tvsinopse.

kinghost.net

 






 

tvsinopse@gmail.com

 

 


Revolução Fraternal


 

 

Eu cheguei a esse mundo na década de 50, e alguns anos mais tarde, quando comecei a entrar na minha fase dita de adolescente, o país começou a atravessar por momentos tortuosos e turbulentos dentro da história brasileira com a implantação de uma ditadura ferrenha aniquilando as liberdades individuais, sempre em nome da paz e tranqüilidade, segundo os militares.

 

 

 Apesar de ter crescido vendo todos os movimentos revolucionários que foram ocorrendo desde aquela época, em diversas partes do mundo, nunca consegui gostar da figura do revolucionário armado empunhando a sua velha carabina, e quando mais velho vou ficando a minha antipatia fica cada vez maior e às vezes vejo-os de forma intragável, até mesmo à revolução classificada de “não à violência” preconizada pelo famoso hindu, o que provavelmente deixará muitos decepcionados comigo, mas o que há de se fazer.

 

 

Segundo a minha visão, todas essas aclamadas “revoluções” sempre deixaram um rastro de sangue e violência no decurso de sua luta, que a história não explica e procura sempre jogá-la pra debaixo do tapete. Aos vitoriosos a glória e aos perdedores que arquem com todas as culpas, responsabilidades e males causados por ambos os lados.

 

 

Mas, por outro lado eu também tenho a minha paixão pela revolução e por outros tipos de revolucionários, como a de Mário e Oswald de Andrade, entre outros, criando a Semana da Arte Moderna e desta forma institucionalizando o nascimento da arte brasileira; da revolução que Charlie Chaplin fez dentro do cinema, ensinado a todos a linguagem do sentimento e não das palavras; de Caetano e Gil revolucionando a música popular brasileira; das mulheres queimando os seus sutiãs em plena praça pública e ensinando o mundo, que elas não eram apenas simples lavadeiras ou cozinheiras, entre outras centenas de revoluções admiráveis.

 

 

Em vista disso, talvez fosse interessante a criação de uma Revolução Fraternal a começar a qualquer momento, sem hora e data prevista, sem nenhum cerimonial, nem pompas e circunstâncias, sem taças de champanhe ou tiros de rojão. Que surja na calada da noite, em algum ponto do planeta, no momento em que uma inocente união entre uma criança, um jovem e um velho aconteça, levantando a bandeira fraternal dando início assim a essa grande revolução, que não terá dia e nem hora para terminar.

 

 

A sua bandeira, bem que poderia ser totalmente amarela significando atenção e com apenas um pequeno pontinho escuro bem ao seu centro, indicando apenas o seu nascimento, mas apenas um para nunca sabermos o seu termino, sendo ela uma essência volátil, a ser conquistada a cada momento incansavelmente até o final dos tempos.

 

 

O seu lema naturalmente seria “Fraternité”, mas não aquela diretamente ligada com a Revolução Francesa, “Líberté, Égalité, Faternité”, se assim for possível naturalmente, porém somente “Fraternité”, pois a igualdade e a liberdade já são duas coisas que de uma certa maneira, o ser humano já aprendeu a lutar por elas, talvez ainda não conquistado em sua totalidade, mas já está a caminho. O único que ainda não saiu do papel foi “Fraternité” ou Fraternidade, que apesar de co-relacionada diretamente a igualdade e liberdade, ainda é uma palavra estranha a muitas pessoas, inclusive a mim.

 

 

 Fraternidade é uma palavra, que diferentemente de Saudade, que dizem só existir no Brasil, é um sentimento compartilhado por todos em diferentes cantos do planeta. Sentir saudades não é um privilégio brasileiro, a palavra pode não existir em outras línguas, mas o sentimento está presente em todos, esteja onde ele estiver.

 

 

No entanto, com a palavra Fraternidade acontece o contrário, ela existe em todas as línguas, mas poucos são os que conseguem compreender corretamente o que realmente ela significa. Todos os dicionários do mundo inteiro trazem em seu verbete a palavra Fraternidade, que é um conceito filosófico profundamente ligado às idéias de liberdade e igualdade. Ela também é expressa no primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos do Homem e identifica a dignidade de todos os homens, considerando-o como iguais e assegurando-lhes plenos direitos sócio-políticos e individual.

