tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Plantão Médico - ER - Parte 1


 

 

Plantão Médico ou ER foi uma série dramática criada por Michael Chichton, produzida pela divisão de TV da Warner Bros e pela Amblin Television de Steven Spielberg, que trata acerca da vida e da morte numa sala de emergência do hospital County General de Chicago, Illinois e também mostra a complexa vida dos pessoal médico que trabalham nela. ER, nome original da série, vem de Emergency Room (Sala de Emêrgência). 

 

 

O espetáculo foi apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede NBC entre 19 de setembro de 1994 a 2 de abril de 2009, num total de 331 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada, em 15 temporadas.

 

 

Vários produtores tem participado desde o seu início como Michael Crichton e John Well e também outros nomes como Steven Spielberg (temporada 1), Lydia Woodward (temporada 3-7), Carol Flint (temporada 5-6), Neal Baer (temporada 7), entre outros.

 

 

A série é ganhadora do prêmio George Foster Peabody Award em 1965, além de ter sido indicada por 123 vezes ao Prêmio Emmy, sendo considerada portanto, a série de maior número de indicações da história do prêmio, e foi vencedora por 22 vezes, entre 1995 ate 2005, com exceção ao ano de 2004.

 

 

Ganhou também o People´s Choire Award como série dramática favorita entre os anos de 1995 a 2002, além outros prêmios como Golden Globe, entre outros. A série, popular até hoje (2006), apesar de nenhum dos atores iniciais continuar no elenco e também já se tornou uma das séries mais longas e lucrativas na história da televisão norte-americana.

 

 

O episódio piloto da série foi escrita pelo romancista e ex-médico Michael Crichton na década de 70, e o projeto inicial de tornar um filme estava ao cargo do famoso diretor Steven Spielberg, que deixou o projeto pois interessou mais numa outra idéia de Crichton que falava da volta dos dinossauros e que acabou se tornando o sucesso Jurassic Park. 

 

 

A música tema da série foi composta pelo famoso compositor de trilhas sonoras para filmes James Newton Howard, mas após a 12ª temporada, foi substituída por uma versão mais reduzida, sem os crédito e sem a música tema, para dar mais tempo de história, segundo informações do produtor executivo da série David Zabel.

 

 

Vários atores famosos fizeram participações na série, incluindo Rebecca De Mornay (1999), Ed Asner (2003), Rosemary Clooney (1995), Alan Alda (2000), Don Cheadle (2003), Bob Newhart (2004), Sally Field, Ray Liotta, entre outros. Plantão Médico também fez conexões com outras séries como Third Watch e por extensão com Medical Investigation. 

 

 

Embora não estabeleçam relações diretas com outras séries, existem outras "conexões" bastante interessantes como com a primeira temporada de Friends, quando George Clooney e Noah Wyle fizeram uma pequena participação, porém, é claro, não usando os mesmos nomes usadas em Plantão Médico.

 

 

Membros da série CSI: Crime Scene Investigation também apareceram na série como Jorja Fox, George Eads e Marg Helgenberger. A atriz Khandi Alexander de CSI: Miami também participou de diversos capítulos de Plantão Médico como convidada especial. 

 

 

A série é um grande sucesso em diversos países. No Brasil foi exibida pelo canal a cabo Warner Channel e também no Canal Sony. Na televisão aberta foi transmitida pela Rede Globo e também pelo SBT, com dublagens do estúdio Herbert Richers.

 

 

Michael Chichton nasceu como John Michael Crichton no dia 23 de outubro de 1942, em Chicago, Illinois, Estados Unidos, filho do jornalista John Henderson Crichton e de Miller Zula Chrichton e foi criado em Long Island, Nova Iorque, juntamente com suas duas irmãs e um irmão mais novo.

 

 

Desde criança Michael já demonstrava um grande interesse pela escrita e aos 14 anos de idade publicou sua primeira coluna relacionada com viagem no jornal The New York Times. Foi estudar na Harvard College com a intenção de ser um escritor.

 

 

Durante a época escolar passou a estudar para graduar-se em literatura, mas acabou plagiando um trabalho de George Orwell, juntamente com outros problemas de nota em outras matérias acabou se graduando em antropologia biológica, obtendo seu diploma de bacharelado em 1964.

