáculo com Garner. A ABC teve que cortar o patrocínio, o que lhe valeu a perda de uma grande fortuna. Muitos episódios tem o tom com bastante humor, enquanto que outros eram mortalmente sérios.

 

 

 Isso acontecia porque o produtor Roy Huggins utilizava trabalhos de escritores bem discrepantes como Louis Lamour e Robert Louis Stevenson, para dar uma amplitude mais surpreendente a série. Os irmãos Maverick nunca deixavam de viajar, apesar do espetáculo geralmente ser fixada perto de uma área portuária ou em New Orleans, mas também havia cenas no deserto e numa taverna de fronteira.

 

 

Estranhamente, Jack Kelly manteve o mesmo tipo durante os três primeiros episódios da série. Faltava a Kelly aquele toque de comédia que Garner possuía, juntamente com suas famosas expressões faciais, o que deu origem ao mito que Bart era seu irmão mais sério. Desde então os roteiros foram escritos com um tom mais sério para Kelly, enquanto Garner provavelmente gostasse de fato de roteiros ligeiramente mais humorísticos. 

 

 

Isso fez com que a série ficasse conhecida como Maverick 1 e Maverick 2, e é claro que Garner levava um tremenda vantagem. Garner e Kelly provaram constituir um verdadeiro time e os episódios de ambos tinham boa audiência. Os críticos freqüentemente citavam a existência de uma química elétrica entre os irmãos Maverick, o que era extraordinário de se ver. 

 

 

Bret e Bar geralmente competiam entre si  as belas mulheres ou dinheiro, ou então trabalhavam juntos em algum esquema, previamente elaborado, em cima de alguém que tivesse roubado de um deles. A dúvida maior dos espectadores era saber quem era o irmão mais velho, pois Bret e Bart reivindicavam enfaticamente um ser mais jovem que o outro, apesar de Jack Kelly ser um  ano mais velho que James Garner na realidade 

 

 

Durante as primeiras temporadas, as avaliações de Kelly eram ligeiramente mais altas que Garner, mas a diferença ficava somente dentro da margem de erro, mas depois que o escritor e produtor Roy Huggins deixou o espetáculo, houve um declínio gradual da série e os espetáculos de Garner passaram a dar mais audiência. 

 

 

Periodicamente eram inclusos personagens de apoio como de Efren Zimbalist Jr. como o vigarista Buckley entre 1957 a 1958, Diane Brewster como Samantha Crawford entre 1957 a 1958, Richard Long como o cavalheiro Jack Darby, que entrou no lugar de Zimbalist, que teve de sair para fazer 77 Sunset Strip. Muitos outros artistas participaram da série temporariamente.

 

 

Apesar da imensa popularidade e carisma de James Garner, ele deixou o espetáculo depois do terceiro ano e em seu lugar começou a aparecer Roger Moore como o primo Beau Maverick. Roger Moore como Beau usava geralmente um terno cinzento e também um chapéu de vaqueiro cinza claro e ele tinha uma leve sotaque inglês, o que não era de estranhar, afinal Roger Moore é inglês de fato. 

 

 

Moore tinha a mesma idade de Jack Kelly e trouxe o seu talento para a comédia e até uma leve semelhança física com Garner fez com ele se adequasse perfeitamente. Os críticos mencionaram na época, que ninguém via qualquer problema no sotaque britânico de Moore e que ele conseguia convencer que era realmente um Maverick.

 

 

James Garner apareceu em 52 episódios da série, Jack Kelly em 75 e Roger Moore somente em 15. Moore interpretou o papel sem cortejar o modo de Garner, mas Moore insistia para que ele tivesse o mesmo roteiro soberbo que Garner desfrutara durante as primeiras duas temporadas. 

 

 

Tanto isso é verdadeiro que alguns episódios de Moore são bastante bons, particularmente um episódio escrito e dirigido por Robert Altman, o que lhe valeu elogios da crítica. Bart e Beau Maverick faziam uma boa combinação, interessante de assistir, mas num esforço para aumentar as avaliações, foi lançado um outro irmão chamado Brent Maverick que foi interpretado por Robert Colbert, vestido de forma igual a Garner. 

