tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Maya


 

 

Maya foi inicialmente um filme escrito por John Fante, adaptado por Gilbert Wright baseado na estória, "The Wild Elephant" de Jalal Din e Lois Roth. Este filme foi dirigido por John Berry, produzido por Frank e Maurice King (King Brothers Production) e distribuído pela Metro-Goldwin-Mayer em 1966, com duração de 91 minutos.

 

 

Os interpretes principais do filme eram Clint Walker como o caçador de tigres Hugh Bowen e Jay North como seu filho Terry Bowen. As locações foram feitas em Mehboob Studios, em Mumbai, Maharashtra, na Índia e o filme teve sua estréia na cidade de Nova Iorque em 22 de junho de 1966, com o título de Maya the Magnificent.

 

 

 Pouco tempo depois, a MGM Television resolveu criar o seriado para a televisão, que foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, pela rede NBC, de 16 de setembro de 1967 a 10 de fevereiro de 1968, num total de 18 episódios, de 60 minutos aproximadamente e apenas 1 temporada.

 

 

A série era protagonizada por Jay North como Terry Bowen e pelo ator e cantor hindú Sajid Khan como Raji, com locações em Srinigar, Kashmir, na Índia. A série contava as aventuras que envolviam a elefanta Maya, Raji e Terry, um garoto norte-americano que vai para a Índia viver com seu pai depois da morte de sua mãe. O pai Hugh Bowen (Clint Walker) apareceu somente no filme de longa metragem. Na série de televisão ele era apenas citado.

 

 

O pai de Terry era um caçador de tigre, que ficou traumatizado depois que foi atacado por um tigre durante um safári e foi dado como morto por muitos, porém o coração do garoto dizia o contrário e então o garoto decide fugir e sair pelo território hindu afim de encontrá-lo.

 

 

Terry acaba conhecendo Raji, um treinador de elefantes, que também vivia fugindo, após roubar uma elefanta, que ele havia criado desde pequeno e que estava destinada a ser adorada num templo.

 

 

Em diversas circunstâncias, Raji era constantemente perseguido pela polícia e isso era também uma parte importante da trama do espetáculo. Para se ajudarem mutuamente, Raji leva Terry consigo e também para poder encontrar o pai dele. Utilizando-se de um barro especial, Raji disfarçava seu amigo Terry, escurecendo-o, para ele parecer um hindu e assim escapar da polícia, que vivia a procura do menino norte-americano pela região.

 

 

Assim juntos, empreendem uma longa e perigosa jornada. Raji ao longo da trama vai ensinando a Terry os diversos costumes do país e indo aos lugares, sempre quando houve dizer de um caçador branco que matou muitos tigres.

 

 

A série era assistido por muitas pessoas pelo interesse que a filosofia hindu causava. Para muitos a série é considerada muito melhor do que o filme que deu origem ao seriado.

 

 

Antes de Jay North fazer esta série, ele já era muito famoso por protagonizar  a série "Dennis - The Menace" (Dennis - O Pimentinha). No Brasil a série Maya foi apresentada pela TV Record, por volta de 1971, e também na extinta TV Tupi, segundo outros autores.

 

Elenco

 

Jay North como Terry Bowen

 

Sajid Khan como Raji

Gajanan Jagirdar como Chanru

I.S.Johar como Akbar

Iftekhar como Pran

Zul Vellani como Krishna

Marvin Miller era o narrador

 

Episódios

 

 

01 - Blood of the Tiger

02 - the Allapur Conspiracy

03 - Tiger Boy

04 - The Caper of the Golden Roe

05 - Twilight of Empire

06 - Will the Real Prince Please Get Lost

07 - The Demon of Kalameni

08 - The Khandur Uprising

09 - A Bus for Ramabad

10 - The Root of Evil

11 - Deadly Passage

12 - Natira

13 - Mirrcan´s Magic Circus

14 - The Son of Gammu Ghat

15 - The Treasure Temple

16 - The Ranson of Raji

17 - The Witness

18 - The Legend of Whitney Markham

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Música Tema

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

 http://www.tvparty.com/index.html

http://emelkin.brogspot.com/search/label/SeriesdeTV

http://www.classicmoviekids.com/actors.htm

http://w1.1336.telia.com/~u139602049/north3.html

http://www.imdb.com/title/tt0061278/

http://archives.emissions.ca/genre_aventure.html

http://actorbios.net/bios/pages/sajid_khan/index1.htm

 

Retornar/Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net