 

 

Teve seu primeiro trabalho publicado em 1966, com a obra “Odds On” usando pseudônimo de John Lange. Depois vieram outras obras e não parou mais de escrever, utilizando inclusive vários pseudônimos como Jeffery Hudson e Michael Douglas, até finalmente resolveu assumir seu verdadeiro nome como escritor. Também atuou como roteirista, produtor e dirigiu vários filmes, episódios de televisão e discursos memoráveis sobre vários assuntos.

 

 

Apesar de vários livros ele provavelmente sempre será lembrado por aquelas obras que acabaram sendo adaptados para o cinema e televisão, ou seja, por “Jurassic Park” (cinema) e "ER" (televisão). Michael Crichton lutou às escondidas do público contra um câncer na garganta, que foi diagnosticada no início de 2008. Quando ele morreu, no dia 4 de novembro de 2008, ele ainda estava fazendo o tratamento de quimioterapia.

 

 

Obras adaptadas para o cinema e televisão

The Andrômeda Strain – 1972

Dealing: Or the Berkeley to Boston-Forty-Brick Lost-Bag Blues – 1972

The Carey Treatment (A Case of Need) – 1972

The Terminal Man – 1974

The First Great Train Robbery – 1979

Beyond Westworld – 1980 - (Televisão)

Jurassic Park – 1993

Rising Sun – 1993

ER – 1994-2009 - (Televisão)

Disclosure – 1994

Congo – 1995

The Lost Word: Jurassic Park – 1997

Sphere – 1998

The 13th Warrior (Eaters of the Dead) – 1999

Timeline – 2003

The Andromeda Strain (TV miniseries) – 2008

 

Elenco

 

Anthony Edwards - (Mark Green)

 

George Clooney - (Doug Ross)

 

Sherry Stringfield - (Susan Lewis)

 

Eriq La Salle - (Peter Benton)

 

Noah Wyle - (John Carter)

 

Julianna Margulies - (Carol Hathaway)

 

Laura Innes - (Dr. Kerry Weaver)

 

Alex Kingston - (Dr. Elizabeth Corday)

 

Paul McCrane - (Dr. Robert Romano)

 

Kellie Martin - (Lucy Knight)

 

Erik Palladino - (Dr. Dave Malucci)

 

Goran Visnjic - (Dr. Luka Kovak)

 

Ming-Na Wen - (Deb Chen)

 

Maura Tierney - (Abby Lockhart)

 

Michael Michele - (Dr. Cleo Finch)

 

Sharif Atkins - (Michael Gallant)

 

Mekhi Phifer - (Dr. Gregory Pratt)

 

Gloria Reuben - (Jeanie Boulet)

 

Maria Bello - (Dr. Anna Del Amico)

 

Alan Alda (Dr. Gabriel Lawrence)

 

Parminder K. Nagra - (Neela Ragostra)

CCH Pounder - (Dr. Angela Hicks)

William H. Macy - (Dr. David Morganstern)

Michael Ironside - (Dr. William Swift)

John Aylward - (Dr. David Anspaugh)

Abraham Benrubi - (Markovic)

Christine Harnos - (Jennifer Greene)

Rick Rossovich - (Dr. John Taglieri)

John Terry - (Dr. Div Cvetic)

Yvette Freeman - (Nurse Haleh Adams)

Vanessa Marquez - (Nurse Wendy Goldman)

Kathleen Wilhoite - (Chloe Lewis)

Glenn Plummer - (Timmy)

Deezer D - (Nurse McGrath)

Emily Wagner - (Doris Pickman)

Lily Mariye - (Nurse Jarvik)

Laura Ceron - (Nurse Chuny Marquez)

Christine Elise - (Harper Tracy)

Ron Eldard - (Ray "Shep" Shepherd)

Lynn A. Henderson - (Pamela Olbes)

Glenn Headley - (Dr. Abby Keaton)

Omar Epps - (Dr. Dennis Grant)

Lisa Nicole Carson - (Carla Reese)

Mariska Hargitay - (Cynthia Hopper)

Jorja Fox - (Dr. Maggie Doyle)

Linda Cardellini - (Nurse Samantha Taggart)

Shane West - (Dr. Ray Barnett)

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net