 

 

O estúdio queria ao mesmo tempo, Kelly, Moore e Colbert, mas Roger Moore deixou o espetáculo logo depois de dois episódios de Colbert em 1961. No final da temporada de 1962, o estúdio retirou Colbert e passou a alternar episódios de Kelly novos, com as reprises de Garner antes do cancelamento da série, fazendo com que os espectadores pudessem sentir o declínio da qualidade dos novos roteiros.

 

Episódios

 

 

Primeira Temporada

 

1. War of the Silver Kings
2. Point Blank
3. According to Hoyle
4. Ghost Rider
5. The Long Hunt
6. Stage West
7. Relic of Fort Tejon
8. Hostage!
9. Stampede
10. The Jeweled Gun
11. The Wrecker
12. The Quick and the Dead
13. Naked Gallows
14. Comstock Conspiracy
15. The Third Rider
16. Rage For Vengeance
17. Rope of Cards
18. Diamond in the Rough
19. Day of Reckoning
20. The Savage Hills
21. Trail West to Fury
22. The Burning Sky
23. The Seventh Hand
24. Plunder of Paradise
25. Black Fire
26. Burial Ground of the Gods
27. Seed of Deception

 

 

Segunda Temporada

 

28. The Day They Hanged Bret Maverick
29. Lonesome Reunion
30. Alias Bret Maverick
31. The Belcastle Brand
32. High Card Hangs
33. Escape to Tampico
34. The Judas Mask
35. The Jail at Junction Flats
36. The Thirty-Ninth Star
37. Shady Deal at Sunny Acres
38. Island in the Swamp
39. Prey of the Cat
40. Holiday at Hollow Rock
41. The Spanish Dancer
42. Game of Chance
43. Gun-Shy
44. Two Beggars on Horseback
45. The Rivals
46. Duel at Sundown
47. Yellow River
48. The Saga of Waco Williams
49. The Brasada Spur
50. Passage to Fort Doom
51. Two Tickets to Ten Strike
52. Betrayal
53. The Strange Journey of Jenny Hill

 

 

Terceira Temporada

 

54. Pappy
55. Royal Four-Flush
56. The Sheriff of Duck 'N Shoot
57. You Can't Beat the Percentage
58. The Cats of Paradise
59. A Tale of Three Cities
60. Full House
61. The Lass with the Poisonous Air
62. The Ghost Soldiers
63. Easy Mark
64. A Fellow's Brother
65. Trooper Maverick
66. Maverick Springs
67. The Goose-Drowner
68. A Cure for Johnny Rain
69. The Marquessa
70. Cruise of the Cynthia B
71. Maverick and Juliet
72. The White Widow
73. Guatemala City
74. The People's Friend
75. A Flock of Trouble
76. The Iron Hand
77. The Resurrection of Joe November
78. The Misfortune Teller
79. Greenbacks, Unlimited

 

 

Quarta temporada

 

80. Bundle from Britain
81. Hadley's Hunters
82. The Town That Wasn't There
83. Arizona Black Maria
84. Last Wire from Stop Gap
85. Mano Nera
86. A Bullet for the Teacher
87. The Witch of Hound Dog
88. Thunder from the North
89. The Maverick Line
90. Bolt from the Blue
91. Kiz
92. Dodge City or Bust
93. The Bold Fenian Men
94. Destination Devil's Flat
95. A State of Siege
96. Family Pride
97. The Cactus Switch
98. Dutchman's Gold
99. The Ice Man
100. Diamond Flush
101. Last Stop: Oblivion
102. Flood's Folly
103. Maverick at Law
104. Red Dog
105. The Deadly Image
106. Triple Indemnity
107. The Forbidden City
108. Substitute Gun
109. Benefit of the Doubt
110. The Devil's Necklace (1)
111. The Devil's Necklace (2)

 

 

Quinta temporada

 

112. Dade City Dodge
113. The Art Lovers
114. The Golden Fleecing
115. Three Queen's Full
116. A Technical Error
117. Poker Face
118. Mr. Muldoon's Partner
119. Epitaph for a Gambler
120. The Maverick Report
121. Marshal Maverick
122. The Troubled Heir
123. The Money Machine
124. One of Our Trains is Missing

 

 

Filme

Maverick

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net