tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Miami Vice - Parte 1


 

 

Miami Vice era uma série de TV norte-americana, do gênero crime e drama, criado por Anthony Yerkovich, apresentado originalmente pela rede NBC, entre 28 de setembro de 1984 a 25 de janeiro de 1990, com duração de 60 minutos aproximadamente, num total de 111 episódios, em 5 temporadas. 

 

 

A história da série ocorria na cidade de Miami e girava em torno de dois policiais, protagonizados por Don Johnson e Philip Michael Thomas e retratavam os cartéis, a corrupção e o tráfico de drogas. O seriado chegou ao seu auge em 1986/1987, quando cada episódio chegou a custar 1 milhão de dólares e chegou a bater todos os recordes de audiência sucessivas em 1987.

 

 

De acordo com seu criador, a idéia inicial da série nasceu de um artigo na Time Magazine, sobre uma lei recentemente criada permitindo as agências como DEA, FBI e outras, de usarem artigos recuperados de um crime, para fazer investigações adicionais. 

 

 

Um exemplo disso, foi de uma Ferrari confiscada que foi utilizada numa investigação com um alto negociante de drogas, como aconteceu em Miami Vice. Inicialmente a série era focado em dois personagens principais, James "Sonny" Crockett e Ricardo "Rico" Tubbs. 

 

 

Crockett havia sido uma estrela de futebol americano na Universidade de Florida Gators, e era conhecido por conseguir correr 90 jardas, em 6 segundos. Depois de deixar o futebol, foi convocado pelo Exército norte-americano, onde serviu por 2 excursões no Sudeste da Ásia e em 1984 se torna um detetive policial na Unidade Vice, em Miami. 

 

 

Crockett utilizava para sua cobertura uma Ferrari Daytona Spyder e morava num barco, juntamente como um jacaré apelidado de Elvis. Durante um dos episódios a Ferrari de Crockett acaba explodindo durante uma investigação e ele passa a utilizar uma Ferrari Testarossa. 

 

 

Tubbs era de Nova Iorque antes de ser detetive e chega a Miami para um acerto pessoal contra um tal de Calderone, o homem que matou seu irmão. Nesta ocasião, se associa temporariamente com Crockett, no episódio piloto, mas depois acaba de se unindo ao departamento de Miami e se torna companheiro permanente de Cockett. 

 

 

Ele freqüentemente passava como "Rico Cooper", um rico comprador, de fora da cidade. Juntos Crockett e Tubbs entram em transações com criminosos e trapaceiam até que possam fazer a apreensão. O enredos da série diferenciavam dos outros espetáculos policiais da época, refletindo simultaneamente a nova cultura dos anos 80. 

 

 

Crockett e Tubbs eram policiais da Vice e a maioria dos episódios focalizam trafico de drogas e prostituição. As histórias terminavam freqüentemente num grande confronto, onde normalmente acabam levando a vida de vários vilões. Miami Vice também desbravou novos temas em seu tratamento de crime e sociedade. 

 

 

Em seus episódios eram caracterizados freqüentemente temas complexos como corrupção, policiais e abusos de poder, além mostrar uma subcorrente de cinismo e futilidade, que estava sempre por debaixo da série. Os detetives repetidamente faziam referência a interdição de drogas, com um número infinito de negociantes e cartéis que arriscavam tudo para lucrar com as drogas. 

 

 

A colocação urbana relativamente exótica, dentro do cenário subtropical de Miami, também era um ponto de partida significante e mostrava o conhecimento dos policiais de toda a cidade, inclusive seus mais longínquos subúrbios. O local que a série focava tinham um ar latino e caribenho, que de alguma maneira ligava a América Latina. 

 

 

Um outro aspecto do espetáculo era a sua revolucionária música, cinematografia e imagens, que faziam os grande segmentos de cada episódio e que muitas vezes assemelhava a um clipe musical. Talvez a melhor combinação pode ser encontrado no episódio piloto "Brother´s Keeper" quando Crockett e Tubbs estão na Ferrari Daytona Spyder dirigindo-se a noite no centro da cidade de Miami, onde irão se confrontar numa ação sombria e sinistra.

 

 

Lee H. Hatzin, um dos diretores da série declarou certa vez, que o espetáculo era escrito especialmente para a audiência de MTV, que estava mais interessado em imagens, emoções e energia, do que propriamente no enredo ou nos personagens. Estes elementos deram a série um resultado imediato já na sua primeira temporada e muitas indicações ao prêmio Emmy. 

 

 

Enquanto os primeiros episódios da série ainda continham um pouco dos ecos dos espetáculos policiais da época, os produtores trataram rapidamente de abandonar isso e desenvolver um estilo próprio para a série, o que viraria sua marca registrada. 

 

 

Uma das ações chave para essa transformação foi a morte prematura do Tenente Lou Rodriguez, interpretado por Gregory Sierra e a introdução de um novo chefe da Divisão Vice, o Tenente Martin Castillo, interpretado por Edward James Olmos, que teve inclusive seu desempenho premiado com um Emmy. 

 

 

Castillo era um personagem intrigante com um fundo um pouco misterioso, totalmente competente e profissional que contrabalançavam com o estilo mais solto de Crockett e Tubbs. Normalmente, enquanto Crockett e Tubb usavam roupas em tons pastéis, Castillo usava camisa branca com um terno preto e também refletia a visão do personagem diante da vida, ou seja, ele enxergava as coisas somente como preto e branco.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net