tvsinopse.

kinghost.net

 







 


The Muppet Show - Parte 1


 

 

The Muppet Show era uma série de TV que se caracterizava por um elenco composto de bonecos, com olhos e bocas enormes, que eram operados por diversas mãos e ficaram conhecidos como Muppets. Segundo Jim Henson (criador dos Muppets) a palavra Muppet nasceu da combinação das palavras em inglês "marionette" (marionetes) e "puppet" (boneco). 

 

 

Também declarou que a palavra surgiu devido ao seu som agradável e convincente. Os Muppets se distinguem dos bonecos de ventríloquos, que normalmente só movem a boca e a cabeça, enquanto que os braços e as outras extremidades ficam imóveis e sem expressão. Os Muppets normalmente são confeccionados com materiais macios como esponjas, por exemplo, que eram recobertas com pano. 

 

 

Os pelos ou cabelos eram confeccionados de nylon ou comumente por plumas de avestruzes. Os olhos eram construídos com bolas de ping-pong, flotadores de pesca ou jogos esféricos chamados de Wacky Stax.  

 

 

Os Muppets podem representar humanos, animais ou objetos antropomórficos, animais reais, robôs, criaturas terrestres, seres mitológicos ou outras criaturas imaginárias não identificadas.  Também são apresentados por manipuladores independentes, que normalmente permanecem "invisíveis", ou seja, ficam escondidos detrás do cenário, fora do quadro capturado pela câmera. Aliás, usar o foco da câmera como um "cenário" foi uma das grandes  inovações dos Muppets. 

 

 

Normalmente o manipulador colocava a marionete por sobre sua cabeça frente ao seu corpo, com uma mão operava a cabeça e a boca e a outra manejava as mãos e braços. Uma conseqüência desta forma de manipulação, era que a maioria dos Muppets se tornavam canhotos, pois o manipulador usava a mão direita para operar a cabeça, enquanto operava os braços com a mão esquerda. 

 

 

Existiam também outros modelos e forma de operá-los. Em alguns Muppets, vários manipuladores controlavam um só personagem. O artista que controlava a boca, normalmente provinha a voz para os personagens. 

 

 

Com a evolução da tecnologia, a equipe de Jim Henson e outros manipuladores passaram a desenvolver uma grande quantidade de meios para operar as marionetes, para o cinema e televisão, incluindo o uso de fios, motores internos, controle remoto e imagens manipuladas por computador. O uso criativo de um misto de técnicas permitiam criar cenas, em que os Muppets aparentavam andar de bicicleta, remar um bote e inclusive dançar em cena. 

 

 

A série foi criada e produzida por Jim Henson e sua equipe, inicialmente produziram o primeiro piloto chamado "The Muppets Valentine Show", que foi apresentado em 30 de janeiro de 1974, nos Estados Unidos pela ABC, tendo como artista convidada a atriz Mia Farrow, produzido por Diana Birkenfield, roteiros de Jerry Juhl e Jerry Ross e direção de Jim Henson.

 

 

 

Depois foi produzido um segundo piloto chamado "The Muppet Show: Sex and Violence", que foi apresentado novamente pela ABC, em 19 de março de 1975, com a frase "Ladies and gentlemen, presenting the end of sex and violence on television" (Senhoras e senhores, apresentamos o fim do sexo e da violência na televisão). 

 

 

Este segundo piloto começou já mostrando alguns quadros conhecidos como "At the dance" e "The Sweedish Chef". Este piloto foi produzido por Jim Henson, com roteiros de Marshall Brickman, Jon Stone, Normas Stiles e do próprio Jim Henson e foi dirigido por Dave Wilson.

 

 

Um terceiro piloto também foi produzido e ficou conhecido como Juliet Prowse, que era a convidada deste piloto e foi produzido entre janeiro e fevereiro de 1976, mas nunca chegou a ser apresentado. Depois ela passou por um remake e se transformou num episódio da série e foi apresentado como 19º episódio, em 16 de janeiro de 1977, pela ITV na Inglaterra. Ao todo a série teve 120 episódios, com duração de aproximadamente 30 minutos cada. 

 

 

É importante lembrar que a apresentação dos episódios são freqüentemente determinadas em ordens variadas, dependendo do exibidor de cada mercado. Na Inglaterra, por exemplo a ITV apresentou segundo uma determinada ordem, já nos Estados Unidos a syndication apresentou em outra ordem e assim por diante, por isso a colocação e datas de um autor para outro parecem errôneas ou no mínimo estranhas.

 

 

A estrela principal do espetáculo era o Kermit the Frog, que no Brasil ficou conhecido como Caco o sapo, e que também apareceu como estrela convidada em Sesame Street (Vila Sésamo). Caco era o apresentador do espetáculo, um personagem feliz e esperto, que tentava manter o controle dos outros personagens do Muppet, apesar de geralmente tudo sair errado.

