tvsinopse.

kinghost.net

 







 


MacGyver - Missão Perigo - Parte 1


 

 

MacGyver era uma série de aventuras de TV produzida em parceira Canadá/Estados Unidos, criado por Lee David Zlotoff e tendo como produtor executivo Henry Winkler e John Rich, filmada inicialmente em Vancouver, no Canadá. 

 

 

A série foi apresentado originalmente pela rede ABC, entre 29 de setembro de 1985 a 21 de maio de 1992, num total de 139 episódios, de aproximadamente 45 minutos cada, mais 2 telefilmes em 1994. No Brasil a série foi dublada pelo estúdio Herbert Hichers, tendo Garcia Jr. como dublador de MaGyver e apresentado no início dos anos 90, em 1997 e 2003 pelo canal a cabo USA e também pela Retro TV em 2004.

 

 

A série era protagonizado por Richard Dean Anderson como MacGyver, um curioso personagem a serviço da "Fundação Fenix", na luta do bem contra o mal, usando somente sua inteligência. A fama de MacGyver vinha de sua habilidade para improvisar qualquer artifício utilizando elementos simples e variadas tais como clipes, pneus, solventes, etc., além de seu inseparável canivete Victorinox, multiuso do exército suíço. 

 

 

Era um agente secreto cuja arma mais perigosa era a sua inteligência. Contando apenas com sua mochila repleta de diversos objetos normais e correntes, sempre era capaz de fabricar todas espécie de elementos e escapar de todos os perigos que topavam o seu caminho, tanto em suas diversas missões como na sua vida cotidiana. Nunca usava armas de fogo, devido a morte acidental de um amigo quando eram crianças e sempre evitava matar alguém.

 

 

MacGyver nasceu e cresceu em Minnesota, Estados Unidos no dia 23 de janeiro de 1951, como aparecia em seu passaporte no episódio "Everytime she Smiles" ou no dia 23 de março de 1951, como foi referenciado nos episódios "Thin Ice, Passages, Frine, Runners" e "Phoenix unde Siege". 

 

 

O certo é que foi criado em Minnesota, por isso tinha um ligeiro sotaque (Richard Dean Anderson também era de Minnesota), viveu durante sua infância em Mission Ciy. MacGyver havia sido um grande jogador de hockey quando criança, competindo na liga local e mantendo esta paixão até a idade adulta. Curiosamente e sem explicação, o personagem MacGyver não gostava de golfe, pois achava um jogo sem sentido.

 

 

Se formou na Alexander Ramsey High School, em Minnesota e estudou num colégio fictício chamado Western Tech, onde conseguiu Licenciatura em Ciência Físicas em 1973, como o melhor aluno da escola. 

 

 

O nome de MacGyver permaneceu um mistério até o último episódio da série. Cada vez que alguém perguntava ele sempre dizia que era porque não gostava. No episódio piloto é atribuído a ele o nome de Stace, informação essa que apareceu nos anúncios promocionais mas não no episódio. 

 

 

Seu nome apareceu pela primeira vez no episódio "Good Knight, MacGyver", no qual se descobre que ele possue antecedência escocesa em sétimo grau chamado Angus M´lver. Seu nome volta a aparecer no episódio final quando ele apresenta seu filho, SAM, nome formado pela abreviatura de Sean Angus MacGyver. 

 

 

Durante as três primeiras temporadas a série era mais centrada no trabalho ele realizava para a Fundação Fenix e o Governo. A partir da quarta até a sétima temporada, a série girou em torno de problemas sociais como armas de fogo, jovem problemáticos.

 

 

MacGyver tinha como seu melhor amigo o seu chefe Pete Thornton. Ele havia sido um operador do Departamento de Serviços Externos, conhecido como DXS e foi durante essa época que conheceu MacGyver enquanto perseguia Murdoc, um assassino internacional. 

 

 

Quando Pete se torna Diretor de Operações da Fundação Fenix, sete anos mais tarde, ele entra em contato com MacGyver e o convence a tomar parte na Fundação. Pete tem um filho chamado Michael de seu casamento que acabou se desfazendo por ele dedicar-se mais ao trabalho do que a família.

 

 

Curiosamente no episódio piloto, o ator Dana Elcar, interpretava um personagem totalmente diferente chamado Andy Colson. O personagem Pete Thornton somente apareceu mais tarde no episódio chamado "Nightmares". 

 

 

Elcar também aparece na seqüência de um sonho no episódio "Good Knight, MacGyver" como Rey Arturo. Não existe nenhuma explicação para esse fato, muitos pesquisadores vêem isso apenas como pura casualidade.

 

 

Em 1991, o ator Dana Elcar começou a desenvolver um glaucoma e esta situação real se incorporou a série e durante a apresentação da série apareciam notícias sobre a enfermidade, até telefones de contato para as pessoas interessadas em saber mais e incentivando os espectadores a prevenir cedo desta doença. Dana Elcar morreu no dia 6 de junho de 2005 em Ventura, na Califórnia, devido a complicações de uma pneumonia, aos 78 anos de idade.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net