tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Mork e o Planeta Ork - Mork and Mindy - Parte 1


 

 

Mork and Mindy era uma série de TV norte-americana, uma comédia de costumes criado por Garry Marshall, Dale McRave e Joe Gauberg e apresentado originalmente pela rede ABC, entre 14 de setembro de 1978 a 27 de maio de 1982, num total de 96 episódios, de aproximadamente 25 minutos de duração, durante 4 temporadas. 

 

 

A série era estrelada na época pelo novato e desconhecido ator Robin Williams como o simpático extraterrestre chamado Mork, com seu ar infantil e gracioso, juntamente com Pam Dawber como Mindy McConnell, nos papéis principais. O espetáculo era um spin-off de um outro sitcom de muito sucesso chamado Happy Days. 

 

 

O personagem Mork apareceu pela primeira vez na quinta temporada, num episódio chamado "My Favorite Orkan", onde Richie Cunningham  conta para todo mundo que ele viu um disco voador, mas ninguém acredita.  Seu amigo Fonzie diz a Richie que muitas pessoas inventam histórias deste tipo sobre os OVNIs, porque suas vidas são muito pacatas e vazias. 

 

 

Instantes depois Richie entra em casa e dá de cara com o alienígena Mork, que entra na sala e congela todos com o seu dedo, menos Richie e conta para ele que foi enviado a Terra para encontrar uma espécie "humana pacata" para levar para o seu planeta Ork para estudos.

 

 

Apavorado, Richie sai pedindo socorro ao seu amigo Fonzie, mas quando Mork o tenta congelar, descobre que é incapaz, devido ao toque poderoso de Fonzie e desta forma Mork desafia Fonzie para um duelo: toque versus dedo polegar. Uma  batalha super engraçada se inicia e Fonzie acaba perdendo e assim Mork decide levar Fonzie para Ork, no lugar de Richie. 

 

 

Nessa hora, Richie acorda e percebe que tudo não passou somente de um sonho. Este episódio foi muito engraçado e rendeu uma grande audiência, chamando inclusive a atenção para o personagem Mork e para o ator, que até aquele momento era totalmente desconhecido, um estreante na televisão, e assim resolveram criar uma série baseada neste personagem. 

 

 

Mork passou a morar perto de Boulder, no Colorado e no ano de 1978, ao invés dos anos 50, em Milwaukee, Wisconsin, como em Happy Days. Depois um segmento extra foi acrescentado aos episódios subseqüentes, em que mostrava a cena onde Mork contacta seu supervisor Orson e explica sua decisão de deixar Fonzie em paz e viajar para o ano de 1978 e assim continuar sua missão. 

 

 

Mork chega a Terra em sua espaçonave "ovo", exatamente no momento após Mindy discutir com seu namorado e ele ir embora com o jipe dela. Acreditando inicialmente que Mork era um padre, Mindy pede que ele a leva para sua casa, mas logo Mindy percebe assustada que Mork não é um padre e sim um alienígena. 

 

 

Mork conta a verdade para Mindy mas ela não acredita. Mais tarde na Universidade de Colorado, através um estudante de jornalista fica sabendo que Mork está falando a verdade sobre o fato de ser um alienígena e que não está aqui para ferir ninguém. Dessa forma, Mindy resolve deixar Mork ficar com ela. Mindy leva Mork para casa e inicialmente coloca ele no guarda-roupa e promete manter em segredo sua verdadeira identidade. 

 

 

Mork era muito diferente dos terráqueos, apesar de fisicamente não possuir nenhuma diferença visível com os humanos, mas era dotado de poderes especiais como usar um terno ao contrário, sentar na cadeira de cabeça para baixo, beber através do dedo, ressuscitar e/ou paralisar pessoas, movimentar eletrodomésticos, atirar objetos a grandes distâncias, entre outras coisas e precisava de lugar segura para ficar, enquanto aprendia sobre os costumes aqui na Terra. 

 

 

Mais tarde, Mindy decide colocar ele no sótão. Também acaba arrumando uma tremenda encrenca com seu pai Fred, que se incomoda de sua filha estar convivendo com um homem em sua própria casa. Já a sua avó Cora, sogra de Fred, tem uma visão menos conservadora e aprova a convivência com Mork e passa a também ajudá-lo.

 

Foto - Laverne - Mork - Fonzie

 

No primeiro episódio da série, Fonzie e Laverne da série Laverne & Shirley também apareceu. Num dos segmentos, Mork volta ao época de 1950 em Milwaukee onde Fonzie marca um encontro com Laverne. 

 

 

Mork também retornou em Happy Days num dos episódios de 1979, onde Mork conta para Richie que ele gostava de retornar ao anos de 1950, porque nesta época a vida era mais simples e mais tranqüila, que nos anos 70. Fonzie vê Mork e sai correndo, mas Mork o congela. O episódio era uma retrospectiva em forma de clipes, onde Richie e Fonzie tenta explicar os conceitos de amor e amizade.

 

Foto - Elizabeth Kerr como Cora Hudson

 

Mindy e Cora trabalham na loja de Fred, onde Cora dá lições de música a um adolescente afro-americano chamado Eugene. O enredo do espetáculo é centrado nas tentativas de Mork para entender o comportamento humano, a cultura americana e de Mindy que tenta ajudá-lo a se ajustar a vida aqui na Terra. 

 

 

Ao término de cada episódio, Mork tem que informar a Orson, o seu supervisor do planeta Orkan, o que ele aprendeu sobre a Terra. Estes resumos no fim do espetáculo permite a Mork fazer comentários muitíssimos engraçados sobre o seu aprendizado das normas sociais aqui da terra, segundo sua visão, é claro! Outra coisa muito corrente no espetáculo é a saudação de Mork, que era um tal de "Na-Nu Na-Nu" precedido de um gesto de mão. A frase tornou-se muito popular na ocasião e era muito repetido e utilizado pelos populares.

 

 

Esta série pode ser considerado como o primeiro trabalho de Robin Williams na televisão. Com a série, Williams ficou famoso, principalmente pela sua versatilidade pelo improviso nas cenas cômicas. Williams compôs diversas piadas durante as filmagens, e muitos roteiros deixavam aberturas, onde permitia a Williams improvisar livremente o que desejasse. Em muitas cenas, Pam Dawber teve de morder os lábios para não dar risada e estragar toda a filmagem.

 

 

Tamanha a versatilidade de Robin Williams que chegou a dirigir um episódio em 1982. Williams estreou no cinema em 1980 com o filme "Popeye", uma super-produção dirigida por Robert Altman. Depois vieram outros filmes como "The World According to Garp" (1982), "Moscow on the Hudson" (1984) e sua carreira se consolidou com "Good Morning Vietnan" em 1987 e não parou mais de fazer sucesso. As últimas notícias ou boatos contam de seu interesse em voltar a interpretar Mork & Mindy no cinema.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net