tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Popeye - Parte 10


 

 

Popeye também apareceu em “TV Comic”, onde se tornou a capa de chamada de 1960, com histórias escritas e desenhadas por Henderson Chick e publicadas pela New of the World. Em 1989 uma série especial de livros em quadrinhos forma incluídas dentro das caixas de Aveia Quaker, assim como em seus comerciais.

 

 

Em 1999, para comemoração dos 70 anos de Popeye, um one-shot em quadrinhos foi escrito por Peter David e lançado pela Ocean Comics, intitulado “The Wedding of Popeye and Olive Oyl”, reunindo um grande número de elenco dos quadrinhos e da curta-metragens e onde Popeye e Olívia finalmente se casavam, mas o matrimônio não foi refletido nos outros meios de comunicação.

 

 

Popeye também foi adaptado para a transmissão radiofônica em três redes diferentes por dois patrocinadores entre 1935 a 1938. A primeira foi transmitida pela NBC Red Network, entre 10 de setembro de 1935 a 28 de março de 1936, num total de 87 episódios.

 

 

Depois foi transmitida pela WABC entre 31 de agosto de 1936 a 26 de fevereiro de 1937, totalizando 78 episódios e finalmente a terceira pela CBS entre 2 de maio a 29 de julho de 1938. Das três séries, apenas uns 20 episódios de um total de 204 são conhecidas.

 

 

Na década de 80 Popeye chegou ao cinema num filme em live-action, uma comédia musical que recebeu a direção de Robert Altman, baseados nas tiras do cartunista E.C. Segar, utilizando seus personagens como Popeye, Olívia Palito e Brutus. O roteiro ficou a cargo de Julys Feiffer e produzido por Robert Evans.

 

 

O filme recebeu as interpretações de Robin Williams estreando um longa-metragem como Popeye; Shelley Duvall como Olívia Palito; Ray Walston como Vovô Popeye e Paul L. Smith como Brutus, nos papéis principais, entre outros.

 

 

O espetáculo chegou aos cinemas dos Estados Unidos em 12 de dezembro de 1980 e faturou cerca de 50 milhões de dólares nas bilheterias americanas, mais que o dobro investido no filme e recebeu críticas, algumas favoráveis e outros contras.

 

 

A história narrava as aventuras de Popeye chegando num pequeno barco numa pequena comunidade litorânea de Sweethave, procurando pelo paradeiro de seu pai, o Vovô Popeye, que sua mãe, já falecida, dizia estar morando neste lugar.

 

 

Ele aluga um quarto e fica conhecendo e se apaixonando pela filha do dono da hospedaria chamada de Olívia, que não se conformava de ter sido comprometida pelos seus pais para o casamento com um certo Capitão Brutus, um sujeito de caráter deplorável.

 

 

Pouco tempo depois, Popeye se defronta com o Capitão Brutus, pois Olívia havia encontrado um bêbe deixado num cesto, que recebeu o nome de Gugu. Para cuidar da criança, Olívia resolve largar Brutus e ficar com Popeye e Gugu e assim tem início toda a confusão envolvendo Popeye, Olívia, Gugu, o devorador de hambúrguer Dudu e o valentão Brutus, entre outros.

 

 

 

O personagem do Popeye também foi explorado em jogos de vídeo como o arcade game pela Nintendo projetado por designer Shigeru Miyamoto; o Game & Watch Popeye de 1981 e Popeye: Volume of the Malicious Witch Seahag pela Super Farmicom, em 1994, e também nesse mesmo ano, um pinball chamado Popeye Saves the Earth foi lançado pela Midway, entre outros games.

 

 

Elzie Cisler Segar nasceu no dia 8 de dezembro de 1894, em Chester, Illinois, Estados Unidos, numa pequena cidade perto do Rio Mississipi e iniciou ajudando seu pai pintando casas e pendurando papéis de parede nas residências.

 

 

 

Desde criança tinha grande habilidade musical e se tornou um bom baterista e sonhava em acompanhar filmes e peças de vaudeville nos teatros locais, onde mais tarde conseguiu arranjar um emprego de projetista de filme.

 

 

Aos 18 anos de idade resolveu ser cartunista e assim se inscreveu num curso por correspondência onde começou a entender a arte do desenho. Segar mudou-se depois para Chicago e conseguiu se encontrar com Richard F. Outcault, o famoso criador do personagem “The Yellow Kid” e “Buster Brown”.

 

 

Através dele conseguiu um emprego no jornal Chicago Herald e em 12 de março de 1916, conseguiu que o jornal publicasse seu primeiro quadrinho denominado “Charlie Chaplin´s Comedy Capers” que permaneceu por pouco mais de um ano. Em 1918, mudou para William Randolph Hearst´s Chicago Evening American, onde criou “Looping the Loop”. Neste mesmo ano casou com Myrtle Johnson com quem teve dois filhos.

 

 

Depois mudou para Nova Iorque e começou a trabalhar para King Features Syndicate onde passou a desenhar as tiras para “Thimble Theatre” para o jornal New York Journal, com estréia em 19 de dezembro de 1919, mostrando os personagens Olívia Palito, Castor Palito e Horace Hamgravy, que foi depois abreviado para simplesmente “Ham Gravy”.

 

 

Essas tiras duraram quase uma década e em janeiro de 1929, surgiu pela primeira vez um personagem secundário chamado Popeye, que aos poucos começou roubar a cena e acabou se transformando na estrela principal das tiras.

 

 

Segar sofria de leucemia e doença hepática, que o levou à morte no dia 13 de outubro de 1938, com apenas 43 anos de idade. Depois de sua morte, o seu assistente Bud Sagendorf continuou a tira por dois anos.

 

 

Em 1971, a National Cartoonists Society criou o prêmio Elzie Segar em sua homenagem e entre os recebedores deste honroso prêmio estão Charles Schulz, Bil Keane, Al Capp, Bill Gallo e Mort Walker. O prêmio foi encerrado em 1999. Muitas outras homenagens são prestadas a Elzie Segar pela sua contribuição ao mundo do cartoon, até os dias atuais.

 

Música Tema

 

 

Principais Fontes Bibliográficas

 

http://www.tvguide.com/tvshow/popeye/203837

http://www.tv.com/The-Adventures-Of-Popeye/show/19143/summary.html

http://tvparty.com/lostpopeye.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Popeye

http://pt.wikipedia.org/wiki/Popeye

http://www.popeye.com/

http://www.imdb.com/title/tt0081353/

http://www.kingfeatures.com/features/comics/popeye/about.htm

http://www.toonopedia.com/popeye.htm

http://www.popeyethesailor.com/

http://www.retrojunk.com/detail_tvshows/1440/the-all-new-popeye-hour/

 

Partes:  01  |  02  |  03  |  04  |  05  |  06  |  07  |  08  |  09  |  10  |  Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net