tvsinopse.

kinghost.net

 







 

tvsinopse@gmail.com

 

 


Confiabilidade


 

 

O homem é o único animal pensante ou pelo menos imaginamos e assim sendo também somos consequentemente o único animal a dizer um monte de asneiras, o que talvez seja uma coisa inevitável, e por outro lado se assim Deus não o quisesse talvez fizesse da nossa boca apenas entrada para os nossos alimentos, como fez com os outros seres vivos, que apenas comem e não dizem bobagens, e quando muito apenas rosnam ou fazem outro barulho somente para atrair a fêmea ou marcar seu território. Mesmo assim, muitos seres humanos acreditam serem portadores de sábias sabedorias através de uma infinidade de livros que leem quase que diariamente, outros fazem palestras para ganhar dinheiro ou usam a boca como forma de ascensão social ou econômica, baseados sempre na premissa de "quem tem boca vai a Roma".

 

 

Já houve um tempo em que falar pelos cotovelos era sinal de falta de educação e até vista por muitos povos com certo desdém, que alertavam tomar cuidado com sujeitos de boa conversa, mas os tempos foram mudando e atualmente quem tem boca não somente vai a Roma, mas viram presidentes e chanceleres, obtém altos cargos empresariais, viram esplêndidos palestrantes a dar conselhos pra tudo quanto é assunto e assim ganhando horrores de dinheiro. Portanto, aquilo que era vista antigamente como uma coisa ruim passou a ser a coisa mais maravilhosa do mundo contemporâneo, uma galinha dos ovos de ouro.

 

 

Desde os tempos imemoriáveis Shakespeare já nos chamava a atenção com "Palavras são palavras e nada mais que palavras", mas evidentemente que ninguém deu a menor bola para o pobre coitado e assim cada vez mais fomos tornando seres com a língua cada vez mais afiada, com direito a todas as respostas possíveis e até inimagináveis. Na época atual, por exemplo, não é muito difícil encontrarmos pessoas capazes, através do seu blá blá blá, explicar o inexplicável, o imponderável ou seja, você sabe que o sujeito está falando uma grande asneira, mas você simplesmente não tem mais argumento para com ele, pois a tudo ele terá uma boa resposta na ponta da língua, mostrando evidentemente a sua inteligência, antes conhecida como safadeza.

 

 

Veja outro exemplo, quando você assiste um político brasileiro dando explicações sobre suas falcatruas na televisão diante de diversos entrevistadores tarimbados. Como uma velha raposa o danado tem respostas para tudo e a tal ponto de num certo momento convencer a todos que ele é que está certo, e mesmo a gente tendo a absoluta certeza que ele é um sem-vergonha, não temos como argumentar com um cara desses, porque ele simplesmente detém o poder de manipular as palavras à sua conveniência. E, assim muita gente que até condena tais atos, também aos poucos acaba aderindo a essa manipulação acostumando usar a palavra pra justificar todos seus atos medonhos, sem perceber no que está se metendo ou fazendo.

 

 

A manipulação da palavra está se tornando no mundo atual uma ferramenta de trabalho pra muita gente, o que pode tornar-se possivelmente uma coisa muito perigosa, pois essa manipulação pode macular muitas das nossas deficiências, fazer com que passemos a justificar todas as nossas falhas, bem como usá-lo como instrumento de nossa ascensão, deixando de lado até o conhecimento e a experiência. Daí talvez a importância de ficarmos sempre alertas para aquilo que estamos falando, se ela condiz realmente com o nosso pensamento ou se não passa de mera manipulação de convencimento de um ponto de vista que muitas vezes pode estar tremendamente errado, já que sempre temos em mente de que é somente os outros que estão errados e nunca nós.

 

 

Muitos também esquecem que a palavra está intimamente ligada ao seu próprio caráter, personalidade e temperamento, enfim ao seu modo de ser. O termo caráter pode ser compreendido como a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios, e também numa definição mais simples se resumem em índole ou firmeza de vontade. Já a personalidade pode ser encarada como o conjunto de características psicológicas que determinam o padrão de pensar, sentir e agir, que está ligada a individualidade pessoal e social de uma pessoa. Temperamento pode ser entendido com um aspecto psicológico especial da personalidade, ou seja, as suas particularidades, ligadas a afetividade, atividade e atenção.

 

 

É claro e evidente que na maioria das vezes falar além da conta ou defender arduamente um ponto de vista é quase que inevitável, então pelo menos nestes momentos se conseguirmos refletir e verificar se isso realmente traduz os nossos pensamentos ou se são somente disputas de nossas vaidades, de explicar o imponderável, apenas pra não ficar por baixo numa discussão, antes de proferi-las, como muitos assim o fazem, inclusive eu naturalmente, pode ser que isso não mude o rumo do mundo, nem a torne melhor, mas quem sabe isso poderá aumentar consideravelmente a nossa Confiabilidade e também daqueles que nos dirigem a palavra. E,chega de tanta baboseiras, fui.

 

 

Texto - Pesquisa - Criação = Osamu Nakagawa

 


 

Retornar

 


2008 - tvsinopse.kinghost.net - Todos os direitos reservados


 

 



 

tvsinopse.

kinghost.net

 







 

tvsinopse@gmail.com