tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Miami Vice - Parte 2


 

 

Miami Vice foi uma série notável por utilizar uma música inovadora, em particular contando com a batida dos anos oitenta, na música instrumental sintetizada de Jan Hammer. Vários artistas contribuíram com sua música como Jackson Browne, Phill Collins, Bryan Adams, Tina Turner, Peter Gabriel, ZZ Top, Dire Straits, Depeche Mode, The Hooter, entre outros. Alguns deles foram inclusive convidados a participar de alguns episódios, como Phil Collins, Glenn Frey, Willie Nelson, Ted Nugent e Frank Zappa. 

 

 

A integração da música, cuidadosamente selecionada para as cenas, fizeram de cada episódio parecer um filme de curta metragem sem igual, se comparados com outros dramas da época. As cenas mais famosas que diferenciavam Miami Vice dos outros policiais convencionais, envolviam cenas de Crockett e Tubbs viajando à noite pela ruas de Miami na sua Ferrari, tendo ao fundo uma canção de Collins. 

 

 

A combinação fotográfica da visão da roda dianteira e o capuz, bem como a remoção do barulho de fundo para acomodar a canção criava toda uma atmosfera etérea e tímida, fazendo destes momentos um ícone de Miami Vice e um dos mais memoráveis da história da televisão. Durante a exibição da série foram liberados três álbuns contendo as trilhas sonoras oficiais com as músicas originais dos episódios. 

 

 

Jan Hammer mostrou grande versatilidade e ingenuidade ao compor a música tema da série, resultando numa música instrumental memorável. O disco contendo as trilhas sonoras de Miami Vice ficaram no topo das paradas de sucesso nos Estados Unidos durante 11 semanas em 1985, tornando-se até essa ocasião a trillha sonora de maior sucesso na televisão. 

 

 

Miami Vice foi também a primeira série de televisão a ter som esterofônico, pois até aquele momento a produção em estéreo para televisão, especialmente para um som local, eram muito moderno, mas muito difícil. Muitos atores famosos, músicos, comediantes e outras celebridades apareceram na série. 

 

 

Willie Nelson interpretou um Guarda-florestal aposentado do Texas, Gene Simmons e Ted Nugent interpretaram uns negociadores de drogas, Glen Frey um contrabandista de droga e Frank Zappa apareceu como um chefão da droga. Até o executivo Lee Iacocca participou num episódio como um comissário.

 

 

O espetáculo teve uma influência enorme no mundo masculino na ocasião, popularizando e inventado moda como o estilo "T-shirt under Armani jacket". Crockett também impulsionou a popularização dos óculos Ray Ban´s. A série contava como consultor do espetáculo, nada mais que Gianni Versace, que provia o estilo da moda. 

 

 

As cores pastel dominaram as roupas das séries e também na arquitetura. A série contou também com Jodi Tillen para desenhar as roupas para a primeira temporada. Crockett também reluziu uma tendência de moda secundária, inspirando homens a usar um pequeno restolho de barba. Até hoje essa influência de Miami Vice pode ser sentida em alguns lugares.

 

 

Muitos episódios da série foram filmados  em South Beach, seção de Miami Beach, uma área considerada na ocasião de muita pobreza e criminalidade. Alguns cantos das ruas de South Beach foram repintados antes de serem filmadas. 

 

 

É creditada a Miami Vice, até um certo ponto, como a de causar uma onda de apoio para a preservação da famosa arquitetura Art Deco, nos anos 80, em vários edifícios, entre eles muitos hotéis do litoral, que vem sendo renovadas desde então, fazendo daquela parte de South Beach, um dos lugares mais populares para turistas e celebridades.

 

 

Vários roteiros do episódios eram baseados em crimes reais que aconteceram em Miami. Durante o curso da série, ela olhou também para os assuntos políticos como por exemplo o conflito com a Irlanda do Norte, a guerra de drogas na América do Sul. 

 

 

Vários episódios mostravam os escândalos envolvendo policiais por roubos de narcóticos, além de procedimentos ilegais com a droga e assassinatos, como também vários episódios mostravam a guerrilha cubana e tráfico de drogas, bem como ditadores no Sudeste da Ásia e América do Sul, mostrando registros de violação dos direitos humanos ou tráfico de crianças. 

 

 

Assuntos pessoas também eram citados, quando por exemplo Crockett se divorciou de sua esposa Caroline e depois quando a sua segunda esposa Caitlin Davies foi morta por um de seus inimigos. Os problemas pessoais de Tubbs também apareceram de seu conflito com a família Calderone, que havia ordenado a morte de seu irmão Rafael, em Nova Iorque.

 

 

As primeiras temporadas tinham freqüentemente um tom bem clara e com muita luz, especialmente quando o personagens cômicos Noogie e Izzy apareceram. Mais tarde, o conteúdo se tornou bastante escuro e cínico, com Crockett e Tubbs na luta contra a corrupção.  

 

 

Tipicamente os episódios mais sombrios não tinham continuidade, cada episódio terminava abruptamente imediatamente depois de um climax, que quase sempre envolvia morte, dando geralmente aos episódios, especialmente em temporadas posteriores, um desespero muitas vezes niilista, apesar da fascinação e riqueza conspícua. 

 

 

Por esse tato escuro "idiossincrático", Miami vice é freqüentemente citado como um exemplo de um espetáculo Neo-noir, e ainda hoje, o produtor executivo da série Michael Mann é creditado, geralmente como um dos que mais influíram nos Filme-noir ou então como um diretor Neo-noir. Depois de duas temporadas, Johnson ameaçou sair da série. A rede já estava até pronto para substituí-lo por Mark Harmon, mas Johnson mudou de idéia e continuou até o fim da série.

 

 

Miami Vice foi uma das série mais conhecidas dos anos oitenta, causando um impacto enorme nas modas populares na época, assim como criou um tom diferente ao drama policial. O espetáculo foi tão influente que o estilo Miami Vice era empregado freqüentemente ou aludido como indicador ou enfatizador da década de 80.  

 

 

No Brasil a série foi exibida pelo SBT entre 1986 até 1990, depois a Rede Globo comprou os direitos da série. Entre 1995 a 1999, a TV por assinatura USA apresentou todas as 5 temporadas completas, sem cortes e depois entre 2003 a 2004, passou a ser exibida também pelo canal Sony com idioma original e legendas em português. Também foi apresentado pelo Rede 21.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net