tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Popeye - Parte 1


 

 

Popeye é um conhecido personagem de um desenho animado, um marinheiro magricela que carrega sempre em sua boca um cachimbo e possuidor de braços e as pernas bastante desenvolvidas. Ele também tem a tatuagem de uma âncora em seus braços musculosos e usa um traje próprio dos marinheiros.

 

 

Na maioria das vezes Popeye aparece protegendo a sua namorada Olívia Palito das garras e tentações do seu inimigo Brutus, um sujeito enorme, muito forte e muito mal encarado. Geralmente a disputa ou discussão acaba numa tremenda pancadaria, com um começo normalmente Brutus levando grande vantagem sobre Popeye.

 

 

Quando Popeye já está quase a entregar os pontos a Brutus, ele acaba tirando uma lata de espinafre e ingerindo rapidamente adquirindo uma força extraordinária e assim dá uma bela de uma surra em Brutus, conquistando novamente a amada, que fica toda orgulhosa de um namorado tão forte e corajoso.

 

 

O personagem Popeye e sua turma foram criados por um jovem cartunista chamado Elzie Crisler Segar quando começou a desenvolver uma história em quadrinhos para a King Features Syndicate, que passou a publicar as suas tiras no New York Journal, a partir do dia 19 de dezembro de 1919, mas nessa época o personagem Popeye ainda não estava presente.

 

 

As tiras de Segar eram denominadas de “Thimble Treatre” e os primeiros personagens eram a Olívia Palito e seu namorado Harold Ham Gravy, narrando várias histórias num estilo teatralizado. Depois a tira passou a ter um caráter de uma comédia-aventura envolvendo Olívia Palito, o seu namorado Harold e o irmão de Olívia chamado Castor, assim como freqüentemente Nana e Cole Palito, os pais de Olívia, também fazendo aparições.

 

 

Popeye apareceu pela primeira dentro das tiras de “Thimble Theatre” no dia 17 de janeiro de 1929, como um personagem secundário e aos poucos começou a se tornar popular entre os leitores e assim foi conquistando cada vez mais espaço dentro das histórias em quadrinhos.

 

 

No início Olívia Palito não se impressionava tanto assim com Popeye, mas com o decorrer do tempo Olívia foi preferindo namorar Popeye e assim Ham Gray começou a perder espaço e desaparecendo gradativamente, até sumir por completo.

 

 

O sucesso de Popeye era tanto que até as tiras passaram a ser denominadas de “Thimble Treatre: Starring Popeye the Sailor”. Curiosamente nas primeiras tiras dos jornais de 1929, Popeye tinha como fonte de sua tremenda força através da Galinha Whiffle, uma figura lendária, mágica, que fornecia força indefinidamente e invulnerabilidade para quem esfregasse suas penas.

 

 

Somente mais tarde, em 1933, quando o personagem Popeye começou a aparecer nos desenhos animados da Fleischer Studios é que o nosso marinheiro começou a usar a lata de espinafre nos momentos em que se encontrava em perigo ou desvantagem e aí ele ficava com a tremenda força temporariamente.

 

 

Alguns autores contam que a troca da galinha pelo espinafre foi uma espécie de um “merchandising” da época, um acordo com uma fábrica de espinafre enlatado para aumentar as vendas do produto. Verdade ou mentira, o certo é que o espinafre fez tanto sucesso que acabou se popularizando inclusive nas histórias em quadrinhos e a Galinha acabou desaparecendo.

 

 

Assim mesmo, a Galinha ainda retornaria num desenho para a televisão produzida pela King Features Syndicate na década de 60, na forma agora de um pássaro mágico chamado “The Whiffle Bird”, que concedia três pedidos a qualquer pessoa que manipulasse suas penas.

 

 

Também reapareceu da forma original numa história em quadrinhos publicada em 1999, denominada de “O Casamento de Popeye e Olívia”, onde além da força do espinafre, Popeye encontrava seu poder através da Galinha.

 

Partes:  01  |  02  |  03  |  04  |  05  |  06  |  07  |  08  |  09  |  10  |  Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net