tvsinopse.

kinghost.net

 







 

tvsinopse@gmail.com

 

 


Nossa Praça da Alegria - Parte 1


 

Foto - Walter D´Avila e Manoel da Nóbrega

 

Ao ver os modernos televisores de hoje em dia, onde tudo se pode ver até em 3D, lembro-me de como era difícil ver o aparelho naqueles longínquos anos 50, onde a chiadeira, os chuviscos e a péssima imagem tomavam conta da nossa pequena tela.

 

 

A coisa era tão brava que os aparelhos vinham até com dois botões a mais de controle, que não existem mais nos tempos atuais, que eram o horizontal e a vertical, por que ora a imagem ficava totalmente na vertical, ora na horizontal e não parava de correr. Era a hora de subir no telhado e dar uma ligeira viradinha na antena.

 

 

Caso não resolvesse o jeito era apelar para o famoso "tapinha" em cima e nos lados do aparelho para ver se ela tomava juízo. Se tudo isso desse certo podíamos ver o programa, caso contrário o jeito era dispensar todos os convidados, que sempre lá estavam e ir para cama mais cedo.

 

 

Assim era o tempo da famosa TV Paulista, canal 5, em São Paulo, que mais tarde foi comprada e virou a TV Globo, que pouco tempo depois a transformou na referencia do padrão de qualidade. Quem imaginaria uma coisa dessas heim?

 

 

Depois de todos os ajustes era só esperar o meu amigo Arturzinho, que estudava comigo e também morava perto de casa, chamar-me para assistir aos programas, mesmo porque televisão ainda não tinha e ele era um dos poucos amigos a ter TV em sua casa e no bairro.

 

 

Um dos programas que eu adorava assistir nessa época era a "Praça da Alegria" comandada pelo simpático Manoel da Nóbrega, que sentado num banco de uma pracinha recepcionava os diversos personagens que por lá passavam. Isso representava uma diversão garantida e risos de montão.

 

 

Mas pra falar da “Praça da Alegria” precisamos antes voltar um pouco no tempo e lembrarmos de Manoel da Nóbrega, que nasceu como Manoel Soares da Nóbrega, em Niterói, Rio de Janeiro, no ano de 1913 e ainda jovem, quando estudava Economia resolveu iniciar suas atividades na rádio em 1931, quando ainda morava no Rio de Janeiro.

 

 

Assim Manoel da Nóbrega permaneceu até a década de 40, quando resolveu transferir-se para São Paulo para continuar seu trabalho na rádio, onde fez diversas participações na rádio Cultura, Nacional, Tupi e Piratininga e finalmente chegou a televisão nos anos 50.

 

 

Nos tempos de rádio e da televisão criou programas humorísticos que ficaram muito famosos como a “Cadeira do Barbeiro”, o “Programa Manoel da Nóbrega” e a “Praça da Alegria”, que teve seu início nos anos 50, na TV Paulista e que fez dele um dos humoristas mais importantes de todos os tempos, além de revelar diversos talentos.

 

 


 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   06   |   Outros

 


2008 - tvsinopse.kinghost.net - Todos os direitos reservados


 



 

tvsinopse.

kinghost.net

 







 

tvsinopse@gmail.com