 

 

Fraternidade tem como sinônimo afeto, amizade, amor, apego, gentileza, benevolência, simpatia e ternura, enfim uma série de palavras de fácil compreensão, porém de difícil colocação na vida real, pois ficam mais no campo da teoria do que da prática. Tem a ver com a paz, harmonia, concórdia, em esquecer as velhas divergências e aliar-se unindo esforços para um bem comum, comungando a formar as mesmas idéias, trilhando junto um mesmo caminho, e lutando com objetivos voltados sempre para bem estar de todos.

 

 

Também a palavra é muito confundida com Caridade, que está mais ligada a um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa, e com Solidariedade, que diz respeito à dependência mútua entre os homens, de se auxiliarem mutuamente. Naturalmente que tanto a Caridade quanto à Solidariedade também tem laços significativos com a Fraternidade, e todas de vital importância ao homem.

 

 

Segundo alguns autores, o mundo evoluiu muito pouco em direção a Fraternidade e suas idéias permanecem ainda somente no papel, apenas como um conceito. A maioria de nós, muito pouco dela sabemos em seu sentido mais amplo e as pessoas que tem consciência de sua necessidade e importância, ainda permanecem tímidos, guardando somente para si essa grande e preciosa informação de que tanto necessitamos. Já está na hora dessas pessoas mostrarem a sua cara e o seu valor ensinando-nos o seu verdadeiro sentido.

 

 

Sonho também que, se esta Revolução que estamos falando vier mesmo a acontecer, de que ela não tenha uma data específica a ser comemorada, pois se assim o fizermos logo ela perderá o seu sentido, tornar-se-á mais um feriado comercial e logo aparecerão os objetos fraternidade e toda uma gama de quinquilharias pra tudo quanto é lado. Na televisão, as senhoras bem intencionadas surgirão com as suas deliciosas receitas para a pizza da fraternidade e seus derivados, assim como nos carros logo surgirão as etiquetas do tipo “I Love Fraternity” ou sei lá o quê, e assim por diante, que nada significam.

 

 

Segundo minhas expectativas e ainda sem a total falta de noção do que eu esteja realmente falando, esta deve ser uma das revoluções que ainda falta por acontecer e quem vai jogar a primeira pedra ou plantar a semente que germinará tudo isso, também não sei e isso com toda certeza não virá de nenhum idiota como eu, portanto, acordai senhores pensadores:

 

"Poetas, seresteiros, namorados, correi

É chegada a hora de escrever e cantar

Talvez as derradeiras noites de luar

Momento histórico, simples resultado do desenvolvimento da ciência viva

Afirmação do homem normal, gradativa sobre o universo natural

Sei lá que mais

Ah, sim! Os místicos também profetizando em tudo o fim do mundo

E em tudo o início dos tempos do além

Em cada consciência, em todos os confins

Da nova guerra ouvem-se os clarins

Guerra diferente das tradicionais, guerra de astronautas nos espaços siderais

E tudo isso em meio às discussões, muitos palpites, mil opiniões

Um fato só já existe que ninguém pode negar, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, já!

E lá se foi o homem conquistar os mundos lá se foi

Lá se foi buscando a esperança que aqui já se foi

Nos jornais, manchetes, sensação, reportagens, fotos, conclusão:

A lua foi alcançada afinal, muito bem, confesso que estou contente também

A mim me resta disso tudo uma tristeza só

Talvez não tenha mais luar pra clarear minha canção

O que será do verso sem luar?

O que será do mar, da flor, do violão?

Tenho pensado tanto, mas nem sei

Poetas, seresteiros, namorados, correi

É chegada a hora de escrever e cantar

Talvez as derradeiras noites de luar"

 

... Assim diz uma canção.

 

 

Poeta Gilberto Gil

Canta Elis Regina

 

 

Vídeo

 

 

 

Texto - Pesquisa - Criação = Osamu Nakagawa


 

Retornar

 


2008 - tvsinopse.kinghost.net - Todos os direitos reservados


 


 

tvsinopse.

kinghost.net

 






 

tvsinopse@gmail.com