tvsinopse.

kinghost.net

 







 


Robô Gigante - Johnny Sokko and his Flying Robot - Parte 1


 

 

O desenho animado Robô Gigante teve seu início em 1966 quando o cartunista Mitsuteru Yokoyama criou um mangá chamado Giant Robo (pronunciado pelos japoneses como Jyianto Robô). Ele também foi o criador de outro famoso manga/anime chamada Tetsujin (Gigantor). 

 

 

 

Essas duas criações  compartilham de muitas semelhanças, pois ambos eram robôs manejados por garotos prodígios, podiam voar e seus desenhos foram inspirados em guerreiros antigos. Tetsujin tinha as formas mais parecidas com um guerreiro troiano ou um gladiador romano, já o Robot Giant tinhas as características de uma esfinge egípcia. 

 

 

Em 1967 a produtora Toei Company foi encarregada de introduzir o personagem de Yokoyama na televisão e assim nascia a tokusatsu TV series chamado originalmente de Giant Robo (Japão), que nos Estados Unidos foi batizado de Johnny Sokko and his Flying Robot. 

 

 

Ele podia voar, lançar raios de seus olhos, mas a sua arma preferida eram os mísseis que saiam disparados de seus dedos. Esta série televisiva foi apresentado pela TV Asahi, no Japão, de 11 de outubro de 1967 até 1 de abril de 1968, num total de 26 episódios.

 

 

Mitsuteru Yokoyama nasceu no dia 18 de junho de 1934 e é considerado como um dos grandes pioneiros do mangá, ao lado de Osamu Tezuka e Shotaro Ishinomori. Ele começou com alguns gêneros em quadrinhos e sua influência se estende até os dias atuais.

 

 

Entre suas obras incluem “Tetsujin 29-go”, que ficou bastante conhecido no Brasil como Homem de Aço e “Gigantor”, nos Estados Unidos, Akakage, Babel II, Sally a Bruxa, Princesa Cometa, entre outros. 

 

 

Mas, uma das obras mais importantes de Yokoyama é uma publicação em sessenta volumes conhecida como “Crônica dos Três Reinos” (Sangokushi), uma adaptação do clássico da literatura chinesa chamada “Romance dos Três Reinos”, que foram publicadas entre 1971 a 1986, na revista Comic tom, da Ushio Editora.

 

 

Mitsuteru Yokoyama morreu devido a um incêndio em sua casa em Tóquio. Ele foi encontrado inconsciente, com graves queimaduras e levado às pressas ao um hospital, vindo a falecer dezesseis horas depois, no dia 15 de abril de 2004, aos 69 anos de idade. 

 

 

Como era um fumante inveterado, o inquérito indicou que a possível causa do incêndio tenha sido causado por um cigarro aceso enquanto estava adormecido.

 

 

 

Muitos fãs mais jovens, na verdade nunca viram a série, mas conhecem o Robô Gigante no filme "Voyage  Into Space", contendo os quatro dos melhores episódios (inclusive a grande final). Em 1995 a Orion Home Video liberou esses quatro volumes de episódios para vídeos caseiros (dois episódios em cada vídeo).

 

 

Nos anos 90, entre 2 de julho de 1992 até 25 de janeiro de 1998, uma nova série animada contendo 7 episódios foi produzida no Japão, pela Mu Film Company, com direção de Yasuhiro Imagawa, baseado no original manga "Giant Robo", denominada Giant Robo: The Animation.

 

 

 Nesta nova versão o jovem garoto que controla o Robô Gigante chama-se Daisaku e se envolve com agencia de espiões chamada The Experts of Justice (Os Peritos da Justiça). Esta série foi liberada para vídeo caseiros para os Estados Unidos, pela Manga Enterprises em 1995.

 

 

Em 17 de maio de 2005 mais três vídeos de 30 minutos cada, um spin-off chamada The Giant Robo OVA, todos eles protagonizadas pelo agente secreto GinRei, foram oficialmente lançados em DVD pela Media Blasters Studio.. São eles: Barefoot GinRei (1994), Steel-Armed GinRei (1995) e GinRei with Blue Eyes (1995). 

 

 

Elenco - Original

 

Mitsunobu Kaneko como Johnny Sokko / Agente U7

 

Akio Ito como Agente U3 / Jerry Manno

 

Toshiyuki Tsuechiyama como Robô Gigante

 

Shouzaburou Date como Chefe Azuma / Agente U1

 

Tadayo Sato como Imperador Guilhotine

 

Matsaburo Tanba como Spider

Yumiko Katayama como Mariko Nishino / Agente U5

Yumi Kuwabara como Marie Hanamura / Agente U6

 

Partes:  01   |   02   |   03   |   04   |   05   |   06   |   07   |   Index

 

 


 



 

tvsinopse.

kinghost.net