tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Planet of the Apes - Planeta dos Macacos - Parte 1


 

 

Planeta dos Macacos ou Planet of the Apes foi uma série norte-americana de ficção, ação e aventura, baseado num longa-metragem de mesmo nome, criado em 1968 e aproveitando estruturalmente a mesma história contada no filme, com algumas modificações.

 

Foto - Pierre Boulle

 

O filme Planet of the Apes é um épico da ficção científica baseado vagamente no livro “La Planète dês Singes”, escrito por Pierre Boulle, produzido por Mort Abrahams e Arthur P. Jacobs e direção de Franklin J. Schaffner.

 

Foto - Rod Serling

 

O roteiro original foi escrito por Rod Serling no final dos anos 60, que foi rejeitada para uma série de televisão por vários aspectos, sendo que o principal deles era o alto custo que ela acarretaria com criação de cenários e efeitos especiais. Assim mesmo Rod Serling reescreveu o roteiro por diversas vezes, como uma forma de reduzir os custos.

 

 

Finalmente a partir da metade dos anos 60, as produções começaram, porém desta vez para um filme, contendo muitas alterações em seu roteiro, tais como modificações nos nomes dos personagens e mostrando uma sociedade mais primitiva ao invés de edifícios futurísticos e tecnologia avançada.

 

 

O filme contou também com a incrível maquiagem desenvolvida pelo artista John Chambers, que lhe conferiu vários prêmios importantes. O elenco contou com grandes nomes como de Charlton Heston, Roddy McDowall, Kim Hunter, Maurice Evans, James Whitmore e Linda Harrison, entre outros.

 

 

O filme foi um grande sucesso de bilheteria e gerou mais quatro seqüências: “Beneath the Planet of the Apes” (1970); “Escape from the Planet of the Apes” (1971); “Conquest of the Planet of the Apes” (1972) e “Battle for the Planet of the Apes”, em 1973.

 

 

Um ano depois do quarto filme, ela teve duas adaptações para a televisão. Uma série em live-action denominada “Planet of the Apes” e a outra um desenho animado chamado “Return to the Planet of the Apes” que foi apresentada em 1975. Em 2001, surgiu um novo filme, uma versão mais moderna do primeiro espetáculo de 1968, utilizando o mesmo nome.

 

 

A Marvel Comics também produziu adaptações completas em quadrinhos de todos os filmes, uma série de histórias originais do universo do Planeta dos Macacos, incluindo “Terror on the Planet of the Apes”, “Future Hystory Chronicles” e outros. A Malibu Comics também chegou a produzir diversos títulos sobre o Planeta dos Macacos.

 

Foto - cenas de Planet of the Apes

 

O filme “Planet of the Apes” é considerado como um dos melhores filmes de 1968 e em 2008 foi selecionado pela Empire Magazine para Os 500 Melhores Filmes de Todos os Tempos. Em 2001, o filme “Planet of the Apes” (1968) também foi selecionado para preservação na United States National Film Registry pela Biblioteca do Congresso como sendo “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativas”.

 

 

Na década de 70, foi apresentado um seriado de televisão narrando uma história centrada em dois astronautas numa viagem de retorno de uma missão e que acidentalmente acabam caindo num planeta dominado pelos símios e onde a raça humana é considerada uma subespécie, servindo apenas para realizar algum tipo de trabalho para eles.

 

 

Com o passar do tempo vão descobrindo que essa terra estranha, nada mais é do que o planeta Terra, num futuro muito distante. No espetáculo os dois astronautas tentam sobreviver a cada episódio, em fuga da perseguição dos símios, assim como também encontrando em alguns deles a camaradagem, compreensão e até se tornando amigos de alguns deles. 

 

 

O seriado contou também com a participação de Roddy McDowall interpretando o macaco Galeno que se torna amigo dos dois astronautas, bem como a participação de estrelas convidadas como Mark Leonard interpretando o gorila general Urko e Booth Colman como Conselheiro Zaius.

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   06   |   07   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net