 

 

Outra função do Caco era de manter o artista convidado calmo, tranqüilo e seguro, apesar de ser muito comum, os artistas errarem o texto ou até brigarem com os personagens, além de terem de aturar a intragável dupla de velhinhos, Statler & Waldorf, que viviam criticando tudo e a todos. 

 

 

Apesar da zorra, o espetáculo descrevia um "vaudeville" ou um musical bem ao estilo de canção e dança, bem variado, assim como também mostravam as artimanhas e as confusões de tudo que acontecia por detrás das câmeras como intrigas, falta de organização, crises de narcisismo, personagens comendo, xingando nos bastidores do espetáculo.

 

 

Para criar o Sapo Caco, Jim Henson se inspirou em um amigo seu chamado Kermit Scott. A fama que o personagem adquiriu na televisão chegou a tal ponto, que segundo conta alguns autores, o apresentador mais famoso da televisão norte-americana, Johnny Carson, chegou a proibir Caco de aparecer em seu programa. 

 

 

A fama já vinha desde o tempo em que o Caco aparecia em Sesame Street (Vila Sésamo), um programa que chegou a ter mais de 4.000 exibições, apresentado em mais de 120 países e visto por mais de 253 milhões de espectadores.

 

Foto - os Muppets parodiante Star Trek

 

The Muppet Show ficou famoso pelo seu estilo ultrajante, roteiros simples, chegando muitas vezes a uma comédia cheia de absurdos, particularmente quando os personagens criavam paródias humorísticas, geralmente de outras séries televisivas. Em cada programa um estrela convidada (um humano) participava juntamente com alguns dos bonecos, contando piadas, dançando ou agüentando algum boneco maluco. 

 

 

Nos Muppets mais recentes, produzidos por volta de 2000, os personagens chegavam a atacar os artistas convidados, além de participarem de videoclipes de algumas bandas. Depois que o programa ficou popular e passou a ter uma boa audiência, muitas celebridades faziam questão de participar com os Muppets. As lista de convidados incluíam Christover Reeve, Johnny Cash, Twiggy, Sandy Duncan, Julie Andrews, Steve Martin, Rich Little, Diana Ross, Ethel Merman, Paul Simon, entre muitos outros.

 

 

 

Uma das características de The Muppet Show era que nenhum artista convidado apareciam duas vezes no show, embora John Denver tenha aparecido em dois deles: John Denver & the Muppets: A Christmas Togethe  e em John Denver & the Muppets: Rocky Mountain Holiday. Um convidado incomum foi Chris Langham, que era um dos roteiristas da série, que entrou no espetáculo porque Richard Pryor não pode gravar. 

 

 

As performances dos bonecos no espetáculo eram comandados ou manipulados por Jim Henson, Frank Oz, Jerry Nelson, Richard Hunt, Dave Goelz, Steve Witmire, Louise Gold, Kathy Mullen, Ern Ozker e John Lovelady. Jerry Jull e Jack Burns eram os encarregados dos roteiros do espetáculo.

 

 

Foto - Rudolf Nureyev

 

No princípio, um dos grandes problemas da série, constituindo um grande desafio para os produtores, era conseguir contatar pessoas famosas para participarem de um show de bonecos. Por sorte isso calhou com o aparecimento do dançarino de balé, Rudolf Nureyev. A publicidade do dançarino participando do programa criou um espetáculo tão incomum, gerando uma publicidade tão positiva, que a série passou a ser procurada, solicitando participação dentro do espetáculo.

 

 

The Muppet Show começou a ser apresentada em 1976, durou 5 temporadas e 120 episódios, permanecendo no ar até 1981, não por falta de audiência, mas por causa do desejo de Jim Henson de levar adiante outros projetos como o "The Muppet Movie", filme realizado em 1979 e o seu primeiro filme de fantasia, "The Dark Crystal" em 1982. No Brasil, a série The Muppet Show foi apresentado pela TV Record, à tarde, mais ou menos numa mesma época e depois passou a ser apresentado por outras emissoras, em diversas épocas diferentes.

 

 

Alguns Muppets se tornaram famosos como Caco o sapo, Urso Fozzie, Miss Piggy, Gonzo, entre tantos outros. Os espetáculos de televisão mais conhecidos que mostram esses personagens são Sesame Street, conhecido no Brasil como Vila Sésamo e o The Muppet Show. A popularidade dos Muppets eram tanta, que chegaram a fazer aparições em filmes como Rock III e entrevistados em programas como Larry King Live.

 

Partes:  01  |  02  |  03  |  04  |  05  |  06  |  07  |  Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net