tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Nacional Kid - National Kid - Parte 2


 

Foto - seriado "Kosoku Esupa" (Esper)

 

Mas, National Kid não conseguiu o sucesso esperado e seis meses depois acabou sendo cancelada, porém a idéia de utilizar o personagem para "merchadising" permaneceu, e alguns anos depois, em 1967 a Toshiba, lançou o seu personagem garoto propaganda, numa série chamada "Kosoku Esupa", também conhecido por nós como Esper. Esta série, ao contrário de National Kid, acabou fazendo um grande sucesso no Japão e em outros países, inclusive no Brasil.

 

 

Até Nagayoshi Akasaka, que foi um diretores e redatores principais da série, ficou surpreso ao saber, através de um jornalista da Globo, da enorme receptividade do espetáculo no Brasil. Segundo diversos autores, a série foi também apresentada pela Rede Globo, TV Rio, Manchete e TV Tupi, em épocas diferentes.

 

 

 

 

National Kid foi a primeira série japonesa a ser transmitida no Brasil com grande sucesso, abrindo caminho para outras produções japonesas do gênero como Jaspion, Changeman, Esper, Ultraman, Sprectremen, entre outros, além dos animes e mais recentemente até os mangás, que viraram uma febre entre a garotada.

 

Foto - Superman (George Reeves)

 

A série tem grande semelhança com "As Aventuras de Superman", lançada na década de 50, protagonizado por George Reeves, semelhança essa admitida até pelos produtores de National Kid. Isso se deve, em grande parte ao processo, pós-guerra, onde os japoneses passaram a não somente imitar tudo que era do ocidente, mas também a sofrer uma grande influência, em especial dos Estados Unidos, e com os  filmes e seriados isso não foi diferente.

 

 

A semelhança já pode ser sentida na narração da abertura da série National Kid, que possui uma entonação e até certas palavras quase que idênticas as de Superman. Mas, as semelhanças não param por ai. 

 

   

 

 

 

Tanto o Superman quanto National Kid usavam identidades secretas, Superman era o repórter Clark Kent e National Kid era o professor Massao Hata; Superman veio de Krypton e National Kid de Andrômeda, entre outras coisas.

 

 

Mas, nem tudo eram meras semelhanças. National Kid também era detentora de grande modernidade e virtuosidade, que o diferenciam do herói hollywoodiano, como por exemplo, National Kid voava de braços abertos, usava duas pistolas que emitiam um estranho raio, usava máscara e capacete e não tinha super-poderes como visão de raio X, ouvidos super-aguçados e outras coisas do gênero. 

 

 

Além disso, ele tinha de suar bastante a camisa para ele acabar com os inimigos, utilizava todos os seus golpes de artes marciais, além de gritos e todos aqueles trejeitos, comuns aos super-heróis nipônicos atuais.

 

 

Outra coisa interessante era a utilização dos "cliffrangers", muito comuns nos filmes classe B, da década de 40 e 50, onde o episódio terminava justamente no momento, em que nosso herói ou algum dos seus amigos, estavam em graves apuros, nesse momento entrava o locutor e dizia: "...conseguirá National Kid chegar a tempo para salvar o fulano de tal, das garras de ciclano de tal". Todos esperavam ansiosamente até o próximo episódio, e torciam para que o nosso herói chegasse a tempo e tudo terminasse bem, o que geralmente acontecia.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net